União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)
ESTE POST JÁ TEM ANOS DE EXISTÊNCIA, E PELA IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, DECIDI ATUALIZÁ-LO CONTINUAMENTE:
Muitas das dúvidas relacionadas à Europa, no que se refere a assuntos como vistos, necessidade de passar ou não pela imigração, câmbio e outras questões burocráticas, são resolvidas se forem bem compreendidas as diferenças entre os conceitos de União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro.
Muitas das dúvidas relacionadas à Europa, no que se refere a assuntos como vistos, necessidade de passar ou não pela imigração, câmbio e outras questões burocráticas, são resolvidas se forem bem compreendidas as diferenças entre os conceitos de União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro.
- UNIÃO EUROPEIA
União Europeia é o nome atual da Comunidade Econômica Europeia, ou simplesmente Comunidade Europeia. Abrange, por enquanto, 27 países europeus e 1 país asiático (Chipre), bem como seus territórios e colônias espalhados pelo mundo (Guiana Francesa, Ilhas Canárias, etc.). Esses países estão representados no mapa abaixo em amarelo (o Reino Unido deverá deixar essa União ainda este ano):
Com relação a viagens, entender quais são os países da União Europeia (UE) só tem relevância se você possui passaporte europeu. Ter passaporte europeu significa que você tem cidadania europeia e que seu passaporte vale como se fosse de uma pessoa nascida em qualquer um dos 28 países da UE.
Nem todos os países da UE usam o Euro como moeda ou tem fronteiras comuns, sem controle de imigração.
- ESPAÇO SCHENGEN
Espaço Schengen é o nome que se dá ao conjunto de países que assinou o Tratado de Schengen, que prevê a abolição do controle de imigração entre um e outro país membro desse mesmo tratado, bem como a observação de regras comuns com relação às fronteiras externas e à imigração de pessoas de fora desse conjunto de países.
No mapa abaixo, estão representados em azul os países que fazem parte do Espaço Schengen:
Perceba que nem todos os países da União Europeia estão no Espaço Schengen, a exemplo da Irlanda, do Reino Unido, da Croácia e da Romênia; perceba também que há países de fora da UE que estão em Schengen (Noruega, Islândia, Suíça). Romênia e Bulgária devem ingressar dentro de alguns anos nesse acordo.
Os países do Espaço Schegen funcionam, para efeitos de imigração, como se fossem um país só. Se você entrar num deles, NÃO precisa mais fazer imigração para seguir para os demais, porque não haverá controle entre um e outro, exceto em situações especiais nas quais um país decida restabelecer esse controle por questões como terrorismo, eventos esportivos, etc. (é o caso da França, que fiscaliza o trânsito de turistas, mas não carimba passaporte novamente). Apenas um carimbo será colocado no seu passaporte se você ficar dentro do Espaço Schengen a sua viagem inteira.
Assim como você não precisa fazer imigração para ir de São Paulo para o Rio de Janeiro, do Rio para Porto Alegre e de Porto Alegre para Manaus, porque todos estão dentro da mesma zona imigratória, na Europa você não precisa fazer imigração (carimbar passaporte) quando vai de Lisboa para Madri, de Madri para Roma, de Roma para Berlin e de Berlin para Oslo. Isso vale tanto para viagens de avião como de barco, trem ou automóvel.
Agora, se você estiver em Paris (dentro de Schengen) e quiser ir para Londres (fora de Schengen), vai fazer a saída migratória (carimbo de saída) e a entrada no Reino Unido (carimbo de entrada). Se quiser voltar para Paris, vai carimbar sua saída da Inglaterra e a nova entrada na França. Tudo isso, mesmo que você não tenha saído da UE.
Brasileiros que pretendam viajar para países do Espaço Schengen por até 90 dias como turistas não precisam de visto. Entretanto, se quiserem trabalhar em algum país do Espaço Schengen, terão que procurar o consulado do país onde querem trabalhar para tirar um visto e esse visto valerá para todos os países do Espaço Schengen. Da mesma forma ocorre com países que precisam de visto até mesmo para turismo na Europa, como por exemplo bolivianos (precisam tirar um visto que vale para todos).
- ZONA DO EURO
O conceito de Zona do Euro serve para que se saiba quais são os países onde se usa o Euro como moeda. Nem todos da UE usam e alguns países de fora da UE usam extra-oficialmente. Veja no mapa, em azul, onde se usa o Euro como moeda:
Em verde, estão os países que devem adotar o Euro num futuro ainda incerto. Em marrom (Reino Unido), está um país que optou por não usar o Euro, mantendo a Libra. Em vermelho, a Dinamarca, que fez um plebiscito para ver se adota o euro. Os dois roxos (Kosovo e Montenegro) usam o Euro como moeda extra-oficialmente.
Resumindo...
França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Letônia, Malta e Grécia são países que fazem parte da UE, usam Euro como moeda e não têm, de regra, controle de fronteiras entre si.
Suécia, Dinamarca, Lituânia, Polônia, República Tcheca e Hungria fazem parte da UE, não têm, de regra, controle de fronteiras entre si, mas usam cada um a sua moeda própria.
A Irlanda e Chipre fazem parte da UE, usam o Euro como moeda, mas fazem controle de fronteiras.
O Reino Unido, a Croácia, a Romênia e a Bulgária fazem parte da UE, mas usam moedas próprias e fazem controle de fronteiras.
A Suíça, a Noruega e a Islândia não fazem parte da UE, têm moedas próprias, mas não fazem, de regra, controle de fronteiras dentro do Espaço Schengen.
Os micro-países seguem a política do país do qual dependem. O Vaticano e San Marino seguem a política italiana; Mônaco e Andorra seguem a política francesa (usam Euro e não fazem controle de fronteira). Liechtenstein segue a política suíça (usa o franco suíço e deixou de fazer controle de fronteiras com a entrada da Suíça no Espaço Schengen, em dezembro de 2008).
Todos os demais países da Europa (Rússia, Ucrânia, Sérvia, Albânia, Belarus, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, etc) seguem políticas próprias com relação a moeda, imigração e cidadania, alguns deles isentando turistas brasileiros de visto (exemplo: Croácia, Rússia, Ucrânia) outros exigindo visto de brasileiros (exemplo: Moldávia).
Comentários
Obg .
Jardell Ferreyra,
vlw!!!
Me restou uma duvida somente... se uma pessoa for estudar por 3 meses em um pais do espaco Schengen e mais 3 meses em outro... ela vai precisar de visto? e em qual pais?
De qualquer forma, se a intenção é estudar, a escola pode exigir visto de estudante mesmo para períodos inferiores a 3 meses. Afinal, essa isenção de visto é para turistas (não trabalhadores nem estudantes).
Marco Pereira.
Você pode ir sem problemas a Dublin e depois voltar a Praga. É possível permanecer até 90 dias no Espaço Schengen num espaço de 6 meses. Ou seja, pode ir e voltar quantas vezes quiser, desde que não passe de 90 dias ao total, nesse mesmo espaço de 6 meses.
Provavelmente, porém, vc terá carimbada uma saída de Praga e uma chegada na Irlanda. Depois, uma saída da Irlanda e, se ficar mais algum dia em Praga, nova entrada na Rep Tcheca. Se na volta, vc só fizer conexão para o Brasil, não terá mais carimbos depois da Irlanda.
Adorei todas essas informaçoes, mas tenho uma duvida. Eu estou morando em Madri, nao tenho visto, mas o meu passaporte nao foi carimbado pela imigraçao de Paris, fui roubada e fiz outro agora em fevereiro. Nao tem carimbo, mas tem a data que foi feito. Agora preciso fazer uma viagem a Paris e tenho duvidas se o vôo sera normal ou passarei por um controle de imigraçao, e depois regressarei a Madri.
Obrigada
Você não passará por nenhum controle de imigração ao viajar entre Madrid e Paris.
No entanto, precisará de um documento com foto para poder embarcar no avião - e o único documento válido no exterior que você possui é o seu passaporte.
Eventualmente, você poderá ter que comprovar a regularidade de sua situação na Europa, no caso de algum policial (por muito azar) pedir para verificar seus documentos aleatoriamente, e por isso é bom sempre andar junto com a cópia da ocorrência policial da perda/extravio/furto do seu antigo passaporte.
Assim como aqui no Brasil uma barreira policial pode um dia pedir para ver sua carteira de motorista ou um hotel pede para ver um documento seu, lembre-se que os únicos documentos q vc tem na Europa são justamente o seu passaporte. A cópia da ocorrência ajuda a explicar a sua situação.
Vou aproveitar aqui para tirar umas dúvidas...
Eu estou pensando em trancar a faculdade para viajar durante 10 meses. Queria fazer alguns estágios, mas são informais, e eu não conseguiria nenhuma documentação para tirar um visto de estudante (até porque seriam estagios em diferentes paises); ou seja, iria como turista. minha preferência era ficar o maior tempo possível na europa. Ouvi dizer que, uma vez la, podemos tentar prorrogar os 90 dias para 180 dias...Você sabe se é verdade?? Outra ideia que eu pensei é: ficar la 90 dias, sair por 4 meses (viajar por outros lugares fora da europa) e voltar mais 3 meses...Vc acha que isso seria possível?
Obrigada pela atenção,
Cecília
O seu grande problema pode ser a comprovação na entrada. Como justificar que vc vai ficar 90 dias na Europa sem trabalho aqui no Brasil nem na Europa? Quem estaria pagando sua permanência? Para quando seria sua passagem de volta? Veja bem, não estou te desestimulando, mas apenas te fazendo as perguntas que provavelmente poderão ser feitas qdo vc chegar por lá... abc
meu nome consta no espaço schengen por estar ilegal na europa.mas agora pretendo fazer uma viagem a londres como turista com tudo certo dinheiro hotel etc...
queria saber s eles verificam o espaço schengen?porque afinal londres naõ faz prte deste controle.
Tenho uma dúvida: fui à Alemanha e Hungria em Setembro de 2008, fazendo a entrada e saída da área do tratado de Schengen pelo aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.
Meu passaporte foi carimbado na entrada, mas não tive carimbo de saída. Isso pode me causar algum problema em uma próxima viagem? Devo entrar em contato com algum órgão (companhia aérea, Polícia Federal etc.) para comprovar que meu último ingresso na UE foi legítimo, ou não preciso me preocupar com isso?
Desde já agradeço! Abraços e continue blogando! =)
Visite meu blog de poker online!
Realmente vc fala tudo q se precisa saber!
mas tenho uma questao!
Estou na Austria e nao consegui o visto de estudo, e meu visto de turista vai vencer, um amigo q fala alemao ligou no escritorio competente sobre o visto e foi dito q poderia sair da UE ficar um ou dois dias em outro pais, para mim a Croacia q eh mais perto ter um carimbo de entrada e saida, e eu poderia voltar tranquilamente para a Austria!com mais 3 meses como turista, isso eh mesmo possivel?
ou a mulher esta mal informada? tenho medo de ir para a Croacia e ter q ficar por la por 3 meses!
Obrigado pela atencao!
e Parabéns novamente!
Ney
Email neycovsk@hotmail.com
Andei olhando o site do Consulado alemão em Porto Alegre e obtive a seguinte informação: "Quando os 90 dias de permanência tiverem sido alcançados, o viajante deverá permanecer 90 dias fora da Alemanha e do território Schengen. A saída para um país vizinho pouco antes do término do prazo e posterior reingresso na Alemanha não dá direito, em hipótese alguma, a mais um período de 90 dias de permanência."
O mesmo deve valer para a Áustria!
Abc
Pelo que já andei lendo a respeito, vistos para TRABALHO devem ser obtidos realmente junto ao país no qual se quer trabalhar. Não tenho muita informação a esse respeito, já que sempre dei mais atenção a questões de turismo... Desculpe qualquer inconveniente!
a minha duvida é a seguinte. Vou em janeiro de 2010 para França estudar atraves de um programa de intercambio da minha faculdade. Ouvi dizer que uma vez viajando pro ReinoUnido (fora do espaço schengen) há complicaçoes para viajar para outros lugares ou mesmo para continuar na França, é verdade?
Se eu arriscar de passar o ultimo mes sem visto voce acha que terei problemas na hora de sair da itália de volta para o Brasil?
Na hora de sair da italia passo por algum tipo de imigracao?
1 - Moacir: acho que com o término do visto de estudante vc deve retornar ao Brasil, não há como "tornar-se" turista sem esse retorno.
2 - Sarah: essa questão está ligada ao objetivo de seu visto. Se foi concedido apenas para estudar na França, pode ser restrita sua saída para outros lugares. Como conferem passaporte para entrar na Inglaterra, podem "pegar" vc - agora se for apenas a países vizinhos do Espaço Schengen, como não há fiscalização teoricamente não tem como dar problema.
3 - Marina: na hora de sair, sim, vc passa por imigração e, como são feitos registros eletrônicos da sua entrada, verão que vc excedeu no tempo. Melhor não fazer isso.
Tenho uma duvida.. se eu for de Portugal para Polónia, sendo um cidadão com nacionalidade portuguesa.. O passaporte é carimbado nalgum país?
Agradeco muito se vc puder responder!
Abracos
Renata Herculano
como muitos aqui, tenho impressão que so a sua vivência é capaz de responder minha pergunta :
- Você sabe o que acontece/ou pode acontecer na hora do embarque de retorno ao Brasil, se passar por ex 120 dias na Europa (30 além dos 90 permitidos) ?
Agradeço desde ja !
Com relação à pergunta do excesso de prazo na Europa (120 ao invés de 90 dias), tampouco tenho resposta ou experiência para dizer, mas acredito que o problema só ocorrerá no dia que se quiser voltar ao continente, se o sistema de informações comuns do Espaço Schengen for consultado (o que muitas vezes não ocorre em países como a França, por exemplo).
Antes de tudo, parabens pelo blog. Muito bem escrito e muito esclarecedor.
Tenho uma duvida. Estou estudando na França (com o visto de estudante de 6 meses). Antes de vir, fui informada no Consulado da França que eu nao poderia sair do espaço Schengen hora nenhuma, porém tenho amigos que já vieram para cá (com o mesmo visto) e foram para lugares fora do espaço Schengen (como inglaterra e israel - este ultimo inclusive nao faz parte da UE). Gostaria de saber se é possivel sair por 5 - 10 dias do Espaço Schengen e voltar para França.
Muito obrigada.
Karina
eu estava na espanha e fiquei ilegal, e meu nome está no acordo schengen pois fui pega e me propibirma entrada por 3 anos nesse territorio
mas agora estou com passagem marcada para espanha novamente e vou tentar, fazer conexao em paris, pois muitas pessoas passam e eles nem olham o passaporte estou siente do risco mas nao me importo quero mesmo é tentar...estou pagando advogada na espanha pois minha cidadania italiana está para sair...
vou tirar o novo passaporte a muita diferença do antigo passaporte para a fiscalizaçao nos aeroportos?
é verdade que ele tem um chip?
a chnces dles nem carimbarem esse passaporte como o antigo?
Por isso,vai uma mãozinha: desde ontem, Sérvia, Montenegro e Macedônia também deixaram de precisar de visto para a União Européia.Também vale dizer que, mesmo os países do espaço Schengen às vezes restringem o acesso,em caso de alguma ameaça (como ataques terroristas, poe exemplo)
Tenho uma dúvida como tantas por aki, vou pro Canada estudar por 3 meses e de lá queria ir fazer um mochilão na Europa, mas não excedendo os 3 meses de permanência. Tenho de pedir algum visto de turismo para o territorio schengen antes de ir p/ canada? será que eles vão me barrar do canada para aa Europa? ouvi dizer que é mais fácil entrar pela França é verdade???
Tenho uma dúvida, vou mochilar 20 dias na Europa (preciso de visto?), queria saber se há restrição de quantidade de entradas e saídas do Espaço Schengen para outros países da UE.
Ex: Vou de Londres p/ Polonia de lá para Dublin e depois p/ Barcelona (ou seja entro e saio do espaço Schengen mais de uma vez). É possível? Preciso de visto para isto?
Um abraço.
sei q o objetivo do tòpico nao é esse mais estou meio que desesperada.Fui até aembaixada aqui na Italia mas achei a consul meio "doidona" me dando "jeitinhos barsileiros". A problemàtica é a seguinte: vim com meu marido (cidadao italiano) pra cà para ele fazer um trabalho e meu visto é turìstico. Deveria ir embora antes dos 90 dias mas ele nao conseguiu concluir o business e AINDA estou aqui, precisamente 120 dias. Obviamente estou desesperada porém nao poderia voltar pro Oriente Médio sozinha e com um bebe enquanto ele deve terminar seu buisness aqui. A minha questao é posso passar com passaporte brasileiro, junto com ele para aqueles que tem passaporte da UEuropéia por ser mulher dele? Na entrada por Paris, me disseram exatamente isso: "Voce deveria passar junto com seu marido mesmo tendo passaporte brasileiro". por uma questao de ser correta, fiz isso e pedi que carimbassem meu passaporte (tòòòim!). Bom a consul e demais amigos me dizem que nao tem problema algum na minha saìda da Italia, que eles sequer vem o passaporete e tal, sem controle de imigraçao. obviamente meu medo é tomar o carimbo de expulsao no passaporte e ficar 3 anos sem poder voltar. A consul me disse q hà recursos e tal, mas nao quero me arriscar (mais!). Voce acha que posso passar na mesma fila de portadores de passaporte da Uniao Europeia ao lado do meu marido (cidadao italiano) e nosso filho? Ah, parto de Milano e faço escala em Paris. Existe controle no Brasil na minha chegada ou quando voltar aqui e verificarem a data? Colocam meu nome na Lista negra Schengen e me extraditam quando voltar aqui?
Please me responda...
Obrigada e um forte abraço de uma mae apavorada!
Ocorre que, para sua sorte, Paris geralmente não carimba a saída (as vezes so carimbam a entrada se vc pedir)...
Sei que não é o objetivo do blog mas quem sabe você poderia me ajudar.
Vivo atualmente na Suiça sem permissão. Quando vim, não recebi carimbo de entrada e a Suíça não era integrante schengen, meu passaporte é o modelo antigo, eles não anotaram nada. Penso em voltar para o Brasil, mas gostaria de saber se posso ter problemas na hora da saída por não ter um carimbo de entrada. França seria fácil para sair?
Obrigado.
Gostaria de saber se mesmo com o passaorte antigo eles registram tudo no sistema schengen? Ou é so o carimbo?
Muito obrigada!
Tenho um dúvida, quem sabe pode me ajudar?!
Sou brasileira, vim para Italia via trem de Munique, onde tinha visto de estudante que vence agora dia 02/04. Esse visto só serve para Alemanha.
Não recebi nenhum carimbo de entrada na Italia.
Fui a imigração para obter informações e regularizar a situação. vou me casar com um italiano e para isso preciso do visto valido.
Depois de andar de um local para outro onde informações não se coincidem, me sugeriram de sair do Espaço Schengen e retornar depois de 2 dias, assim obtendo o carimbo de entrada.
Se preciso sair, tenho que fazer isso antes de vencer meu visto alemão, ainda não sei para onde ir e se conseguirei realmente entrar na Italia. O que você pode me dizer sobre isto.
Obrigada, parabéns pelo bolg.
Alessandra
estou com uma duvida:
Moro em Paris e tenho visto de estudante, meu visto vai vencer no final de junho, vc sabe se posso permanecer aki por mais alguns meses? nem q for como turista (pq nem trabalho e nada) ou vou ter q voltar pra o brasil assim q meu visto vencer?
Obrigado,
Daniel
Abs,
Jacaré
A busca eh feita por país, aí vc tem uma idéia das cias que fazem os trechos. Na Alemanha, a Condor e a AirBerlin são as low fare mais conhecidas, na Holanda tem a Transavia...
Abs,
Jacaré
estou programando minha viagem, so que a mulher da agencia esta oferecendo um plano de cobertura de saude, ela falou que e obrigatorio, gostaria de saber se e mesmo...
obrigada desde ja =]
Grata - Lara
Agora quero voltar em agosto de 2010, só que meu visto está vencido, Posso entrar no país com ele assim mesmo ou como turista... terei algum problema na hora de entrar?... vão me barrar na imigração?
minha dúvida: fiz imigração em lisboa em 01/07/2010 e logo em seguida vim pra paris com visto de turista (mas convidada da prefeitura e com carta-convite de Paris pra ficar 3 meses) e sairei de paris em 30 de setembro indo pra lisboa. lá talvez fique mais dez dias e saia de lisboa em 10/10/2010, excedendo em 10 dias o meu prazo de visto. tem algum carimbo ou controle de fronteiras em lisboa que vá detectar esses dez dias a mais? se sim, visto que estou saindo, teria algum problema ao voltar a europa depois dos três meses de carência fora do schengen?
nesta situação vc desaconselharia uma ida a londres pois terei mais carimbos no passaporte?
att
flavia
Parabénss!!!!!
Estou na espanha a 1 mes, vim com turista visitar minha mae q mora aqui e resolvi ficar, so q eu quero fazer faculdad, mas pra isso preciso de um visto d estudant, seria possivel eu adquirir esse visto aqui na espanha, pra q nao seja necessario eu voltar ao brasil?
Aguardo a resposta.... DESD JA MUITO OBRIGADA
LAURA
Tenho carimbo no passaporte de 22 de março, ou seja ja foram os tres meses, se eu for pra Inglaterra corro o risco deles negarem a entrada, posso dar sorte ou nao, ja que se eles olharam o carimbo de entrada na Italia e minha permanencia de mais de tres meses aki pode embaçar ne? Sei que eh coisa de se aventurar, mas caso eles neguem, comprando passagem de ida e volta saindo da Italia eu voltaria pra ca, sem o carimbo ingles, ou seja, na volta estaria com problemas?
Outra coisa, se eu tirar um passaporte novo aki na Italia, no consulado, estaria em branco, mas a data de entrada (ou seja o carimbo citado acima, do dia 22 de março) ficaria no sistema inteiro? ou seja se eu for pra Holanda eles saberiam que entrei na Italia neste dia?? Na Inglaterra nao sei tb, ja que nao sei se os sistemas sao integrados.
Sou fotografa e adoro viajar, conhecer lugares diferentes, nisso eu arrumo um trabalho aki, outro ali, sempre honesto, nisso passeio, fotografo, conheço lugares maravilhosos e acredito que isso nao tem preço...
Agradeço a sua paciencia e sua ajuda,
um grande abraço
Obrigada
Annie
Primeiramente Parabens pelo blog, me ajudou muito a esclarecer varias duvidas, já estou indicando para amigos tambem!
Agora ficou uma duvida com relação aos paises de fora do espaço Schengen. Vou para a Romenia em Janeiro, para um estagio porem com visto de turista (ja que vai durar apenas 2 meses). Apos minha estadia na Romania gostaria de tentar prolongar ao maximo minha estadia pela Europa.
Vi um curso de verão na Italia que estou querendo fazer, porem o curso so irá ocorrer nos meses de Junho e Julho. Assim, preciso sair da Romenia em Março e viajar (fora dos paises do espaço Schengen)até o meu curso começar, já que, como o curso na Italia é de dois meses eu não posso chegar na Italia com muito tempo de antecedencia (devido ao periodo maximo de 3 meses como turista).
Assim, a duvida é: fora do espaço Schengen os paises possuem politicas de imigração independentes, certo? Eu posso sair da Romenia e viajar tranquilamente por 2 meses fora do espaço Schengen (respeitando as politicas de cada pais)até entrar na Italia?Estou preocupada porque ao fim da viagem vai dar um pouco mais de 6 meses viajando com visto de turista, uns 4 meses entre estagio na Romenia e viagem entre os paises fora do espaço Schengen e os ultimos 2,5 meses na Italia fazendo o curso. Voce acha que posso encontrar problemas nas fronteiras destes paises?
Mais uma vez Parabens pelo blog.
Indira
Estou em Madrid e minha dúvida é;
Se sair do Espaço SCHENGEN e for para Inglaterra ou Marrocos, os dias que eu passar nestes países não contarão como meu período aqui em Madrid, não é ? Ou seja, ganharia mais tempo para ficar aqui ?
Obrigada,
Daniela
12/10/10 21:31
"O Reino Unido e a Irlanda participam nos aspectos de cooperação policial da Convenção de Schengen e do SIS, à excepção dos alertas relacionados com nacionais de países terceiros que constam da lista de proibição de entrada".
Ana
estou com uma dúvida sobre meus estudos na Europa.Ja estou a um ano na Alemnha, meu visto como estudante vence em Abril de 2011.Eu gostaria agora de estudar na Irlanda, só que nao sei se é necessario eu voltar para o Brasil para renovar meu visto.Eu sei que preciso de um novo visto.So gostaria de sbaer se posso conseguir ele na Irlanda direto?
Voce sabe me informar ?
Obrigaddaaaa Lidia Chain
Desde já agradeço!
Minha duvida é q estou em Portugal a mais de 90 dias (entrei como turista) e gostaria de visitar uma amiga na Italia.
Nesse caso passarei por controle do passaporte?
Obrigada
Obrigada e desculpas as milhões de perguntas.
E PODER VIAJAR PARA O REINO UNIDO SEM PROBLEMAS....
sei que o motivo do blog é outro e entendi tudo que vc comentou... poréém queria apenas saber se voce ja ouviu alguma coisa do tipo ou se sabe... visto de estudante vencido dia 12 de fevereiro, minha passagem pro da 8 de marco, se teria como nesse tempo eu ir e voltar do marrocos? ou nao me deixaram entrar? se souber alguma coisa do tipoo muito obrigada pela ajuda
beijooos
Para poder acessar novamente como turista deverá esperar outro 90 dias fora da Europa."
alguem sabe algum jeito pra eu poder ficar mais aqui ???????????
Se alguem estiver na mesma ou possa ajudar, entre em contato kamila_battirola@hotmail.com
Tenho agora uma dúvida: se eu posso ficar no máximo 90 dias de 180 no território Schengen, posso "parcelar" estes noventa dias em várias vezes, várias entradas e saídas? como exemplo, fico 1 mes na alemanha e depois londres mais um mes, quando voltar para o território Schengen tenho mais 2 meses, certo? o tempo de 6 meses começa a contar da minha primeira entrada? com esta informação já posso planejar minha viagem. Obrigadíssima!
Aguardo resposta, Muito Obrigada.
Sarah
Estou pensando em fazer um mochilão pela Europa, pretendo entrar por Lisboa e sair por Genebra, é possível comprar as passagens aéreas dessa forma?
Agradeço sua resposta!!
Parabéns pelo seu blog e por compartilhar os seus conhecimentos!
Estou em Portugal trabalhando desde 05/06/2010 com Visto de Estada Temporária, o qual vence em 01/06/2011. Após esse período pretendo pegar 30 dias de férias e aproveitar o verão por aqui, antes do retorno definitivo para o Brasil. Preciso prolongar o meu visto?
Desde já agradeço, Danilo.
Queria te fazer uma pergunta. Eu sei que após ficar 90 dias no espaço Schengen você só pode voltar a esse espaço depois de 90 dias, correto?
É possível passar esses 90 dias de intervalo na Inglaterra, já que não faz parte do acordo?
abração
meu nome e Luiz. Estou trabalhando na Russia, fora da UE e do tratado. Entrei por portugal, mas sem carimbo no passaporte. Foi apenas uma escala. Gostaria de saber. Voltando a UE no fim do meu tempo aqui na Russia, voce saberia me dizer se tenho direito aos 3 meses como turista dentro da europa? ou meu tempo aqui na Russia conta neste caso. Tenho e-mail para contato bianco.cunha@gmail.com
Muito obrigado e seu post e respostas estao otimos.
muito boas as informações do blog.
a minha dúvida é a mesma da Aline: esses 90 dias que a gente tem como turista, a gente pode "parcelar"? outra coisa que gostaria de saber é se há intervalo mínimo para voltar para o espaço schengen, se você ficou somente uns 15 dias na viagem anterior.
muito obrigada!
Primeiramente parabéns pelo blog, achei muito boas as informações. Gostaria de saber o seguinte. Vou primeiro para a Roma e de lá para Paris e vi que não é necessario visto entre os dois, porem depois de Paris quero ir para Londres visitar uns amigos. Acha que posso ter algum problema ou normalmente com o passaporte brasileiro é tranquilo?
Aproveito para tirar 02 dúvidas:
1-Estou indo para Suiça a trabalho neste próximo fim de semana e ficarei por no máximo 10 dias, preciso de visto?
2-Tenho que levar Franco Suiço? ou posso levar Euro ou até mesmo Dolar US, pois é mais fácil a aquisição aqui no Brasil.
Obrigado pela ajuda
aproposito coloca tambem quais os paises q nao fasem parte da união europeia!!!! blz
Sabes dizer se os passageiros de vôos que ligam países que fazem parte de estados Schengen porêm fazem escala em estados não membros estão sugeitos a imigração? Por exemplo: compras uma passagem de Madrid para Gotembourg mas o vôo tem escala (com troca de avião) em bristol (inglaterra). Os passageiros que continuam viagem estão expostos a imigração inglesa? Obrigado
Entretanto, ao chegar na Suécia provavelmente vc passará pela conferência de passaporte por estar vindo num voo extra-Schengen. Assim, acho que escapa da inglesa, mas é melhor se informar sobre Bristol.
msn albertosilva20@hot....
Ela viaja para a europa agora 05 de julho e quer ficar na europa depois do curso, ou seja em janeiro e fevereiro de 2010.
Considerando o visto dado é possível e como ir antes e visto e permanecer depois do visto de estudante?
Brasileiros podem permanecer no espaço schengen por 3 meses num prazo de 180 dias. Pergunto, eu estive em portugal de 22 de dezembro de 2010 à 11 de janeiro de 2011, totalizando 20 dias, depois viajei para a suíça em abril e passei 2 meses retornando em junho. Agora eu tenho que ficar 3 meses fora do espaço schegen? ou os 6 meses decorridos de dezembro a junho já me excluem dessa permanência no Brasil por 3 meses?
Agradeço desde já.
Do início do ano até junho eu já passei 85 dias no espaço schengen, só que agora já estamos no segundo semestre do ano. Eu quero saber se nesse segundo semestre eu tenho direito a mais 90 dias. Porém tem apenas 1 mês que voltei da Suíça. Obrigatoriamente eu tenho que esperar três meses no brasil, ou por já ter passado mais de 180 dias da minha primeira entrada, eu não preciso esperar os 3 meses no brasil?
Meu marido tem dupla cidadania espanhola e atualmente mora em Londres, ainda iremos optar pelo EEA Family Permit(o meu e o do meu filho),como tenho algumas coisas pra resolver aqui no Brasil,como no meu trabalho por exemplo,tenho q passar mais alguns meses aqui. Esse mes de julho entrarei de férias e pretendo passar 20 dias lá com meu filho,levarei carta convite do meu marido,carta da empresa,e passagem de volta...A pergunta é:POR EU ESTAR INDO VISITAR MEU MARIDO SÓ POR 20 DIAS,CORRO O RISCO DE TER A MINHA ENTRADA NEGADA POR ELES ACHAREM QUE EU IREI PERMANECER NO PAIS,MESMO LEVANDO TODOS OS COMPROVANTES QUE IREI VOLTAR NA DATA PREVISTA?
Passarei 90 dias no Espaço Schengen, embarco dia 06/08/11 no Rio e faço imigração no dia 07/08/11 em Lisboa, antes de seguir rumo à Paris.Hoje me peguei contando os dias e vi que me enganei na contagem para o bilhete de volta, pois minha data de retorno está para o dia 05/11/11, ou seja: entre 07/08 e 05/11 são 91 dias, 1 dia a mais!!!!!Estou meio desesperado agora...rsrs.....seria isso um motivo para eles me barrarem na imigração em Lisboa?Se eu reservar uma passagem de trem para Londres(fora do Schengen) para meados de setembro, durante 1 semana e depois retorno para Paris, essa semana em Londres me abateria este 1 dia a mais???Obrigado
Rogério
passei 4 dias a mais dos 90 permitido na alemanha fui barrado na volta eles me atuaram ai depois me liberaram.agora estou a 1 mes aqui no brasil só q presciso voltar para o espaço schengen!
terei problema pra voltar??
se for possivel pode me mandar a resposta por email .
luiscarlos_oito@hotmail.com
obrigado
Te procurei no face mas nao te achei!
Estou indo pra Europa e a ideia inicial era 2 meses na Italia e 2 na Espanha, totalizando 4 meses. Nao posso tirar nenhum dos dois vistos pq nao estou matriculada por mais de 3 meses em nenhum dos dois paises. Voce tem alguma outra sugestao alem de voltar pro Br e voltar pra la depois?
Obrigada!!!!
Eu vivo em portugal há 20 não tenho nacionalidade portuguesa a minha mãe tem e tenho o cartão de residencia comunitário (cidadão de familiar da união europeia nacional de estado terceiro)fui me informar no aeroporta se para viajar tenho que pedir visto e a senhora disse que nao mas nao me soube dizer se posso estudar na holanda ou na suiça! O que gostaria de saber é se tenho que pedir visto?
obrigada
Estou indo para me casar no brasil com meu noivo,mais eu ja passei um tempo na suiça e sei que estou me arriscando estando mais uns meses aqui, mais infelizmente por causa do destino meu noivo fez uma cirurgia de visicula,apendicite e tirou um pedaco do intestino, no caso 3 cirurgias em uma,nessa situacao eu nao podia abandonar ele, agora ele esta em casa e esta se recuperando,e quando melhorar eu e ele vamos para o brasil em setembro nos casar no cartorio.
Minha pergunta e:
Vamos sair de basel e depois vamos pegar um voo de londres direto rio de janeiro.ok
se eu for ser controlada no aeroporto e ter que pagar uma multa ou pegar uma proibicao de nao entrar na europa durante alguns anos; mesmo eu me casando no brasil com meu noivo suico e logo depois registrar meu casamento no consulado suico no brasil e pedindo meu visto;eles nao vai registrar e nao vao me dar o visto?nunca mais vou poder morar com meu marido? voce acha que juntando os exames dele do hospital isso ajuda na hora da entrega dos documetos quando eu for registrar meu casamento?
Voce ja soube de algum com um caso desse....e se soube como foi solucionado?
manuelasilva2007@hotmail.com
Abracos
obrigada
Seu blog é ótimo.
Estou indo viajar para Alemanha e queria vou ficr 2 meses e 10 dias na Alemanha depois queria dicar um mês na irlanda que não faz parte do acordo schengen e depois voltar e ficar mais os 20 dias na Alemanha a té completar os 3 meses na que são permitidos.
Queria saber se isso é possível?
Obrigada.
Estou na Dinamarca, e vou me casar aqui, já dei entrada nos papeis, e estamos esperando a permissâo para realizarmos o casamento. Sei tambem que o fato de estar casada não me dá o direito de permanecer aqui, porem gostaria de ficar mais tres meses, como devo proceder? É possivel ficar aqui por mais 90 dias, ou devo retornar ao Brasil?
Obrigada
Estou na Dinamarca, e vou me casar aqui, já dei entrada nos papeis, e estamos esperando a permissâo para realizarmos o casamento. Sei tambem que o fato de estar casada não me dá o direito de permanecer aqui, porem gostaria de ficar mais tres meses, como devo proceder? É possivel ficar aqui por mais 90 dias, ou devo retornar ao Brasil?
Obrigada
Obrigado e espero a sua resposta!
Entrei em Portugal em maio de 2010 e saí em 04 de julho de 2011 sem visto de residência, mas também sem nenhum problema, quero voltar agora em 05 de outubro, fiz novo passaporte e gostaria de saber se ainda estou registrada no Sistema de Informacao Schenguen, posso enfrentar algum problema para retornar ao país. Tenho inclusive declaração de IRS feita este ano junto com meu companheiro de facto, mas não somos casados e não temos filhos. Por favor ajude-me, estou muito preocupada com minha viagem.
Obrigada
Obrigada!
Gostaria de saber sua opinião: fui para a Suécia em julho e fiquei por cerca de 21 dias; levei uma carta convite do meu namorado que mora lá. Volto agora em dezembro e pretendo novamente levar a carta. Na carta-convite eu não informo nosso relacionamento e digo sempre que é um amigo.Minha dúvida é se podem criar algum caso porque estou retornando em tão pouco tempo para visitar o país novamente. Será que é ruim ter a carta-convite? Além da carta levo declaração da escola para qual trabalho. Sou professora e assim, tenho duas férias por ano.
Obrigada
por favor....
estou com uma duvida muito grande.
fui em 7 de setembro de 2011 para a turquia, país que nao precisa de visto para turista, e voltei para o brasil, no dia 26 de setembro de 2011
pretendo retornar agora em dezembro de 2011, pois meu noivo é turco, e iremos fazer uma cerimonia de noivado. eu retornarei ao brasil após um mes la.
tendo eu ja entrado na turquia em 7 de setembro, eu poderei retornar em dezembro? eu preciso retornar antes de completar 90 dias da minha primeira entrada ou nao? voce pode me explicar!!! estou muito preocupada com isso !!!
muito obrigada pela atenção !!!
luciana
Tenho uma dúvida.. Se eu sair de Portugal indo para Dublin(saída migratoria), se eu sair de Dublin para Londres é considerada outra saída? ou consigo usar uma só pois nao voltei para a região do tratado
por favooor responda hehe
patriciabarbosa_@hotmail.com :)
Realmente vc fala tudo q se precisa saber!
mas tenho uma duvida.
Estou em Marbella na Espanha e meu visto de turista vai vencer, ouvi falar que aqui no + ou - ano 2000, sobre o visto as pessoas saiam da UE ficava um ou dois dias em Marrocos q eh o pais mais perto para ter um carimbo de entrada e saida, e eu poderia voltar tranquilamente para Marbella mais 3 meses como turista, isso eh mesmo possivel? Será que agora ainda é possível fazer isso?
Obrigado pela atencao!
Flavia
Email nick.fla@hotmail.com
O que me recomendaria fazer?
Obrigada!
Tenho um a dúvida, estive na UE, como turista, com entrada por Amsterdã do dia 14/07/2011 e saída por Amsterdã no dia 30/08/2011, não totalizando meus 90 dias como turista. E gostaria de voltar agora no começo de fevereiro, como turista, para a UE. Mesmo eu não tendo terminado meus 90 dias, tenho que ficar 6 meses fora da UE antes de poder viajar como turista novamente para lá? Se sim é possível eu tirar um visto ou documento para pode fazer essa viagem?
Abraço, Rodolfo.
muito elucidativo seu site. Parabéns. Um excelente serviço público. Vou aproveitar sua disposição para tentar tirar uma dúvida e ver se você pode me ajudar.
Em julho de 2010 fiz uma viagem à França com minha mãe e minha filha. Na volta, o agente do aeroporto se esqueceu de carimbar a saída no passaporte de minha mãe. Eu tenho o carimbo em meu passaporte e no de minha filha, e também o bilhete da passagem, embora não tenha mais o cartão de embarque. Vamos fazer uma nova viagem, agora à Espanha. Essa ausência de carimbo no passaporte de minha mãe pode lhe gerar problemas na entrada? obrigada, um abraço
Sonia
Tire uma dúvida. Uma amiga inicio uma viagem para Europa em 01/11/11 passou por Viena, Amsterdã e agora está em Londres.
Gostaria de ficar mais tempo em Londres mas pesquisando na internet vi que o tempo de permanência para turista era de 180 dias e em outras fontes, permanência máxima de 90 dias.
Ela está deste dezembro/11 em Londres
Perguntas:
*** Quanto tempo ela pode ficar em Londres como turista?
*** Seriam 90 dias a partir da entrada dela em Londres
*** Ou 90 dias a contar com a saída dela do Brasil?
*** Ou contar 06 meses desde a saída do Brasil?
*** Ela pode sair de Londres, ir para Amsterdã, ficar uns dias e voltar em seguida para londres e ganhar mais tempo de permanência?
Se puder nos ajudar, o agradeço
Obrigada
Samanta
Mandei o email pro consulado ucraniano e eles me disseram: Підтверджуємо
Ou seja, confirmamos!
link da noticia:
http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/news/detail/72432.htm
abraços
Gustavo
1- Minha primeira viagem foi dia 15/07/2011 com a volta dia 30/08/2011, quero voltar para lá dia 08/02/2012 e voltar dia 29/02/2011, há algum problema devido aos 90 dias?
2- Meu motivo de viagem é para ver minha namorada que tem uma bolsa de estudos de um ano por lá, vou ficar na casa dela, sendo assim o que eu preciso? De uma carta convite e um atestado de acolhimento? Como minha namorada deve fazer os dois? Tem um modelo próprio? Ela tem que fazer em inglês? Autentica aonde? Tenho que ter o original? Essas coisa...
3- Um atestado de faculdade e o bastante como vinculo com o Brasil?
Por favor me ajude. Se tiver algum outro conselho não deixe de escreve. Quero ter o mínimo de risco possível.
Meu e-mail: rdairiki@yahoo.com.br
Obrigado Rodolfo D. Dairiki.
Então, eu estou na França com visto de estudante de 6 meses. No entanto, gostaria de ficar estudando na Irlanda por pelo menos um mes ao final das minhas aulas aqui na França. Algumas pessoas me disseram que eu posso ficar 1 mes a mais (fora os meus 6 meses) sem ter problema na hora da saida.
É verdade? Eu posso ficar ao total 7 meses?
Mto mto obrigada! Até!
Só a partir de 20/06/12 é que começam a ser "apagados" da conta os dias de permanência daquela viagem de dezembro/janeiro.
O problema desse teu plano não é tanto o tempo que tens, mas como provar que alguém que trabalha no Brasil tem tanto tempo para ficar na Europa sem trabalhar lá ilegalmente...
como a Irlanda ñ faz parte do espaço Schengen para conhecer a Itália, frança eu vou ter q pegar o carimbo de saída e entrada correto? esses carimbos demoram muito tempo? Pois meus planos era foca na semana no curso de inglês na Irlanda e viajar no final de semana pela Europa, porem essa dos carimbos me deixou preocupada, pois ficaria muito frustada de estar na irlanda e ter muita dificuldade de conhcer os países vizinhos
adorei as informações do seu blog, estava mesmo precisando de ajuda!
É o seguinte: após o termino da faculdade quero ir para a europa de mochila, para realizar o sonho de conhecer todos os países europeus (a maioria), porém com toda essa historia de vistos fiquei preocupada. Pretendo tirar o visto para estudante, pois pode prorrogar-se até 2 anos (o de turismo o maximo é 90 dias??????). Porém com o visto de estudante eu consigo viajar entre os paises europeus? Ou só com o visto de turismo? outra coisa, com o visto de estudante, eu preciso COMPROVAR que estou frequentando algum curso?? Muito obrigada!
morei na italia por 2 anos.. fui peaga pela policia mas o juiz nao aceitou minha deportaçao..recebi soh un convite pra sair do pais..voltei ao brasil
estou querendo voltar outra vez para italia vou tem algum problema..devo esperar algum tempo para voltar?
Que bom encontrar essas informações, pois tenho muitas dúvidas em relação a vistos e tempo de permanência.
Eu e meu marido queremos conhecer alguns países da Europa de bicicleta. A viajem começará na França (Paris) e depois Bélgica, Alemanha, Rep. Checa, Áustria, Hungria, Croácia, Servia, Bulgária e Turquia.
É impossível fazer todo esse percurso dentro dos 90 dias permitidos.
Gostaria de saber se é possível, quando estiver para vencer o tempo de permanência, sair do espaço schengen ir para algum país que não faça parte, ficar por exemplo uma semana e voltar para o espaço schengen e pegar mais 90 dias?
Pelo o que eu entendi nas suas informações não fazem parte do espaço schengen a Croácia, Servia, Bulgária e Turquia..é isso? (Só citei os países que passaremos)
Não sei se fui clara, mas preciso muito de ajuda com essa dúvidas.
Desde já agradeço a atenção e aguardo a sua resposta.
Atenciosamente,
Renata.
- passar 90 dias no Espaço Schengen e depois ficar só pela região da Croácia, Bulgária, Sérvia, Turquia (só voltando a Schengen depois de 3 meses fora);
- pedir um visto no Consulado do país por onde iniciarão a viagem para ficar mais tempo.
Acho que no nosso caso o mais garantido é pedir um visto no Consulado da França para ficar 6 meses. Você sabe como faço isso? Se já começo a entrar em contato com eles agora, ou só estando lá para ver isso? Será que o consulado brasileiro pode me ajudar em alguma coisa?
Outra coisa que temos dúvida é em relação a compra da passagem de volta. Gostaríamos de comprar com a data mais a frente possível (que eu acho que são 6, 7 meses). Você acha que chegar na França com uma passagem de volta com data muito a frente do tempo que nos é permitido ficar lá pode nos prejudicar? O que acha sobre isso?
André, desculpa o incômodo com tantas perguntas, mas são dúvidas que não consigo encontrar respostas pela internet e nem as agências de viajem que consulto sabem me responder!
Agradeço mais uma vez a sua ajuda!
Abraços,
Renata Mazer
Abc
André
Gostaria de pedir opinião a vcs sobre minha próxima viagem para a Suécia.
Será a terceira vez que viajou para lá. A primeira: julho/2010 por 17 dias, segunda: dezembro/2011 por 3 meses.
Estou um pouco receosa por ter ficado os 3 meses: 21/12/11 a 16/03/12 e porque pretendo viajar após 19/06 permanecendo por 15 dias.
Será que pode me casuar problemas? Eu sempre levo carta da escola para a qual trabalho e carta-convite de amigos meus. Esta é a razão porque viajo pra lá com frequência.
Agradeço sua resposta.
Obrigada por ler mais este comentário, porque sei que são muitos.!
Gostaria de uma sugestão sua... Moro em Dublin atualmente como estudante.
Até então, meu visto aqui, me permite estudar 6 meses e aproveitar os outros 6 meses para holidays ou trabalho.
Tenho uma oportunidade de trabalho agora na Bélgica, o que seria interessante para mim.
Mas infeslimente não vejo muita possibilidade diante de visto de trabalho, somente como estudante, o que tbm não é fácil.
Até então, precisaria de ficar lá mais 1 ano, por este novo emprego.
Alguma sugestão? Além do visto de estudante?
Ou o jeito é permanecer ilegal mesmo?
Minha duvida é a seguinte....
Estarei embarcando dia 30 de maio as 23:30, E voltarei dia 28 de agosto. Acontece que somando do dia 30 maio ao dia 28 agosto, da o total de 91 dias.
Maio 30-31 2 dias
Junho Mês de 30 dias
Julho Mês de 31 dias
Agosto Mês de 28 dias
Total 91 dias
Por outro lado, se contar do dia 31 que chego a Portugal para conexão, da o total de exatos 90.
O que não sei exatamente é... o tempo pra eles começa a contar do dia que eu vou sair do brasil, ou dia que chego ao país e sou carimbada?
Obrigada, desde de já, e aguardo resposta.
Minha duvida é a seguinte....
Estarei embarcando dia 30 de maio as 23:30, E voltarei dia 28 de agosto. Acontece que somando do dia 30 maio ao dia 28 agosto, da o total de 91 dias.
Maio 30-31 2 dias
Junho Mês de 30 dias
Julho Mês de 31 dias
Agosto Mês de 28 dias
Total 91 dias
Por outro lado, se contar do dia 31 que chego a Portugal para conexão, da o total de exatos 90.
O que não sei exatamente é... o tempo pra eles começa a contar do dia que eu vou sair do brasil, ou dia que chego ao país e sou carimbada?
Obrigada, desde de já, e aguardo resposta.
Meu nome é Daniella. Sou estudante de inglês na Irlanda e tenho visto de estudante para permanência no país por um ano. Muitos estudantes brasileiros de inglês na Irlanda usufruem do acordo de Shengen para viajar pelos países nele presentes.
Ano passado estive na Espanha por 90 dias exatos e retornei a Dublin no 90°dia, sendo 03/12/2011 à 04/03/2012. Desde então estou en Dublin que não faz parte do acordo.
Duvida: esse raciocinio está correto? Tenho que aguardar 90 dias contando apartir de 4/03/2012 num periodo de 180 para retornar ao território de Shengen?
Obrigada
Estou considerando fazer novas viagens pela europa (território Shengen) a partir de 6 de junho/2012. Considerando o histórico acima, você acredita que terei problemas?
obrigada
eu estou na frança com um visto pra estudar por 5 meses. O visto expira dia 9 de junho, mas minha passagem pro Brasil está marcada para 26 de julho pq queria viajar. Fui na prefecture da cidade aqui e a mulher que me atendeu me disse q eu poderia sair da zona schengen antes q meu visto acabe e aí retornar como turista (o que me daria mais 90 dias). Voce acha que posso fazer isso tranquilamente? Ou é arriscado? Se eu quiser depois (depois de ter saido e voltado pra zona schengen) viajar pra croacia por exemplo, será que quando retornar a zona schenge vao implicar ou vao levar em conta que como eu saí e voltei estou agora como turista?
é meio confusa mas espero q vc entenda e possa me ajudar. muito obrigada!
Estou com uma grande dúvida,se possível gostaria de uma ajuda
Cheguei na Europa no dia 01 de setembro de 2011 para estudar em Portugal,peguei um visto de estudante,sendo que o mesmo terminou no dia 30/04/2012.Antes dele terminar eu vim para Dublin no dia 07 de março fazer um curso de inglês por um período de 90 dias,sendo que este visto de estudante em Dublin termina dia 07 de junho.Meu voo de volta para o Brasil é apenas em 19 de julho,ou seja pretendo ficar viajando pela Europa 1 mês e meio mais ou menos,gostaria de saber se vou ser barrado na volta ao espaço schengen?Sendo que em alguns fins de semana morando aqui em Dublin eu voltei para ele para visitar alguns países e não tive nenhum problema.
Saindo de Dublin eu irei para Alemanha para encontrar com minha irmã(apenas 3 dias lá) e sairei novamente do espaço para ir a londres passar 5 dias e depois retornarei definitivamente para turismo dentro do espaço,isso tudo é possível?
Será que pelo fato de eu estar aqui na europa desde setembro não será mais permitido fazer essas viagens?Eu teria que retornar ao Brasil?
Agradeço a atenção,estou desesperado sem saber onde conseguir essas informações e já liguei para alguns consulados e todos dizem que essa situação não é com eles.
Muito Obrigado!
Atenciosamente,
Paulo Ricardo Carvalho.
paulopoggio2@hotmail.com
Sei que tem muita gente perdida, em dúvida e alucinada por aqui, e eu sou mais uma, então deixo um questionamento, mas entendo que tempo é sempre curto e talvez não dê para responder.
Eu moro em Portugal há 3 meses, com visto de residência inicial (dura 4 meses). Em junho meu visto vence, e eu solicito um novo. O problema é que o visto pode demorar mais de um mês para chegar, e em julho estou indo viajar (por países do espaço schengen), provavelmente, de visto vencido. Tu sabes se rola, é possível?
Desculpa o incômodo, e novamente agradeço pelo post tão útil. Beijo.
gostaria de saber uma coisa, fui em março para a Europa e fiquei os 90 dias como turista, voltei em maio.
Mas queria muito voltar em julho novamente, não tem como? Eu tenho que esperar os 90 dias aqui no Brasil?E se eu entrasse por Portugal que é mais tranquilo.
obrigada
Laura