União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

ESTE POST JÁ TEM ANOS DE EXISTÊNCIA, E PELA IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, DECIDI ATUALIZÁ-LO CONTINUAMENTE:

Muitas das dúvidas relacionadas à Europa, no que se refere a assuntos como vistos, necessidade de passar ou não pela imigração, câmbio e outras questões burocráticas, são resolvidas se forem bem compreendidas as diferenças entre os conceitos de União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro.
  • UNIÃO EUROPEIA
União Europeia é o nome atual da Comunidade Econômica Europeia, ou simplesmente Comunidade Europeia. Abrange, por enquanto, 27 países europeus e 1 país asiático (Chipre), bem como seus territórios e colônias espalhados pelo mundo (Guiana Francesa, Ilhas Canárias, etc.). Esses países estão representados no mapa abaixo em amarelo (o Reino Unido deverá deixar essa União ainda este ano):


Com relação a viagens, entender quais são os países da União Europeia (UE) só tem relevância se você possui passaporte europeu. Ter passaporte europeu significa que você tem cidadania europeia e que seu passaporte vale como se fosse de uma pessoa nascida em qualquer um dos 28 países da UE.

Nem todos os países da UE usam o Euro como moeda ou tem fronteiras comuns, sem controle de imigração.
  • ESPAÇO SCHENGEN
Espaço Schengen é o nome que se dá ao conjunto de países que assinou o Tratado de Schengen, que prevê a abolição do controle de imigração entre um e outro país membro desse mesmo tratado, bem como a observação de regras comuns com relação às fronteiras externas e à imigração de pessoas de fora desse conjunto de países. 

No mapa abaixo, estão representados em azul os países que fazem parte do Espaço Schengen:

Perceba que nem todos os países da União Europeia estão no Espaço Schengen, a exemplo da Irlanda, do Reino Unido, da Croácia e da Romênia; perceba também que há países de fora da UE que estão em Schengen (Noruega, Islândia, Suíça). Romênia e Bulgária devem ingressar dentro de alguns anos nesse acordo.

Os países do Espaço Schegen funcionam, para efeitos de imigração, como se fossem um país só. Se você entrar num deles, NÃO precisa mais fazer imigração para seguir para os demais, porque não haverá controle entre um e outro, exceto em situações especiais nas quais um país decida restabelecer esse controle por questões como terrorismo, eventos esportivos, etc. (é o caso da França, que fiscaliza o trânsito de turistas, mas não carimba passaporte novamente). Apenas um carimbo será colocado no seu passaporte se você ficar dentro do Espaço Schengen a sua viagem inteira. 

Assim como você não precisa fazer imigração para ir de São Paulo para o Rio de Janeiro, do Rio para Porto Alegre e de Porto Alegre para Manaus, porque todos estão dentro da mesma zona imigratória, na Europa você não precisa fazer imigração (carimbar passaporte) quando vai de Lisboa para Madri, de Madri para Roma, de Roma para Berlin e de Berlin para Oslo. Isso vale tanto para viagens de avião como de barco, trem ou automóvel.

Agora, se você estiver em Paris (dentro de Schengen) e quiser ir para Londres (fora de Schengen), vai fazer a saída migratória (carimbo de saída) e a entrada no Reino Unido (carimbo de entrada). Se quiser voltar para Paris, vai carimbar sua saída da Inglaterra e a nova entrada na França. Tudo isso, mesmo que você não tenha saído da UE. 

Brasileiros que pretendam viajar para países do Espaço Schengen por até 90 dias como turistas não precisam de visto. Entretanto, se quiserem trabalhar em algum país do Espaço Schengen, terão que procurar o consulado do país onde querem trabalhar para tirar um visto e esse visto valerá para todos os países do Espaço Schengen. Da mesma forma ocorre com países que precisam de visto até mesmo para turismo na Europa, como por exemplo bolivianos (precisam tirar um visto que vale para todos).
  • ZONA DO EURO
O conceito de Zona do Euro serve para que se saiba quais são os países onde se usa o Euro como moeda. Nem todos da UE usam e alguns países de fora da UE usam extra-oficialmente. Veja no mapa, em azul, onde se usa o Euro como moeda:


Em verde, estão os países que devem adotar o Euro num futuro ainda incerto. Em marrom (Reino Unido), está um país que optou por não usar o Euro, mantendo a Libra. Em vermelho, a Dinamarca, que fez um plebiscito para ver se adota o euro. Os dois roxos (Kosovo e Montenegro) usam o Euro como moeda extra-oficialmente. 

Resumindo...

França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Letônia, Malta e Grécia são países que fazem parte da UE, usam Euro como moeda e não têm, de regra, controle de fronteiras entre si. 

Suécia, Dinamarca, Lituânia, Polônia, República Tcheca e Hungria fazem parte da UE, não têm, de regra, controle de fronteiras entre si, mas usam cada um a sua moeda própria. 

A Irlanda e Chipre fazem parte da UE, usam o Euro como moeda, mas fazem controle de fronteiras.

O Reino Unido, a Croácia, a Romênia e a Bulgária fazem parte da UE, mas usam moedas próprias e fazem controle de fronteiras. 

A Suíça, a Noruega e a Islândia não fazem parte da UE, têm moedas próprias, mas não fazem, de regra, controle de fronteiras dentro do Espaço Schengen.

Os micro-países seguem a política do país do qual dependem. O Vaticano e San Marino seguem a política italiana; Mônaco e Andorra seguem a política francesa (usam Euro e não fazem controle de fronteira). Liechtenstein segue a política suíça (usa o franco suíço e deixou de fazer controle de fronteiras com a entrada da Suíça no Espaço Schengen, em dezembro de 2008).
 
Todos os demais países da Europa (Rússia, Ucrânia, Sérvia, Albânia, Belarus, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, etc) seguem políticas próprias com relação a moeda, imigração e cidadania, alguns deles isentando turistas brasileiros de visto (exemplo: Croácia, Rússia, Ucrânia) outros exigindo visto de brasileiros (exemplo: Moldávia).

Comentários

Unknown disse…
Adorei vc está de parabéns aprendi muita ciosa q nao sabia q agora sei atraves de tudo que eu consegui estudar ...Estou na Alemanha agora ... Ficou show tudo mais uma vez parabéns.
Obg .

Jardell Ferreyra,
Vem comigo! disse…
explicadissimo!
vlw!!!
Unknown disse…
Show de Bola... muito substancial e essencial!
Me restou uma duvida somente... se uma pessoa for estudar por 3 meses em um pais do espaco Schengen e mais 3 meses em outro... ela vai precisar de visto? e em qual pais?
A. A. Cella disse…
3 meses num país mais 3 meses em outro equivalem a 6 meses em Schengen, o que sempre exige visto. Só se pode passar 3 meses na Europa a cada 180 dias, intercalados ou não. O país que deverá ser procurado para emitir o visto, em caso de 2 cursos em 2 países diferentes, com duração igual, é o primeiro em que tu pretende estudar (o país que recebe o imigrante pela primeira vez é responsável pela aferição dos requisitos de entrada).


De qualquer forma, se a intenção é estudar, a escola pode exigir visto de estudante mesmo para períodos inferiores a 3 meses. Afinal, essa isenção de visto é para turistas (não trabalhadores nem estudantes).
Anônimo disse…
PARABENIZO-LHE PELO EXCELENTE TRABALHO POSTADO AQUI. CONTINUE MOSTRANDO SEMPRE A ATUALIDADE MUNDIAL. UM GRANDE ABRAÇO
Marianna disse…
Nossa, ta realmente de parabens!!! Eu estou ha mais de um mes tentando encontrar essas informacoes e nem o despachante sabia me informar! muito obrigada!
Anônimo disse…
Olá como vai? Estou em Praga no momento e antes de tudo obrigado por esse tópico pois nunca nem mesmo em consulados vi algo tão perfeito e completo, a minha dúvida é a seguinte...estou em Praga e desejo ir a Dublin, posso sair normal e retornar dentro dos meus 90 dias como turista correto?Pois meu vôo de retorno ao Brasil saí de Praga, meu e-mail é marcosbrownie@hotmail.com fico no aguardo e agradeço desde já.
Marco Pereira.
A. A. Cella disse…
Olá,

Você pode ir sem problemas a Dublin e depois voltar a Praga. É possível permanecer até 90 dias no Espaço Schengen num espaço de 6 meses. Ou seja, pode ir e voltar quantas vezes quiser, desde que não passe de 90 dias ao total, nesse mesmo espaço de 6 meses.

Provavelmente, porém, vc terá carimbada uma saída de Praga e uma chegada na Irlanda. Depois, uma saída da Irlanda e, se ficar mais algum dia em Praga, nova entrada na Rep Tcheca. Se na volta, vc só fizer conexão para o Brasil, não terá mais carimbos depois da Irlanda.
Larissa disse…
Brigada pelas explicações, mas fiquei com uma dúvida. De Paris a Londres, mesmo de trem, vou ter q passar pela imigração? Eu tava confundindo, achando q a Suíça tava fora da zona e o Reino Unido estava incluído...
A. A. Cella disse…
Sim! Há controle de fronteiras seja por terra, ar ou água!
Elia Pereira disse…
Oi, tudo bem?
Adorei todas essas informaçoes, mas tenho uma duvida. Eu estou morando em Madri, nao tenho visto, mas o meu passaporte nao foi carimbado pela imigraçao de Paris, fui roubada e fiz outro agora em fevereiro. Nao tem carimbo, mas tem a data que foi feito. Agora preciso fazer uma viagem a Paris e tenho duvidas se o vôo sera normal ou passarei por um controle de imigraçao, e depois regressarei a Madri.
Obrigada
A. A. Cella disse…
Eliene,

Você não passará por nenhum controle de imigração ao viajar entre Madrid e Paris.

No entanto, precisará de um documento com foto para poder embarcar no avião - e o único documento válido no exterior que você possui é o seu passaporte.

Eventualmente, você poderá ter que comprovar a regularidade de sua situação na Europa, no caso de algum policial (por muito azar) pedir para verificar seus documentos aleatoriamente, e por isso é bom sempre andar junto com a cópia da ocorrência policial da perda/extravio/furto do seu antigo passaporte.

Assim como aqui no Brasil uma barreira policial pode um dia pedir para ver sua carteira de motorista ou um hotel pede para ver um documento seu, lembre-se que os únicos documentos q vc tem na Europa são justamente o seu passaporte. A cópia da ocorrência ajuda a explicar a sua situação.
Unknown disse…
Oi André,

Vou aproveitar aqui para tirar umas dúvidas...
Eu estou pensando em trancar a faculdade para viajar durante 10 meses. Queria fazer alguns estágios, mas são informais, e eu não conseguiria nenhuma documentação para tirar um visto de estudante (até porque seriam estagios em diferentes paises); ou seja, iria como turista. minha preferência era ficar o maior tempo possível na europa. Ouvi dizer que, uma vez la, podemos tentar prorrogar os 90 dias para 180 dias...Você sabe se é verdade?? Outra ideia que eu pensei é: ficar la 90 dias, sair por 4 meses (viajar por outros lugares fora da europa) e voltar mais 3 meses...Vc acha que isso seria possível?

Obrigada pela atenção,

Cecília
A. A. Cella disse…
Olá... não sei nada sobre prorrogação de permanência de turista. Agora, se ficar 90 dias e sair por 4 meses, pode voltar por mais 90 dia, isso é tranquilo.
O seu grande problema pode ser a comprovação na entrada. Como justificar que vc vai ficar 90 dias na Europa sem trabalho aqui no Brasil nem na Europa? Quem estaria pagando sua permanência? Para quando seria sua passagem de volta? Veja bem, não estou te desestimulando, mas apenas te fazendo as perguntas que provavelmente poderão ser feitas qdo vc chegar por lá... abc
leti disse…
ola minha duvida é a seguinte,
meu nome consta no espaço schengen por estar ilegal na europa.mas agora pretendo fazer uma viagem a londres como turista com tudo certo dinheiro hotel etc...
queria saber s eles verificam o espaço schengen?porque afinal londres naõ faz prte deste controle.
Presidente disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Presidente disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Presidente disse…
André, tudo bem? Parabéns pelo post!

Tenho uma dúvida: fui à Alemanha e Hungria em Setembro de 2008, fazendo a entrada e saída da área do tratado de Schengen pelo aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Meu passaporte foi carimbado na entrada, mas não tive carimbo de saída. Isso pode me causar algum problema em uma próxima viagem? Devo entrar em contato com algum órgão (companhia aérea, Polícia Federal etc.) para comprovar que meu último ingresso na UE foi legítimo, ou não preciso me preocupar com isso?

Desde já agradeço! Abraços e continue blogando! =)

Visite meu blog de poker online!
A. A. Cella disse…
Olha, aconteceu a mesma coisa comigo na segunda viagem que fiz a Europa em 2007, exatamente na França. No ano seguinte, retornei ao Espaço Schengen, dessa vez em Portugal, e não tive problema algum. Já escutei situações semelhantes de vários conhecidos e nunca ninguém teve algum problema. A rigor, não há registro informatizado de entrada no país (ou se há, é ligado ao das empresas aéreas)... Fica frio!
Anônimo disse…
Super parabens pelo artigo. Muito bem explicado e ja salvo em meus favoritos. Acabei de mudar pra Europa e sempre acabo mio perdido com todos esses acordos. Mias uma vez parabens e obrigado
Unknown disse…
Oi meu xará, tambem sou gaucho mas vivo em Lisboa há 7 anos. Descobri o teu blog porque vou pra Paris em Dezembro e o google me trouxe aqui. Bom o que me faz te escrever é uma afirmaçao deste post "...trabalhar em algum país do Espaço Schengen, terão que procurar o consulado do país onde querem trabalhar para tirar um visto e esse visto valerá para todos os países do Espaço Schengen." Voce quer dizer que o meu visto em Portugal é válido pra todo o Espaço Schengen? Eu achava que só era válido pra Portugal. Te agradecia se a gente pudesse trocar informaçoes sobre isso. Um abraçao...
Ney Jr disse…
André Parabéns!

Realmente vc fala tudo q se precisa saber!
mas tenho uma questao!

Estou na Austria e nao consegui o visto de estudo, e meu visto de turista vai vencer, um amigo q fala alemao ligou no escritorio competente sobre o visto e foi dito q poderia sair da UE ficar um ou dois dias em outro pais, para mim a Croacia q eh mais perto ter um carimbo de entrada e saida, e eu poderia voltar tranquilamente para a Austria!com mais 3 meses como turista, isso eh mesmo possivel?
ou a mulher esta mal informada? tenho medo de ir para a Croacia e ter q ficar por la por 3 meses!
Obrigado pela atencao!
e Parabéns novamente!
Ney
Email neycovsk@hotmail.com
A. A. Cella disse…
Nery Jr, acho que a resposta é NÃO!!
Andei olhando o site do Consulado alemão em Porto Alegre e obtive a seguinte informação: "Quando os 90 dias de permanência tiverem sido alcançados, o viajante deverá permanecer 90 dias fora da Alemanha e do território Schengen. A saída para um país vizinho pouco antes do término do prazo e posterior reingresso na Alemanha não dá direito, em hipótese alguma, a mais um período de 90 dias de permanência."
O mesmo deve valer para a Áustria!
Abc
A. A. Cella disse…
Kirchner,
Pelo que já andei lendo a respeito, vistos para TRABALHO devem ser obtidos realmente junto ao país no qual se quer trabalhar. Não tenho muita informação a esse respeito, já que sempre dei mais atenção a questões de turismo... Desculpe qualquer inconveniente!
A. A. Cella disse…
leti, com relação à inglaterra conferir ou não o sistema do espaço schengen, acho que é possível sim. embora não faça parte do acordo como os demais países, o reino unido é colaborador e troca informações com esses países. por isso acredito q há risco de acharem algum problema!
Unknown disse…
Oi andré. Estou com uma dúvida urgente... eu estudo na suiça há dois anos... meu curso terminou agora em junho e por isso meu visto venceu. Agora gostaria antes de ir embora pro brasil de conhecer um pouco a europa porque nao tive tempo de fazer isto durante estes anos. Por meu visto ter vencido, eu entro de novo na situaçao de turista, ou seja, 90 dias pra ficar aqui ou eu teria que sair da europa e entrar de novo pra conseguir viajar? obrigado pela resposta.
Sarah disse…
Olá André,
a minha duvida é a seguinte. Vou em janeiro de 2010 para França estudar atraves de um programa de intercambio da minha faculdade. Ouvi dizer que uma vez viajando pro ReinoUnido (fora do espaço schengen) há complicaçoes para viajar para outros lugares ou mesmo para continuar na França, é verdade?
Marina disse…
Oi Andre, estou indo estudar italiano por 4 meses na Itália, mas nao tirei o visto de estudante, e sei que so posso ficar por 3 meses na Uniao Europeia.
Se eu arriscar de passar o ultimo mes sem visto voce acha que terei problemas na hora de sair da itália de volta para o Brasil?
Na hora de sair da italia passo por algum tipo de imigracao?
A. A. Cella disse…
Pessoal, vou tentar responder algumas das dúvidas acima, mas sem muita convicção:
1 - Moacir: acho que com o término do visto de estudante vc deve retornar ao Brasil, não há como "tornar-se" turista sem esse retorno.
2 - Sarah: essa questão está ligada ao objetivo de seu visto. Se foi concedido apenas para estudar na França, pode ser restrita sua saída para outros lugares. Como conferem passaporte para entrar na Inglaterra, podem "pegar" vc - agora se for apenas a países vizinhos do Espaço Schengen, como não há fiscalização teoricamente não tem como dar problema.
3 - Marina: na hora de sair, sim, vc passa por imigração e, como são feitos registros eletrônicos da sua entrada, verão que vc excedeu no tempo. Melhor não fazer isso.
Joao disse…
Olá !

Tenho uma duvida.. se eu for de Portugal para Polónia, sendo um cidadão com nacionalidade portuguesa.. O passaporte é carimbado nalgum país?
A. A. Cella disse…
Teoricamenete, não. A Polônia ingressou em Schengen em dezembro passado, e por isso é a mesma coisa que ir para Espanha!
Mel disse…
Ola Andre! Achei seu site fucando no google, rsrs. Primeiramente adorei seu site, as informacoes sao excelentes, melhores do que as fornecidas em muitos consulados. Voce deveria abrir uma firma de consultoria em questoes de viagens, vistos, passaportes, etc, rsrs. Enfim, tenho uma duvida e espero que voce possa me ajudar. Ninguem consegue me informar isso e tenho medo de perguntar em algum lugar e ficar marcada. Eu fui para a Noruega em 21 de abril de 2009 e fiquei la por 90 dias, voltei ao Brasil no dia 19 de julho. Isto eu estava com meu passaporte velho que iria vencer em janeiro de 2010. Ai meu amigo na Noruega me disse esse lance do passapote ter validade superior a 6 meses para entrar em Schenguen, entao fui a policia para tirar o passaporte novo e pensei que os carimbos no passaporte antigo seriam transferidos para o passaporte novo...quando fui pegar o passaporte novo hj na policia federal, vi que todas as folhas estao em branco e perguntei para o agente da PF: "E os carimbos no meu antigo passaporte, nao existem mais?" Ele me disse para eu levar o passaporte antigo comigo caso tivesse algum visto. Portanto eu entendi que meu passaporte novo eh como se eu nunca tivesse viajado, em branco...estou certa? Bom, minha grande duvida eh: Se eu voltar para o Espaco Schenguen antes de completar meus 90 dias fora da area schenguen tera algum problema? Os funcionarios do aeroporto registram o nosso nome, numero do passaporte, etc no computador ou eles so tem controle atraves dos carimbos? Eu penso que se eles nao tiverem este controle de pessoas que entran na area Schenguen informatizado, posso entrar sem problema, pois eles nao tem como provar que eu ja viajei sendo que meu passaporte esta em branco. Eu acabei de ler algo sobre o SIS, Sistema de Informacao Schenguen, mas nao achei nenhuma informacao que suprisse minha duvida. Pelo visto eles so tem regisstros de quem eh procurado pela policia, terroristas, pessoas com arma, etc...pelo menos foi isso que eu entendi. Uma outra hipotese que me passou pela cabeca eh os aeroportos terem algum tipo de ligacao com a Cia Aerea? Tipo, se puxarem meu nome la veem que eu estou entrando na area Schenguen antes dos 90 dias exigidos que se fique fora de la atraves da Cia Aerea? Mais uma coisinha...quando a gente chega no Brasil, eles tem um sistema informatizado, pedem nosso passaporte e digitam alguma coisa la no computador...eles tem registro dos nossos nomes, data de entrada e saida, destino visitado, etc?
Agradeco muito se vc puder responder!
Ola. Desculpa, postei o comentario no post mais atualizado, mas vi que vc sempre visita este aqui para responder. Parabens pelo blog. muito legal. Sei que nao tem nada a ver com o post, rs, mas gostaria de tirar uma duvida com vc. Estou na Polonia com visto de trabalho (estagio) por 2 meses. Vou tentar a extensao do visto de trabalho por mais 2 meses. Quando acabar o estagio gostaria de ir a Italia. Posso ir como turista? Quer dizer, qdo meu visto na polonia expirar, posso viajar por mais 3 meses sem visto? como turista. Obrigada
Abracos

Renata Herculano
Anônimo disse…
Tenho passaporte italiano e sou também brasileiro. Estando no Brasil consigo entrar na Suiça sem necessidade de visto, utilizando o passaporte italiano? Lembre-se que a Suiça não faz controle de fronteiras no território Schengen, mas eu estarei partindo do Brasil, porém entrando como cidadão Schengen...
A. A. Cella disse…
A Suíça entrou no Espaço Schengen no final do ano passado, implementando as medidas necessárias até março deste ano. Portanto, a regra de migração é a mesma da Itália, da França, etc., muito embora o país continue fora da UE.
jacitelles disse…
Olá André! Muito legal este post, parabéns! Meu filho está na Irlanda, com visto de turista (por 3 meses). Ele gostaria de fazer um curso de francês em alguma cidade da França após sua estada de 3 meses na Irlanda. Você acha que ele conseguiria visto de mais 3 meses na França (pagaríamos o curso e estadia antecipadamente), já que a Irlanda não faz parte do Espaço Schengen?
90dias disse…
André,
como muitos aqui, tenho impressão que so a sua vivência é capaz de responder minha pergunta :

- Você sabe o que acontece/ou pode acontecer na hora do embarque de retorno ao Brasil, se passar por ex 120 dias na Europa (30 além dos 90 permitidos) ?

Agradeço desde ja !
A. A. Cella disse…
Pessoal, realmente não sei dizer nada a respeito de prolongamento de vistos de estudantes ou de residência temporária - só turista (que não precisa de visto).
Com relação à pergunta do excesso de prazo na Europa (120 ao invés de 90 dias), tampouco tenho resposta ou experiência para dizer, mas acredito que o problema só ocorrerá no dia que se quiser voltar ao continente, se o sistema de informações comuns do Espaço Schengen for consultado (o que muitas vezes não ocorre em países como a França, por exemplo).
Anônimo disse…
Ola eu queria tirar uma dúvida, o ano passado eu estive 3 meses na Italia e quando faltava 15 dias para terminar meu periodo legal dos 3 meses, eu fui para Londres por 5 dias, na entrada eles carimabaram meu passaporte e ainda carimbaram uma frase que dizia assim, entrada para 6 meses de trabalho. Mas depois me falaram que com esse carimbo de 6 meses eu poderia ter retornado a Italia e ter ficado por 6 meses com esse carimbo, mas na epoca eu não sabia e acabei vindo embora com o medo de estar ilegal. Isso será que era verdade mesmo, eu poderia ter ficado lá por + 6 meses?? Obrigada
Unknown disse…
Ola André. Tudo bem?
Antes de tudo, parabens pelo blog. Muito bem escrito e muito esclarecedor.
Tenho uma duvida. Estou estudando na França (com o visto de estudante de 6 meses). Antes de vir, fui informada no Consulado da França que eu nao poderia sair do espaço Schengen hora nenhuma, porém tenho amigos que já vieram para cá (com o mesmo visto) e foram para lugares fora do espaço Schengen (como inglaterra e israel - este ultimo inclusive nao faz parte da UE). Gostaria de saber se é possivel sair por 5 - 10 dias do Espaço Schengen e voltar para França.
Muito obrigada.
Karina
Anônimo disse…
oi tenho uma duvida
eu estava na espanha e fiquei ilegal, e meu nome está no acordo schengen pois fui pega e me propibirma entrada por 3 anos nesse territorio
mas agora estou com passagem marcada para espanha novamente e vou tentar, fazer conexao em paris, pois muitas pessoas passam e eles nem olham o passaporte estou siente do risco mas nao me importo quero mesmo é tentar...estou pagando advogada na espanha pois minha cidadania italiana está para sair...
vou tirar o novo passaporte a muita diferença do antigo passaporte para a fiscalizaçao nos aeroportos?
é verdade que ele tem um chip?
a chnces dles nem carimbarem esse passaporte como o antigo?
A. A. Cella disse…
PESSOAL, por mais que eu tente ajudar, não tenho como assumir a responsabilidade por uma resposta relativa a questões de legalidade de permanência em países estrangeiros. São matérias que dependem dos agentes de imigração de cada país. Como nunca tirei visto de estudante ou de trabalho e tampouco fiquei na Europa mais do que o tempo de turista permite, tampouco tenho experiências pessoais a esse respeito. Espero que compreendam que o objetivo do blog é outro...
Rafael disse…
André meu visto vence dia 28 de dezembro de 2009, cheguei em portugal dia 01/09/2009, comprei uma passagem pra Roma pro dia 18/01/10,será que terei algum com essa viagem??
Unknown disse…
André meu visto vence dia 28 de dezembro de 2009,tinha visto para estudo como ele venceu posso usar os 90 dias de turista porque comprei uma passagem para roma no dia 18/01/10,será que terei algum com essa viagem??
Unknown disse…
Parabéns pelo seu blod, que é ótimo. Há muito que o acesso e as informações são sempre úteis.
Por isso,vai uma mãozinha: desde ontem, Sérvia, Montenegro e Macedônia também deixaram de precisar de visto para a União Européia.Também vale dizer que, mesmo os países do espaço Schengen às vezes restringem o acesso,em caso de alguma ameaça (como ataques terroristas, poe exemplo)
Asclepíades disse…
Excelente explicação, estou há um mês procurando na web como fica a nosa situação (terceiromundistas)para circular dentro dae Zona de Schengen. Irei para a frnça e de lá para portugal de trem, estava com muito medo de ser barrado na espanha, mas pelo visto não há perigo. Obrigado
Anônimo disse…
Olá.... adorei o seu blog

Tenho uma dúvida como tantas por aki, vou pro Canada estudar por 3 meses e de lá queria ir fazer um mochilão na Europa, mas não excedendo os 3 meses de permanência. Tenho de pedir algum visto de turismo para o territorio schengen antes de ir p/ canada? será que eles vão me barrar do canada para aa Europa? ouvi dizer que é mais fácil entrar pela França é verdade???
Anônimo disse…
Olah! Adorei o topico. Eh realmente muito util. Eu tenho uma questao: Estou na Polonia e prentendo ir a Croacia, que nao faz parte do espaco Schengen, soh para receber mais tres meses. Serah que consigo, ou esses tres meses valem pra qualquer pais da Europa, inclusive os que estao fora do espaco Schegen? Obrigado!
A. A. Cella disse…
Vc pode ficar ate 90 dias A CADA seis meses, ou seja, para renovar os 90 dias no Espaço Schengen (Polonia, no seu caso), teria de passar 90 dias na Croácia. Abc
Unknown disse…
Muitíssimo obrigada!tirei minhas dúvidas e aprendi muito tmb.Parabéns por colaborar com informações claras e utilitárias!Adorei
Unknown disse…
Olá, André! Parabéns pela clareza com que vc responde às questões de todos e pela utilidade dos seu post! Eu preciso de uma informação sua. Estou desesperada! Estou na Suiça e meu visto de turista acaba dia 21/03.Acontece que eu enviei um dossier para uma universidade daqui com o objetivo de estudar aqui e este será analisado, a resposta certamente não sairá antes desta data.Mas eu gostaria de esperar essa resposta aqui na Suiça, para poder resolver prováveis problemas que possam vir a acontecer. A minha mãe é casada aqui e vivo com ela. Será que se eu só for embora alguns dias depois do limite do meu visto, terei problemas para voltar à Suiça? Tenho receio que isso prejudique meu retorno à Suiça.
A. A. Cella disse…
Por mais justos que sejam seus motivos e suas intenções, vc ficará ilegal se deixar passar seu prazo de permanência. Verifique junto a uma autoridade como regularizar sua situação, porque ficar ilegal e voltar depois formalmente fica difícil mesmo (vc sabe!)... Abc e desculpa por não poder ajudar
Unknown disse…
Olá André, muito bom seu Blog.

Tenho uma dúvida, vou mochilar 20 dias na Europa (preciso de visto?), queria saber se há restrição de quantidade de entradas e saídas do Espaço Schengen para outros países da UE.
Ex: Vou de Londres p/ Polonia de lá para Dublin e depois p/ Barcelona (ou seja entro e saio do espaço Schengen mais de uma vez). É possível? Preciso de visto para isto?

Um abraço.
A. A. Cella disse…
não precisa de visto e nao há limite de saídas, basta não ficar mais de 90 dias ao todo, num espaço de 6 meses. leia mais no post http://demochilao.blogspot.com/2008/03/preparativos-para-europa-passaporte-e.html
Anônimo disse…
Prezado André,
sei q o objetivo do tòpico nao é esse mais estou meio que desesperada.Fui até aembaixada aqui na Italia mas achei a consul meio "doidona" me dando "jeitinhos barsileiros". A problemàtica é a seguinte: vim com meu marido (cidadao italiano) pra cà para ele fazer um trabalho e meu visto é turìstico. Deveria ir embora antes dos 90 dias mas ele nao conseguiu concluir o business e AINDA estou aqui, precisamente 120 dias. Obviamente estou desesperada porém nao poderia voltar pro Oriente Médio sozinha e com um bebe enquanto ele deve terminar seu buisness aqui. A minha questao é posso passar com passaporte brasileiro, junto com ele para aqueles que tem passaporte da UEuropéia por ser mulher dele? Na entrada por Paris, me disseram exatamente isso: "Voce deveria passar junto com seu marido mesmo tendo passaporte brasileiro". por uma questao de ser correta, fiz isso e pedi que carimbassem meu passaporte (tòòòim!). Bom a consul e demais amigos me dizem que nao tem problema algum na minha saìda da Italia, que eles sequer vem o passaporete e tal, sem controle de imigraçao. obviamente meu medo é tomar o carimbo de expulsao no passaporte e ficar 3 anos sem poder voltar. A consul me disse q hà recursos e tal, mas nao quero me arriscar (mais!). Voce acha que posso passar na mesma fila de portadores de passaporte da Uniao Europeia ao lado do meu marido (cidadao italiano) e nosso filho? Ah, parto de Milano e faço escala em Paris. Existe controle no Brasil na minha chegada ou quando voltar aqui e verificarem a data? Colocam meu nome na Lista negra Schengen e me extraditam quando voltar aqui?
Please me responda...
Obrigada e um forte abraço de uma mae apavorada!
A. A. Cella disse…
Olha. nunca ouvi dizer q brasileiro possa passar pelo controle exclusivo da UE, geralmente eh o contrario: o europeu vai com o amigo ou parente na fila comum.
Ocorre que, para sua sorte, Paris geralmente não carimba a saída (as vezes so carimbam a entrada se vc pedir)...
FLÁVIA MONTEIRO disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Olá André.

Sei que não é o objetivo do blog mas quem sabe você poderia me ajudar.

Vivo atualmente na Suiça sem permissão. Quando vim, não recebi carimbo de entrada e a Suíça não era integrante schengen, meu passaporte é o modelo antigo, eles não anotaram nada. Penso em voltar para o Brasil, mas gostaria de saber se posso ter problemas na hora da saída por não ter um carimbo de entrada. França seria fácil para sair?

Obrigado.
Anônimo disse…
Bom dia,

Gostaria de saber se mesmo com o passaorte antigo eles registram tudo no sistema schengen? Ou é so o carimbo?

Muito obrigada!
Unknown disse…
Boa tarde, Andre!

Tenho um dúvida, quem sabe pode me ajudar?!
Sou brasileira, vim para Italia via trem de Munique, onde tinha visto de estudante que vence agora dia 02/04. Esse visto só serve para Alemanha.
Não recebi nenhum carimbo de entrada na Italia.
Fui a imigração para obter informações e regularizar a situação. vou me casar com um italiano e para isso preciso do visto valido.
Depois de andar de um local para outro onde informações não se coincidem, me sugeriram de sair do Espaço Schengen e retornar depois de 2 dias, assim obtendo o carimbo de entrada.
Se preciso sair, tenho que fazer isso antes de vencer meu visto alemão, ainda não sei para onde ir e se conseguirei realmente entrar na Italia. O que você pode me dizer sobre isto.
Obrigada, parabéns pelo bolg.
Alessandra
Unknown disse…
Oi André, Parabens pelo site...

estou com uma duvida:

Moro em Paris e tenho visto de estudante, meu visto vai vencer no final de junho, vc sabe se posso permanecer aki por mais alguns meses? nem q for como turista (pq nem trabalho e nada) ou vou ter q voltar pra o brasil assim q meu visto vencer?

Obrigado,

Daniel
Anônimo disse…
Olá André. Gostaria de saber se você possui alguma informação sobre voos low-cost entre, Viena-Praga-Berlin-Amsterdam. Não consegui encontrar nenhuma companhia com baixo custo para esses trechos. Parabénspelo Blog,muito bom!!
Abs,
Jacaré
A. A. Cella disse…
Tente no site http://www.skyscanner.com.br/
A busca eh feita por país, aí vc tem uma idéia das cias que fazem os trechos. Na Alemanha, a Condor e a AirBerlin são as low fare mais conhecidas, na Holanda tem a Transavia...
Anônimo disse…
ok,André. Obrigado pela dica.

Abs,
Jacaré
Mariana disse…
Olá, André, parabéns pelo blog, está sendo muito útil na minha programação de viagem pela Europa. Tenho uma dúvida, se vc ou outra pessoa que estiver lendo este post puder me ajudar ficaria grata. Vou fazer uma parte do meu doutorado na Alemanha, pra isto não preciso de visto, apenas uma autorização de residência que deve ser solicitada após a chegada na Alemanha. Entretanto, esta autorização se refere ao período de trabalho e eu gostaria de ficar mais 3 semanas viajando. No consulado eles me informaram que eu devo pedir um período maior de residência (mas que a aprovação é incerta) ou viajar pra Inglaterra (não faz parte do acordo de Schengen) e voltar como turista. O que você acha disso? Conhece algum caso parecido? Obrigada!! =)
A. A. Cella disse…
Realmente não tenho como ajudar em questões que não estejam relacionadas a permanência como turista, sem visto. Desculpa e abraço
Bru disse…
Oi, tenho uma pequena duvida, esse tratado tambem e para fazer acordo de planos de saude?
estou programando minha viagem, so que a mulher da agencia esta oferecendo um plano de cobertura de saude, ela falou que e obrigatorio, gostaria de saber se e mesmo...
obrigada desde ja =]
A. A. Cella disse…
Eh obrigatorio sim. Veja mais em http://demochilao.blogspot.com/2008/03/requisitos-migratrios-para-europa.html
Anônimo disse…
Andre, irei estudar por 3 meses na Italia, ou seja , visto por 90 dias de estudante, mas pretendo ficar por mais 22 dias como turista.Posso ficar um final de semana na Croacia antes de vencer o visto de estudante, para poder ter o carimbo no passaporte com aquela data ex: o termino do visto é em 28/09 , irei para Croacia em 17/09... ou só posso ir somente qdo vencer o visto de estudante?

Grata - Lara
Unknown disse…
Olá... estive em Portugal em 2007 e 2008 com visto de estudante.
Agora quero voltar em agosto de 2010, só que meu visto está vencido, Posso entrar no país com ele assim mesmo ou como turista... terei algum problema na hora de entrar?... vão me barrar na imigração?
A. A. Cella disse…
Pode entrar como turista!
flavia disse…
parabéns pela clareza!
minha dúvida: fiz imigração em lisboa em 01/07/2010 e logo em seguida vim pra paris com visto de turista (mas convidada da prefeitura e com carta-convite de Paris pra ficar 3 meses) e sairei de paris em 30 de setembro indo pra lisboa. lá talvez fique mais dez dias e saia de lisboa em 10/10/2010, excedendo em 10 dias o meu prazo de visto. tem algum carimbo ou controle de fronteiras em lisboa que vá detectar esses dez dias a mais? se sim, visto que estou saindo, teria algum problema ao voltar a europa depois dos três meses de carência fora do schengen?
nesta situação vc desaconselharia uma ida a londres pois terei mais carimbos no passaporte?

att
flavia
Anônimo disse…
Vc está de parabéns pelos esclarecimentos.Há um tempo estou buscando uma resposta para minha dúvida e lendo aqui, encontrei.Agora estou mais segura e confiante.

Parabénss!!!!!
Anônimo disse…
Ola, queria uma informaçao,
Estou na espanha a 1 mes, vim com turista visitar minha mae q mora aqui e resolvi ficar, so q eu quero fazer faculdad, mas pra isso preciso de um visto d estudant, seria possivel eu adquirir esse visto aqui na espanha, pra q nao seja necessario eu voltar ao brasil?

Aguardo a resposta.... DESD JA MUITO OBRIGADA
LAURA
Unknown disse…
Boa noite, show seu blog mas tenho algumas duvidas, Estou na Italia e meus 90 dias ja se foram, tenho um convite pra ir pra Holanda, (tenho passagem marcada pra março do ano que vem para o Brasil), ate la gostaria de poder permanecer na europa e ver se posso fazer isso de uma forma legal.
Tenho carimbo no passaporte de 22 de março, ou seja ja foram os tres meses, se eu for pra Inglaterra corro o risco deles negarem a entrada, posso dar sorte ou nao, ja que se eles olharam o carimbo de entrada na Italia e minha permanencia de mais de tres meses aki pode embaçar ne? Sei que eh coisa de se aventurar, mas caso eles neguem, comprando passagem de ida e volta saindo da Italia eu voltaria pra ca, sem o carimbo ingles, ou seja, na volta estaria com problemas?
Outra coisa, se eu tirar um passaporte novo aki na Italia, no consulado, estaria em branco, mas a data de entrada (ou seja o carimbo citado acima, do dia 22 de março) ficaria no sistema inteiro? ou seja se eu for pra Holanda eles saberiam que entrei na Italia neste dia?? Na Inglaterra nao sei tb, ja que nao sei se os sistemas sao integrados.
Sou fotografa e adoro viajar, conhecer lugares diferentes, nisso eu arrumo um trabalho aki, outro ali, sempre honesto, nisso passeio, fotografo, conheço lugares maravilhosos e acredito que isso nao tem preço...
Agradeço a sua paciencia e sua ajuda,
um grande abraço
Anônimo disse…
ola!!!Amigo estava indo para ibiza de ferias tinha comigo um bom dinheiro 2 cartao internacional,mas infelizmente comprei um bilhete com escala no PORTO em Portugal chegando la tive uma grande surpresa,por ja ter morando la em 2006 havia uma notificaçao a ser entregue a mim e eles alegaram que teriam que me notificar naquele momento,mas achei muito injusto pois ja tinha se passado 4 anos da data que sai de la,mas nao teve acordo tive que voltar do aeroporto,e alem de tudo com uma carta de expulsa referente a 4 anos atras,agora quero voltar pela frança o que vc me aconselha?vc ja leu algum caso como o meu?Desde ja muito obrigado
Glaucia disse…
Ola Andre, quero ir para Norueg dia 16/08/2010, sei que esta muito em cima mas....meu passaporte brasileiro esta vencido e me disseram que posso viajar somente com o meu passaporte espanhol, mais o passaporte vencido e RG. Eh correta essa inforamacao? E na volta terei problemas pra entrar com o meu passaporte vencido? Agradeco desde ja....um abraco
Anônimo disse…
Olha só, estou indo a Alemanha estagiar durante três meses sem visto, vou como turista.Após meu estágio eu gostaria de poder viajar, já percebi que não poderei fazê-lo no Espaço Schengen. Até aí, td bem, posso ir para outros lugares, a questão é que minha passagem de volta vai ser de algum país do Espaço Schengen e meu medo é não poder entrar nem para pegar o avião para o Brasil...A mulher do consulado Alemão me sugeriu entrar por Portugal e depois ir para a Alemanha, mas não estou vendo muito sentido, há alguma facilidade se entrarmos por lá e ficarmos menos de 2 dias?

Obrigada

Annie
A. A. Cella disse…
PESSOAL, por mais que eu tente ajudar, não tenho como assumir a responsabilidade por uma resposta relativa a questões de legalidade de permanência em países estrangeiros. São matérias que dependem dos agentes de imigração de cada país. Como nunca tirei visto de estudante ou de trabalho e tampouco fiquei na Europa mais do que o tempo de turista permite, tampouco tenho experiências pessoais a esse respeito. Espero que compreendam que o objetivo do blog é outro...
Indira Faria disse…
Oi Andre!

Primeiramente Parabens pelo blog, me ajudou muito a esclarecer varias duvidas, já estou indicando para amigos tambem!

Agora ficou uma duvida com relação aos paises de fora do espaço Schengen. Vou para a Romenia em Janeiro, para um estagio porem com visto de turista (ja que vai durar apenas 2 meses). Apos minha estadia na Romania gostaria de tentar prolongar ao maximo minha estadia pela Europa.
Vi um curso de verão na Italia que estou querendo fazer, porem o curso so irá ocorrer nos meses de Junho e Julho. Assim, preciso sair da Romenia em Março e viajar (fora dos paises do espaço Schengen)até o meu curso começar, já que, como o curso na Italia é de dois meses eu não posso chegar na Italia com muito tempo de antecedencia (devido ao periodo maximo de 3 meses como turista).
Assim, a duvida é: fora do espaço Schengen os paises possuem politicas de imigração independentes, certo? Eu posso sair da Romenia e viajar tranquilamente por 2 meses fora do espaço Schengen (respeitando as politicas de cada pais)até entrar na Italia?Estou preocupada porque ao fim da viagem vai dar um pouco mais de 6 meses viajando com visto de turista, uns 4 meses entre estagio na Romenia e viagem entre os paises fora do espaço Schengen e os ultimos 2,5 meses na Italia fazendo o curso. Voce acha que posso encontrar problemas nas fronteiras destes paises?

Mais uma vez Parabens pelo blog.

Indira
Anônimo disse…
Ola! Seguinte: Estou morando na Italia ha 5 meses, sem visto (ou seja, sou turista). Antes de completar os 3 primeiros meses que eu poderia ficar como turista, fui a Marrocos, e recebi um visto de entrada, quando sai um de saida e tambem um na entrada na espanha. Voltei para a Italia e agora estao vencendo aqueles outros 3 meses (sei que na verdade eu teria que ficar 6 meses fora da europa, mas isso e so um detalhe!). Agora estou pensando onde posso ir para receber um carimbo de entrada. Gostaria de saber se se eu for a Londres, e me carimbarem (carimbam com certeza la) e entrar denovo na Italia, se este carimbo vale como saida da Europa, ja que Londres esta fora do Shengen...ou e melhor nao arriscar e ir para outro pais fora mesmo da Europa? (Isso e uma experiencia, pretendo voltar ao Brasil daqui 6 meses...heeh) Ptreciso desta resposta meio urgente, se alguem puder me ajudar...! Obrigada!
Vanessa disse…
Ola, eu acabei de fazer um comentario mas nao sei como ver a resposta....sou eu quem fui a marrocos apos os 3 primeiros meses na Italia...Nao coloquei meu blog pois nao tem nada a ver, e profissional, mas deixo aqui um email, se puder me responder neste email agradeço! vanica_ary@yahoo.com.br
Anônimo disse…
OLá Andre,

Estou em Madrid e minha dúvida é;
Se sair do Espaço SCHENGEN e for para Inglaterra ou Marrocos, os dias que eu passar nestes países não contarão como meu período aqui em Madrid, não é ? Ou seja, ganharia mais tempo para ficar aqui ?
Obrigada,
Daniela
Anônimo disse…
Olá! gostaria saber se eu teria problemas em viajar para algum dos paises do espço schengen, pois eu fui removido do Reino unido, por ficar além prazo do visto de turista e se eupoderia viajar para irlanda - dublin já ouvir conversas a respeito de que o Reinounido e a Irlanda partilham de informações de imigração, desde já obrigado!
Anônimo disse…
Olá! gostaria saber se eu teria problemas em viajar para algum dos paises do espço schengen, pois eu fui removido do Reino unido, por ficar além do prazo do visto de turista e se eu poderia viajar para irlanda - Dublin já ouvir conversas a respeito de que o Reino unido e a Irlanda partilham de informações de imigração, desde já obrigado!

12/10/10 21:31
Anônimo disse…
Olá gostaria de tirar uma dúvida a reseito do espaço schengen, copiei esse trecho de site especializado no assunto e queria saber o é que ele quer dizer..

"O Reino Unido e a Irlanda participam nos aspectos de cooperação policial da Convenção de Schengen e do SIS, à excepção dos alertas relacionados com nacionais de países terceiros que constam da lista de proibição de entrada".
Anônimo disse…
ola... gostaria da ajuda de vcs entao passei 6 meses no territorio Europeu, e ja estou 2 meses aqui no Brasil gostaria de ir passar 2 semans na Noruega .. e possivel.. Agradeco desde ja.. carine
Anônimo disse…
Fantastica sua esplanação,voce fez uso de uma linguagem simples de facil compreenção.....obrigada me ajudaste bastante.......muito legal qundo deparamos com esplanações nesse nivel.....parabéns....
Ana
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
LIDIA cH disse…
Hallo,eu li seu informativo e achei muito interessante.Obrigada.
estou com uma dúvida sobre meus estudos na Europa.Ja estou a um ano na Alemnha, meu visto como estudante vence em Abril de 2011.Eu gostaria agora de estudar na Irlanda, só que nao sei se é necessario eu voltar para o Brasil para renovar meu visto.Eu sei que preciso de um novo visto.So gostaria de sbaer se posso conseguir ele na Irlanda direto?
Voce sabe me informar ?
Obrigaddaaaa Lidia Chain
Marcelo Lunardi disse…
Andre, boa noite. Tenho passaporte europeu e gostaria de saber se posso ou não entrar e estabelecer moradia na Noruega uma vez que tenho passaporte. Reformulando, paises do espaço SCHENGEN, aceitam europeus da comunidade europeia para trabalhar e estabelecer moradia?. Aproveitando, muito proveitoso o Blog.
A. A. Cella disse…
Em princípio, não, porque o Tratado de Schengen é apenas um acordo sobre livre circulação de pessoas, não de migração. As fronteiras foram abolidas para propósitos de turismo e cirulação de mercadorias. Em sendo a Noruega um país de fora da UE, sequer existiria direito do cidadão europeu de se estabelecer livremente no país. Vc deverá procurar um visto de residência temporária lá com um Consulado norueguês.
Unknown disse…
Olá André! Parabéns pelo excelente post. Minha dúvida é a seguinte: Estou estudando em Portugal (visto de residente), e já viajei para Irlanda, que fica fora do espaço Schengen. Tenho informações de que só é possível entrar nessa zona por duas vezes, isso é verdade? Se for, eu entrei aqui pela primeira vez quando cheguei do Brasil, e a segunda quando voltei de Dublin. Dessa forma não posso mais ir para Marrocos ou Inglaterra... essa informação procede? Tô com muita duvida porque vou fazer um mochilão e já estou com passagem comprada pro Marrocos. Dessa forma eu estou com medo de quando for passar pela imigração o pessoal veja que eu já tenho duas entradas e não me deixem mais voltar à Lisboa.
Desde já agradeço!
A. A. Cella disse…
Infelizmente, não sei nada sobre isso! Abc
Anônimo disse…
Olá!
Minha duvida é q estou em Portugal a mais de 90 dias (entrei como turista) e gostaria de visitar uma amiga na Italia.
Nesse caso passarei por controle do passaporte?
Obrigada
Renata Hirai disse…
Oi André, td bem? TEnho uma pergunta, estou na Irlanda atualmente porém meu visto é de 6 meses e vai expirar, posso ficar mais 3 meses como turista? Preciso sair do pais e voltar como turista? Ou será q devo ir na imigração e explicar meu caso?
Obrigada e desculpas as milhões de perguntas.
Anônimo disse…
Olá morei em Dusseldorf na alemanha uns anos e logo então decidi ir morar na Espanha o que me complicou bastante tendo em vista a alta fiscalizção de imigrantes em Madrid onde morava. Enfim fui deportado apos morar 2 anos na Espanha e quero muito voltar. Tenho carta de expulsão por três anos e tenho muita vontade de voltar. Tem como eu saber quanto tempo me falta ? E ainda se eu não puder voltar pra Espanha posso entrar em outro país como Noruega que é pra onde pretendo ir ? Obrigado
nea disse…
OLA, ESTOU EM PORTUGAL E FOI MUITO BOM ESSA INFORMAÇAO,GOSTARIA SDE SABER QUANTO TEMPO LEVA APOS TER CARTA DE TRABALHO, SE TER UM VISTO,
E PODER VIAJAR PARA O REINO UNIDO SEM PROBLEMAS....
A. A. Cella disse…
PESSOAL, por mais que eu tente ajudar, não tenho como assumir a responsabilidade por uma resposta relativa a questões de legalidade de permanência em países estrangeiros. São matérias que dependem dos agentes de imigração de cada país. Como nunca tirei visto de estudante ou de trabalho e tampouco fiquei na Europa mais do que o tempo de turista permite, tampouco tenho experiências pessoais a esse respeito. Espero que compreendam que o objetivo do blog é outro...
Camilla disse…
helloo!!
sei que o motivo do blog é outro e entendi tudo que vc comentou... poréém queria apenas saber se voce ja ouviu alguma coisa do tipo ou se sabe... visto de estudante vencido dia 12 de fevereiro, minha passagem pro da 8 de marco, se teria como nesse tempo eu ir e voltar do marrocos? ou nao me deixaram entrar? se souber alguma coisa do tipoo muito obrigada pela ajuda

beijooos
Anônimo disse…
Pessoal - INFORMAÇÃO SEGURA - escrevi um e-mail para o consulado, pq estou na Italia, meu visto de turista vence agora em março e eu queria ficar mais tempo e perguntei se saindo da uniao européia e retornando "renovaria" mais 90 dias, e a resposta foi a seguinte "os 90 dias de permanencia como turista valem para a Europa inteira, não somente para a Italia.
Para poder acessar novamente como turista deverá esperar outro 90 dias fora da Europa."
alguem sabe algum jeito pra eu poder ficar mais aqui ???????????
Se alguem estiver na mesma ou possa ajudar, entre em contato kamila_battirola@hotmail.com
aline disse…
olá, André, não sei o que seria de mim sem voce!!! muito obrigada pelos esclarecimentos. Meu plano é ficar uns 10 meses viajando vários continentes, e mais tempo na auropa. Li tudo que tem no blog.
Tenho agora uma dúvida: se eu posso ficar no máximo 90 dias de 180 no território Schengen, posso "parcelar" estes noventa dias em várias vezes, várias entradas e saídas? como exemplo, fico 1 mes na alemanha e depois londres mais um mes, quando voltar para o território Schengen tenho mais 2 meses, certo? o tempo de 6 meses começa a contar da minha primeira entrada? com esta informação já posso planejar minha viagem. Obrigadíssima!
Unknown disse…
Por favor eu preciso esclarecer uma duvida, cheguei em setembro de 2010 na UE no caso Frankfurt, 1 semana antes de eu completar 90 dias eu fui para Croacia que nao faz parte da UE, neste caso permanecendo 90 dias na Croacia, eu posso voltar a Austria, no caso?

Aguardo resposta, Muito Obrigada.
Sarah
Olá. Parabéns pelo blog!
Estou pensando em fazer um mochilão pela Europa, pretendo entrar por Lisboa e sair por Genebra, é possível comprar as passagens aéreas dessa forma?

Agradeço sua resposta!!
A. A. Cella disse…
Fernando, é possível sim. Provavelmente, com a TAP ou com a SwissAir vc vai encontrar as melhores opções. Experimente primeiro com a TAP, que é em português. Vá ao site http://www.flytap.com/Brasil/pt/Homepage/ e marque a opção "MultyCity" acima dos campos de escolha e coloque a origem no Brasil, a chegada na Europa, o ponto de retorno na Europa e a chegada no Brasil. Depois e so pesquisar.
Anônimo disse…
Olá André!

Parabéns pelo seu blog e por compartilhar os seus conhecimentos!
Estou em Portugal trabalhando desde 05/06/2010 com Visto de Estada Temporária, o qual vence em 01/06/2011. Após esse período pretendo pegar 30 dias de férias e aproveitar o verão por aqui, antes do retorno definitivo para o Brasil. Preciso prolongar o meu visto?

Desde já agradeço, Danilo.
Alexandre disse…
Oi André, parabéns pelo blog.
Queria te fazer uma pergunta. Eu sei que após ficar 90 dias no espaço Schengen você só pode voltar a esse espaço depois de 90 dias, correto?
É possível passar esses 90 dias de intervalo na Inglaterra, já que não faz parte do acordo?

abração
Os Sujos disse…
ola Andre,

meu nome e Luiz. Estou trabalhando na Russia, fora da UE e do tratado. Entrei por portugal, mas sem carimbo no passaporte. Foi apenas uma escala. Gostaria de saber. Voltando a UE no fim do meu tempo aqui na Russia, voce saberia me dizer se tenho direito aos 3 meses como turista dentro da europa? ou meu tempo aqui na Russia conta neste caso. Tenho e-mail para contato bianco.cunha@gmail.com
Muito obrigado e seu post e respostas estao otimos.
camila disse…
oi, andré!
muito boas as informações do blog.
a minha dúvida é a mesma da Aline: esses 90 dias que a gente tem como turista, a gente pode "parcelar"? outra coisa que gostaria de saber é se há intervalo mínimo para voltar para o espaço schengen, se você ficou somente uns 15 dias na viagem anterior.
muito obrigada!
Henrique disse…
Caro André:

Primeiramente parabéns pelo blog, achei muito boas as informações. Gostaria de saber o seguinte. Vou primeiro para a Roma e de lá para Paris e vi que não é necessario visto entre os dois, porem depois de Paris quero ir para Londres visitar uns amigos. Acha que posso ter algum problema ou normalmente com o passaporte brasileiro é tranquilo?
Matheus disse…
Ola andre, estou estudando na suica, por 3 meses e gostaria de prolongar meu visto por mais dois meses para fazer um muchilao. Fui na communi de lausanne e me disseram isso de sair por dois dias do espaco schengen e voltar , que teria direito a mais 90 dias. Acabei de chegar de londres, passei dois dias la. Fiz tudo como mandaram, recebi garimbo de entrada e saida da area schengen. Estava pesquisando isso na internet e vii que nao eh possivel. Oque devo fazer ?? pois acabei a escola hoje e ja estou viajando amanha para o meu muchilao de 2 meses.
Daniel W disse…
Oi André, parabéns pelas informações.
Aproveito para tirar 02 dúvidas:
1-Estou indo para Suiça a trabalho neste próximo fim de semana e ficarei por no máximo 10 dias, preciso de visto?
2-Tenho que levar Franco Suiço? ou posso levar Euro ou até mesmo Dolar US, pois é mais fácil a aquisição aqui no Brasil.

Obrigado pela ajuda
A. A. Cella disse…
Para assuntos relacionados a necessidade de visto ou não, procure o post http://demochilao.blogspot.com/2008/03/preparativos-para-europa-passaporte-e.html ou o site da embaixada do país a visitar.
A. A. Cella disse…
PESSOAL, por mais que eu tente ajudar, não tenho como assumir a responsabilidade por uma resposta relativa a questões de legalidade de permanência em países estrangeiros. São matérias que dependem dos agentes de imigração de cada país. Como nunca tirei visto de estudante ou de trabalho e tampouco fiquei na Europa mais do que o tempo de turista permite, tampouco tenho experiências pessoais a esse respeito. Espero que compreendam que o objetivo do blog é outro...
Anônimo disse…
mano nao gostei por que nao achei direito oq eu queria mas valeu!!!!
aproposito coloca tambem quais os paises q nao fasem parte da união europeia!!!! blz
Vinícius Leal disse…
Olá André,
Sabes dizer se os passageiros de vôos que ligam países que fazem parte de estados Schengen porêm fazem escala em estados não membros estão sugeitos a imigração? Por exemplo: compras uma passagem de Madrid para Gotembourg mas o vôo tem escala (com troca de avião) em bristol (inglaterra). Os passageiros que continuam viagem estão expostos a imigração inglesa? Obrigado
A. A. Cella disse…
Em tese, nos aeroportos maiores existe uma sala de espera para reembarque na qual se tem acesso sem passar pela imigração. Já vi isso, por exemplo, em Londres, no Heathrow.
Entretanto, ao chegar na Suécia provavelmente vc passará pela conferência de passaporte por estar vindo num voo extra-Schengen. Assim, acho que escapa da inglesa, mas é melhor se informar sobre Bristol.
Anônimo disse…
ola meu nome e leandro quero ir para frança e da frança para inglaterra?para eu entrar na frança preciso de visto? passo por algum tipo de entrevista? eu indo para frança consigo chega na inglaterra sem ter o visto da inglaterra?
msn albertosilva20@hot....
Eloi disse…
Minha filha esta com visto de estudante para a frança com validade de fim de julho a fim de dezembro deste ano.
Ela viaja para a europa agora 05 de julho e quer ficar na europa depois do curso, ou seja em janeiro e fevereiro de 2010.
Considerando o visto dado é possível e como ir antes e visto e permanecer depois do visto de estudante?
Anônimo disse…
Olá, Minha dúvida é a seguinte:
Brasileiros podem permanecer no espaço schengen por 3 meses num prazo de 180 dias. Pergunto, eu estive em portugal de 22 de dezembro de 2010 à 11 de janeiro de 2011, totalizando 20 dias, depois viajei para a suíça em abril e passei 2 meses retornando em junho. Agora eu tenho que ficar 3 meses fora do espaço schegen? ou os 6 meses decorridos de dezembro a junho já me excluem dessa permanência no Brasil por 3 meses?
Agradeço desde já.
A. A. Cella disse…
A conta do prazo sempre parte do dia atual (se está lá) ou da volta(se está só planejando). Imagine que vc está na Europa hoje, dia 08/07/2011. Entre 08/01/2011 e 08/07/2011, vc não pode ter passado mais de 90 dias no Espaço, Schengen, ou estará ilegal. Amanhã, 09/07/2011, vc deverá contar quantos dias ficou na Europa entre 09/01/2011 e 09/07/2011 p saber se está ilegal. Projete a data do seu retorno na próxima viagem e faça a conta. Por exemplo: vc quer viajar hoje e voltar dia 01/08/11. Conte os dias na Europa entre 01/02/11 e 01/08/11 p saber se pode ou não fazer essa viagem. Se der mais de 90 dias, não pode, se der menos, pode.
Anônimo disse…
André eu não entendi sua resposta.

Do início do ano até junho eu já passei 85 dias no espaço schengen, só que agora já estamos no segundo semestre do ano. Eu quero saber se nesse segundo semestre eu tenho direito a mais 90 dias. Porém tem apenas 1 mês que voltei da Suíça. Obrigatoriamente eu tenho que esperar três meses no brasil, ou por já ter passado mais de 180 dias da minha primeira entrada, eu não preciso esperar os 3 meses no brasil?
Anônimo disse…
André, eu reli sua resposta tentando entender e compreendi o que você que dizer. Mas não faz sentido. Se eu passar 3 meses seguidos no espaço schegen e depois voltar para o brasil e ficar 3 meses que é o tempo legal, se eu for viajar de novo e fizer essa conta q vc diz, ainda assim não poderei ir.
A. A. Cella disse…
Caro anônimo, é só colocar num calendário. Se vc chegar na Europa em 01/01 e vir embora em 30/03, queimou seus 90 dias, certo? Fica abril, maio, junho no Brasil (3 meses) e aí pode voltar p lá de novo. Chegando em 01/07 na Europa novamente, vc tem 89 dias queimados na viagem anterior e 1 dia queimado na nova viagem. Em 2/7, vc tem 88 dias queimados na viagem anterior, e 2 dias na nova (ainda assim dá 90). No terceiro dia da sua segunda viagem,vc terá 87 dias usados na primeira e 3 na segunda, e assim por diante. Conte sempre os 180 dias anteriores e se vc estiver com mais de 90, está ilegal.
Luiza Montarroyos disse…
Oi André, minha dúvida é a seguinte:
Meu marido tem dupla cidadania espanhola e atualmente mora em Londres, ainda iremos optar pelo EEA Family Permit(o meu e o do meu filho),como tenho algumas coisas pra resolver aqui no Brasil,como no meu trabalho por exemplo,tenho q passar mais alguns meses aqui. Esse mes de julho entrarei de férias e pretendo passar 20 dias lá com meu filho,levarei carta convite do meu marido,carta da empresa,e passagem de volta...A pergunta é:POR EU ESTAR INDO VISITAR MEU MARIDO SÓ POR 20 DIAS,CORRO O RISCO DE TER A MINHA ENTRADA NEGADA POR ELES ACHAREM QUE EU IREI PERMANECER NO PAIS,MESMO LEVANDO TODOS OS COMPROVANTES QUE IREI VOLTAR NA DATA PREVISTA?
Anônimo disse…
Muito boas as informações deste post. Serviu pra tirar minhas dúvidas. Obrigado!
Anônimo disse…
Oi André, antes de tudo parabéns pelo blog.Queria tirar uma dúvida, se possível...
Passarei 90 dias no Espaço Schengen, embarco dia 06/08/11 no Rio e faço imigração no dia 07/08/11 em Lisboa, antes de seguir rumo à Paris.Hoje me peguei contando os dias e vi que me enganei na contagem para o bilhete de volta, pois minha data de retorno está para o dia 05/11/11, ou seja: entre 07/08 e 05/11 são 91 dias, 1 dia a mais!!!!!Estou meio desesperado agora...rsrs.....seria isso um motivo para eles me barrarem na imigração em Lisboa?Se eu reservar uma passagem de trem para Londres(fora do Schengen) para meados de setembro, durante 1 semana e depois retorno para Paris, essa semana em Londres me abateria este 1 dia a mais???Obrigado
Rogério
Anônimo disse…
ola Andre estou com uma duvida
passei 4 dias a mais dos 90 permitido na alemanha fui barrado na volta eles me atuaram ai depois me liberaram.agora estou a 1 mes aqui no brasil só q presciso voltar para o espaço schengen!
terei problema pra voltar??
se for possivel pode me mandar a resposta por email .
luiscarlos_oito@hotmail.com
obrigado
Anônimo disse…
Ola Andre! Adorei o blog!
Te procurei no face mas nao te achei!
Estou indo pra Europa e a ideia inicial era 2 meses na Italia e 2 na Espanha, totalizando 4 meses. Nao posso tirar nenhum dos dois vistos pq nao estou matriculada por mais de 3 meses em nenhum dos dois paises. Voce tem alguma outra sugestao alem de voltar pro Br e voltar pra la depois?
Obrigada!!!!
Anônimo disse…
olá boa tarde!
Eu vivo em portugal há 20 não tenho nacionalidade portuguesa a minha mãe tem e tenho o cartão de residencia comunitário (cidadão de familiar da união europeia nacional de estado terceiro)fui me informar no aeroporta se para viajar tenho que pedir visto e a senhora disse que nao mas nao me soube dizer se posso estudar na holanda ou na suiça! O que gostaria de saber é se tenho que pedir visto?
obrigada
Anônimo disse…
ola! pretendo ficar 6 meses em londres(visto de turismo),e logo apos ir p um pais do espaco schengen e ficar 3 meses ,e depois retornar pro brasil. posso fazer isso?
A. A. Cella disse…
Se provar que tem meios de se manter por três meses sem trabalhar num país e que depois de tudo isso ainda volta pro Brasil, sim...
Anônimo disse…
Me ajuda estou no meio do mato sem cachorro...

Estou indo para me casar no brasil com meu noivo,mais eu ja passei um tempo na suiça e sei que estou me arriscando estando mais uns meses aqui, mais infelizmente por causa do destino meu noivo fez uma cirurgia de visicula,apendicite e tirou um pedaco do intestino, no caso 3 cirurgias em uma,nessa situacao eu nao podia abandonar ele, agora ele esta em casa e esta se recuperando,e quando melhorar eu e ele vamos para o brasil em setembro nos casar no cartorio.

Minha pergunta e:

Vamos sair de basel e depois vamos pegar um voo de londres direto rio de janeiro.ok

se eu for ser controlada no aeroporto e ter que pagar uma multa ou pegar uma proibicao de nao entrar na europa durante alguns anos; mesmo eu me casando no brasil com meu noivo suico e logo depois registrar meu casamento no consulado suico no brasil e pedindo meu visto;eles nao vai registrar e nao vao me dar o visto?nunca mais vou poder morar com meu marido? voce acha que juntando os exames dele do hospital isso ajuda na hora da entrega dos documetos quando eu for registrar meu casamento?


Voce ja soube de algum com um caso desse....e se soube como foi solucionado?

manuelasilva2007@hotmail.com


Abracos
ka disse…
Oi André achei seu post no google,queria uma informação,saindo do brasil a Paris,e em paris pegar um trem para Italia tem imigraçao,sei que chegando em Paris vou passar pela imigraçao,mas queria saber se pegando um trem do aeroporto para italia tem imigração ?
obrigada
Betina disse…
Olá,
Seu blog é ótimo.
Estou indo viajar para Alemanha e queria vou ficr 2 meses e 10 dias na Alemanha depois queria dicar um mês na irlanda que não faz parte do acordo schengen e depois voltar e ficar mais os 20 dias na Alemanha a té completar os 3 meses na que são permitidos.

Queria saber se isso é possível?
Obrigada.
Angela disse…
Bom dia André!

Estou na Dinamarca, e vou me casar aqui, já dei entrada nos papeis, e estamos esperando a permissâo para realizarmos o casamento. Sei tambem que o fato de estar casada não me dá o direito de permanecer aqui, porem gostaria de ficar mais tres meses, como devo proceder? É possivel ficar aqui por mais 90 dias, ou devo retornar ao Brasil?
Obrigada
Angela disse…
Bom dia André!

Estou na Dinamarca, e vou me casar aqui, já dei entrada nos papeis, e estamos esperando a permissâo para realizarmos o casamento. Sei tambem que o fato de estar casada não me dá o direito de permanecer aqui, porem gostaria de ficar mais tres meses, como devo proceder? É possivel ficar aqui por mais 90 dias, ou devo retornar ao Brasil?
Obrigada
phelipe disse…
ola obrigado pelas informações gostaria de saber uma coisa estou em portugal a mais de 3 meses meu visto de turista ja expirou mais quero ir a frança para entar na legião francesa o que é preciso para entrar em frança na minha situação e senão conseguir voltar a portugal sem problemas
Wanderlei disse…
Olá André, tenho uma duvida, tenho o cartão de residência extra-comunitário(Familiar de Cidadão da União Europeia, Nacional de Estado Terceiro) será que preciso de passaporte para viajar para Suiça?
Obrigado e espero a sua resposta!
Anônimo disse…
André, tudo bem? tenho uma duvida.vou pra espanha fazer um mestrado de 6 meses e depois dissoq ueria ficar mais seis meses estudando outra coisa (ainda estou vendo o que, mas provavelmente sera em outra universisade). sei que o consulado implica com isso de fazer dois cursos diferentes em isntituições diferentes. o q vc me recomenda fazer? tenho pegar a carta de aceitação dos dois lugares em que vou estudar e apresentar no consulado? tento me matricular num curso de um ano (mesmo que nao va cursá-lo pra pegar visto de um ano? estou perdida. Obrigada! Vitoria
Paulo disse…
Olá andre eu gostaria de saber se com essa criza fica mais facil de entrar na zona do euro como turista na grecia, arranjar um servicinho e ir ficando, ja que com a crise eles acham que ninguem deseja entrar em um pais quebrado, mas se enganam talves agora se a oportunidade. Grato!
Tatianne disse…
Ola sou Tatianne e estou com um baita problema..Atualmente estou em Singapura pq tive a minha entrada recusada em Madrid e dai me mandaram de volta para Sao Paulo, fui troquei o passaporte e fui para Dubai e agora estou em Singapore..Me falaram q nao posso entrar na UE e onde faz parte do tratado por 6 meses...Estou pensando em ir pela Turquia e atravessar a fronteira de carro ou onibus como seja...Minha cabeca ja nem esta funcionando mais de tanto estudar mapa.Gostaria que me desse uma solucao por favor pq meu destino final e Geneve e nao sei se posso pegar um voo q va para um pais q faca parte do tratado e depois pego um voo normal para Geneve...O que faco por favor me ajudem estou mais que desorientada..Obrigada
Anônimo disse…
Olá, preciso de sua ajuda urgente!!!
Entrei em Portugal em maio de 2010 e saí em 04 de julho de 2011 sem visto de residência, mas também sem nenhum problema, quero voltar agora em 05 de outubro, fiz novo passaporte e gostaria de saber se ainda estou registrada no Sistema de Informacao Schenguen, posso enfrentar algum problema para retornar ao país. Tenho inclusive declaração de IRS feita este ano junto com meu companheiro de facto, mas não somos casados e não temos filhos. Por favor ajude-me, estou muito preocupada com minha viagem.
Obrigada
Anônimo disse…
Olá André, ainda não consegui entender como funciona essa questão dos 90 dias na Europa. POr exemplo, fui para a Europa no dia 29/11/2010 e retornei para o Braisl em 15/01/2011 (fiquei 45 dias). Depois fui novamente em 12/06/2011 e retornei em 05.09.2011 (84 dias - quase 3 meses) sem qualquer problema. Como é contado esse tempo dos 180 dias? Eles contam 6 meses a partir da ultima data de netrada na Europa ou a ultima data da saida Europa?? Abraços
Anônimo disse…
Oi andre por favor me ajude...Meu nome e isabela..Minha duvida e a seguinte.... Eu estava na espanha 4 meses e voltei pro brasil via suiça e ai eles carimbaram meu passaporte normal mas fez eu assinar um papel dizendo k nao poderia retornar a europa durante 1 ou 3 anos por estar um mes a mais ilegal...e ai eu preciso retornar a europa para trabalhar e me falaram que se eu fizer istambum e zagreb posso pegar depois um trem ate viena....sera que tem controle?????Corro algum risco sera????Fiz ate outro passaporte....Obrigada me ajude
NatalyR. disse…
HOLA NECESITO AYUDA URGENTE, ESTOY EN PORTUGAL VINE CON VISA SHENGEN PERO YA VENCIO, HOY RENOVE LA VISA PERO ME LA DIERON PARA PORTUGAL QUIERO SABER SI PARA IR POR TIERRA O AVION A ESPANHA NECESITO SACAR NUEVA VISA MUCHAS GRACIAS
Anônimo disse…
Olá, tenho nacionalidade e passaporte portugues, mas gostaria de ficar um ano na Alemanha na casa de amigos. Eu preciso de visto para mais de 90 dias sendo portuguesa?!

Obrigada!
Anônimo disse…
Olá. Parabéns pelo seu blog. As informações são realmente muito úteis.
Gostaria de saber sua opinião: fui para a Suécia em julho e fiquei por cerca de 21 dias; levei uma carta convite do meu namorado que mora lá. Volto agora em dezembro e pretendo novamente levar a carta. Na carta-convite eu não informo nosso relacionamento e digo sempre que é um amigo.Minha dúvida é se podem criar algum caso porque estou retornando em tão pouco tempo para visitar o país novamente. Será que é ruim ter a carta-convite? Além da carta levo declaração da escola para qual trabalho. Sou professora e assim, tenho duas férias por ano.
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniele disse…
Olá André me tire uma duvida por favor , entrei como turiste na Inglaterra em julho e na entrada obtive um visto de turista por 6 meses e retornei ao Brasil em julho , e pretendo retornar para Inglaterra agora em novembro sera possivel ? eu entrar novamente com visto de 6 meses. ir e voltar?

Obrigada
Amanda Melo disse…
Olá André. Estou na Holanda, cheguei aqui no dia 29 de setembro, porem vou a Dublin agora este mes para tirar eu visto de estudante la pois meu visto de turista aqui vence em dezembro). Minhas aulas começam dia 7 de janeiro em Dublin. Minha mae mora aqui na Holanda. Depois que eu obter o visto da Irlanda poderei voltar para visitá-la?
Luciana disse…
ola Andre !!!

por favor....
estou com uma duvida muito grande.
fui em 7 de setembro de 2011 para a turquia, país que nao precisa de visto para turista, e voltei para o brasil, no dia 26 de setembro de 2011
pretendo retornar agora em dezembro de 2011, pois meu noivo é turco, e iremos fazer uma cerimonia de noivado. eu retornarei ao brasil após um mes la.
tendo eu ja entrado na turquia em 7 de setembro, eu poderei retornar em dezembro? eu preciso retornar antes de completar 90 dias da minha primeira entrada ou nao? voce pode me explicar!!! estou muito preocupada com isso !!!

muito obrigada pela atenção !!!

luciana
patibarbosa disse…
Olááá!

Tenho uma dúvida.. Se eu sair de Portugal indo para Dublin(saída migratoria), se eu sair de Dublin para Londres é considerada outra saída? ou consigo usar uma só pois nao voltei para a região do tratado

por favooor responda hehe
patriciabarbosa_@hotmail.com :)
Renato José disse…
Olá André, parabéns pelo post. Tenho uma dúvida, entrei na França sem visto e fico até 27 de janeiro mas minha namorada tem visto até maio na França e depois ela irá para Itália com visto de estudante para fazer doutorado devendo ficar por 3 anos. Minha intenção é pernamecer na Europa enquanto ela estiver por aqui. Vi que os PACS não dão direto a cidadania como no casamento, mas daria direto de ficar com o visto dela? Vi tmb que sair da UE e voltar é uma forma de renovar, mas qnt tempo devo permanecer fora da UE para poder receber novo carimbo de entrada? Qual você acha a melhor forma de permanecer na Europa por esses 3 anos? Abraços renatois@hotmail.com
Anônimo disse…
Boa noite Andre, vou para europa ficarei 64 dias, minha duvida é a seguinte quanto tempo tenho que esperar para poder retornar de novo a Europa tenho que permanecer 90 dias no Brasil antes de retornar? quantas vezes posso ir em 1 ano para Europa? por favor me mande alguma informação por e-mail kenya_stefhany@hotmail.com
Anônimo disse…
Olá André, primeiramente parabéns pelo site! Sou brasileira, já residir e já tive o documento de residência de Portugal, no entanto estou morando no Brasil e o meu documento já perdeu a validade. Ocorre que estou em Lisboa a visitar os meus pais que moram aqui e possuem residência. Estou indo para Londres fazer um curso de inglês e já está tudo acertado. A minha dévida é o seguinte a minha passagem para Londres está marcada justamente depois que ultrapassa o limite de 90 dias, sendo 2 dias depois. Com relação a isso, posso ter algum problema na ida ou na volta a Lisboa? Por favor, estou super preocupada com relação a isso. Grata!
Anônimo disse…
Ola André parabéns!

Realmente vc fala tudo q se precisa saber!
mas tenho uma duvida.

Estou em Marbella na Espanha e meu visto de turista vai vencer, ouvi falar que aqui no + ou - ano 2000, sobre o visto as pessoas saiam da UE ficava um ou dois dias em Marrocos q eh o pais mais perto para ter um carimbo de entrada e saida, e eu poderia voltar tranquilamente para Marbella mais 3 meses como turista, isso eh mesmo possivel? Será que agora ainda é possível fazer isso?
Obrigado pela atencao!

Flavia
Email nick.fla@hotmail.com
Melyssa disse…
Ola, passei 5 meses em Londres com o visto de turista, quando em novembro sai meu passaporte não foi carimbado. Gostaria de saber se teria dificuldade com a imigração se quisesse voltar agora em janeiro? Tenho uma boa situação financeira e gostaria de voltar e ficar mais um tempo por lá.
O que me recomendaria fazer?
Obrigada!
Anônimo disse…
Olá André parabéns pelo blog, gostei muito.
Tenho um a dúvida, estive na UE, como turista, com entrada por Amsterdã do dia 14/07/2011 e saída por Amsterdã no dia 30/08/2011, não totalizando meus 90 dias como turista. E gostaria de voltar agora no começo de fevereiro, como turista, para a UE. Mesmo eu não tendo terminado meus 90 dias, tenho que ficar 6 meses fora da UE antes de poder viajar como turista novamente para lá? Se sim é possível eu tirar um visto ou documento para pode fazer essa viagem?
Abraço, Rodolfo.
A. A. Cella disse…
Se não passar de 90 dias nos últimos 180 dias, não tem problema nenhum. Hoje, estás numa situação em que só queimaste 46 dias dos 90, mas a partir de dia 14/01/2012, começam a sair da conta os primeiros dias da viagem anterior (14/07 e seguintes). Se entrar na UE em 01/02/12, por exemplo, terás ainda 65 dias para ficar lá, por que o período entre 14/07/11 e 31/07/11 já estão fora dos 180 dias.
Sonia disse…
Olá,
muito elucidativo seu site. Parabéns. Um excelente serviço público. Vou aproveitar sua disposição para tentar tirar uma dúvida e ver se você pode me ajudar.
Em julho de 2010 fiz uma viagem à França com minha mãe e minha filha. Na volta, o agente do aeroporto se esqueceu de carimbar a saída no passaporte de minha mãe. Eu tenho o carimbo em meu passaporte e no de minha filha, e também o bilhete da passagem, embora não tenha mais o cartão de embarque. Vamos fazer uma nova viagem, agora à Espanha. Essa ausência de carimbo no passaporte de minha mãe pode lhe gerar problemas na entrada? obrigada, um abraço
Sonia
A. A. Cella disse…
Não, pode ficar tranquila. Eu mesmo já fiquei sem carimbo de saída em 2007, na segunda vez que fui à Europa, e continuei usando o mesmo passaporte por mais umas três viagens para lá. Isso é bastante comum na França (e inclusive é criticado por policiais de outros países)
Anônimo disse…
Olá André,
Tire uma dúvida. Uma amiga inicio uma viagem para Europa em 01/11/11 passou por Viena, Amsterdã e agora está em Londres.
Gostaria de ficar mais tempo em Londres mas pesquisando na internet vi que o tempo de permanência para turista era de 180 dias e em outras fontes, permanência máxima de 90 dias.
Ela está deste dezembro/11 em Londres
Perguntas:
*** Quanto tempo ela pode ficar em Londres como turista?
*** Seriam 90 dias a partir da entrada dela em Londres
*** Ou 90 dias a contar com a saída dela do Brasil?
*** Ou contar 06 meses desde a saída do Brasil?
*** Ela pode sair de Londres, ir para Amsterdã, ficar uns dias e voltar em seguida para londres e ganhar mais tempo de permanência?
Se puder nos ajudar, o agradeço
Obrigada
Samanta
A. A. Cella disse…
Turistas são pessoas que fazem "tour" por um lugar. Ficar mais de três meses num lugar é o mesmo que morar, logo precisa-se de visto.
Gustavo disse…
Agora brasileiros nao precisam mais de visto para entrar na Ucrania.. Nem para entrar na Russia..


Mandei o email pro consulado ucraniano e eles me disseram: Підтверджуємо

Ou seja, confirmamos!

link da noticia:
http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/news/detail/72432.htm

abraços

Gustavo
Anônimo disse…
Olá André, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, achei ele mto legal. Estou voltando para a UE tenho algumas dúvida.
1- Minha primeira viagem foi dia 15/07/2011 com a volta dia 30/08/2011, quero voltar para lá dia 08/02/2012 e voltar dia 29/02/2011, há algum problema devido aos 90 dias?
2- Meu motivo de viagem é para ver minha namorada que tem uma bolsa de estudos de um ano por lá, vou ficar na casa dela, sendo assim o que eu preciso? De uma carta convite e um atestado de acolhimento? Como minha namorada deve fazer os dois? Tem um modelo próprio? Ela tem que fazer em inglês? Autentica aonde? Tenho que ter o original? Essas coisa...
3- Um atestado de faculdade e o bastante como vinculo com o Brasil?
Por favor me ajude. Se tiver algum outro conselho não deixe de escreve. Quero ter o mínimo de risco possível.
Meu e-mail: rdairiki@yahoo.com.br
Obrigado Rodolfo D. Dairiki.
Gabriel Henrique disse…
Olá André, atualmente estou morando em Londres. Cheguei em Maio de 2011 para estudar por 4 meses e recebi o carimbo de Student Visitor com validade de 6 meses. Viajei para Paris no final de Julho, voltei para Londres e recebi outro carimbo, novamente sai de Londres para Amsterdam e voltei em agosto, recebendo mais um carimbo de Student Visitor por 6 meses. Tinha me informado com alguma escolas e me disseram que é o ultimo carimbo que vale, ou seja, teoricamente poderei ficar aqui até fevereiro. Comprei voos para Dublin, Italia e Espanha e voltarei a Londres 1 dia antes do meu voo para o Brasil que esta marcado antes do termino do último carimbo. Porém, algumas pessoas me disseram que isso nao é correto. Estou muito preocupado com esta situaçao. O que posso fazer? Obrigado!
Anônimo disse…
Oi André! Mto Obrigada pelas suas explicações!
Então, eu estou na França com visto de estudante de 6 meses. No entanto, gostaria de ficar estudando na Irlanda por pelo menos um mes ao final das minhas aulas aqui na França. Algumas pessoas me disseram que eu posso ficar 1 mes a mais (fora os meus 6 meses) sem ter problema na hora da saida.
É verdade? Eu posso ficar ao total 7 meses?

Mto mto obrigada! Até!
Gleidston disse…
Olá André. Bom trabalho meu jovem.Gostaria que me informasse seu email para te mandar uma dúvida particular. O meu é gc.kubijan@uol.com.br fico no aguardo.Um abraço.VAleu.
Leandro Brandão disse…
Olá Boa tarde André, parabéns pelo blog tem sido minha fonte de consulta em minhas viagens, estou com uma duvida sinistra, viajei para Europa no dia 20 de dezembro de 2011 e voltei ao Brasil em 22 de janeiro de 2012. Preciso voltar para europa no dia 26/03/2012 , terei algum problema em ser barrado, ou tenho direito ao restante dos 90 dias que não usei todos ? quanto tempo posso ficar na europa indo dia 26, e depois que acabar esse tempo, quando posso voltar novamente ? pois da europa pretendo ir para Durban na africa de sul e ficar 3 meses lá, depois voltar pela Europa, voce pode me ajudar fazendo esses cálculos de dias, eu tentei mais não consegui contar os dias. Por favor me ajude nesta duvida, já estou de passagem comprada para o dia 26 de março pra Áustria. Obrigado
A. A. Cella disse…
Em tese, tens um total de 67 dias para ficar no Espaço Schengen a contar de 26/03, por isso, quando fizer a imigração, terá que apresentar uma passagem de saída da Europa antes de 31/05/12.

Só a partir de 20/06/12 é que começam a ser "apagados" da conta os dias de permanência daquela viagem de dezembro/janeiro.

O problema desse teu plano não é tanto o tempo que tens, mas como provar que alguém que trabalha no Brasil tem tanto tempo para ficar na Europa sem trabalhar lá ilegalmente...
Leandro Brandão disse…
Olá André, obrigado por responder minha pergunta e esclarecer minhas duvidas, eu sempre viajo com carta convite , com o Anfitrião se responsabilizando por mim, ( custos, estadias e o que for preciso ), e sempre faço um seguro por mais de 30 dias. Voce acha que posso ter algum problema ? Obrigado mais uma vez
A. A. Cella disse…
Aí fica mais tranquilo. Vai que dá!
boa noite, tenho cartao de residencia de familhar de cidadao europeu feito em portugal e gostaria saber como posso fazer ou tratar para poder trabalhar em frança?
Ola pretendo fazer um intercambio para a Irlanda de 03 meses no ano que vem, porem me surgiram algumas duvidas...
como a Irlanda ñ faz parte do espaço Schengen para conhecer a Itália, frança eu vou ter q pegar o carimbo de saída e entrada correto? esses carimbos demoram muito tempo? Pois meus planos era foca na semana no curso de inglês na Irlanda e viajar no final de semana pela Europa, porem essa dos carimbos me deixou preocupada, pois ficaria muito frustada de estar na irlanda e ter muita dificuldade de conhcer os países vizinhos
A. A. Cella disse…
Não entendi sua pergunta... Carimbos não demoram tempo, são simplesmente colocados no passaporte no aeroporto...
G.N. disse…
Bom dia André...veja se você consegue me responder esta. Estou morando em Portugal, tenho título de residência válido até agosto deste ano porque estou estudando aqui. Pretendo realizar uma viagem para Londres na metade de abril, a qual não me preocupa muito, mas há uma segunda agendada também para Londres em maio, mas apenas para pegar um outro voo para Paris. Importante: não é conexão pela mesma companhia, eu chegaria na véspera do voo, pegaria um avião de outra companhia para Paris e retornaria novamente a Londres para pegar o voo de retorno a Portugal. O fato de ir e voltar à Inglaterra (duas vezes) em um espaço de tempo tão curto pode me causar problemas? Há alguma lei que proíba? Agradeço qualquer dica que vc puder me dar.
naoexisto disse…
boa tarde!
adorei as informações do seu blog, estava mesmo precisando de ajuda!

É o seguinte: após o termino da faculdade quero ir para a europa de mochila, para realizar o sonho de conhecer todos os países europeus (a maioria), porém com toda essa historia de vistos fiquei preocupada. Pretendo tirar o visto para estudante, pois pode prorrogar-se até 2 anos (o de turismo o maximo é 90 dias??????). Porém com o visto de estudante eu consigo viajar entre os paises europeus? Ou só com o visto de turismo? outra coisa, com o visto de estudante, eu preciso COMPROVAR que estou frequentando algum curso?? Muito obrigada!
Anônimo disse…
oi andre
morei na italia por 2 anos.. fui peaga pela policia mas o juiz nao aceitou minha deportaçao..recebi soh un convite pra sair do pais..voltei ao brasil
estou querendo voltar outra vez para italia vou tem algum problema..devo esperar algum tempo para voltar?
Renata disse…
Olá Andre,

Que bom encontrar essas informações, pois tenho muitas dúvidas em relação a vistos e tempo de permanência.
Eu e meu marido queremos conhecer alguns países da Europa de bicicleta. A viajem começará na França (Paris) e depois Bélgica, Alemanha, Rep. Checa, Áustria, Hungria, Croácia, Servia, Bulgária e Turquia.
É impossível fazer todo esse percurso dentro dos 90 dias permitidos.
Gostaria de saber se é possível, quando estiver para vencer o tempo de permanência, sair do espaço schengen ir para algum país que não faça parte, ficar por exemplo uma semana e voltar para o espaço schengen e pegar mais 90 dias?
Pelo o que eu entendi nas suas informações não fazem parte do espaço schengen a Croácia, Servia, Bulgária e Turquia..é isso? (Só citei os países que passaremos)
Não sei se fui clara, mas preciso muito de ajuda com essa dúvidas.
Desde já agradeço a atenção e aguardo a sua resposta.

Atenciosamente,
Renata.
A. A. Cella disse…
Os 90 dias só são renovados depois de 3 meses fora do Espaço Schengen. Nesse caso de vcs, há duas alternativas:
- passar 90 dias no Espaço Schengen e depois ficar só pela região da Croácia, Bulgária, Sérvia, Turquia (só voltando a Schengen depois de 3 meses fora);
- pedir um visto no Consulado do país por onde iniciarão a viagem para ficar mais tempo.
Renata disse…
Olá André,obrigada pela sua resposta!

Acho que no nosso caso o mais garantido é pedir um visto no Consulado da França para ficar 6 meses. Você sabe como faço isso? Se já começo a entrar em contato com eles agora, ou só estando lá para ver isso? Será que o consulado brasileiro pode me ajudar em alguma coisa?

Outra coisa que temos dúvida é em relação a compra da passagem de volta. Gostaríamos de comprar com a data mais a frente possível (que eu acho que são 6, 7 meses). Você acha que chegar na França com uma passagem de volta com data muito a frente do tempo que nos é permitido ficar lá pode nos prejudicar? O que acha sobre isso?

André, desculpa o incômodo com tantas perguntas, mas são dúvidas que não consigo encontrar respostas pela internet e nem as agências de viajem que consulto sabem me responder!

Agradeço mais uma vez a sua ajuda!
Abraços,
Renata Mazer
A. A. Cella disse…
O visto se faz antes de sair de casa e antes de comprar a passagem. Converse com o agente do consulado-geral mais próximo de sua residência e ele lhe indicará o tipo de visto mais adequado e o tempo de permanência permitido. Os endereços estão em http://www.consulados.com.br/franca/
Abc
André
Anônimo disse…
Olá pessoal!
Gostaria de pedir opinião a vcs sobre minha próxima viagem para a Suécia.

Será a terceira vez que viajou para lá. A primeira: julho/2010 por 17 dias, segunda: dezembro/2011 por 3 meses.
Estou um pouco receosa por ter ficado os 3 meses: 21/12/11 a 16/03/12 e porque pretendo viajar após 19/06 permanecendo por 15 dias.

Será que pode me casuar problemas? Eu sempre levo carta da escola para a qual trabalho e carta-convite de amigos meus. Esta é a razão porque viajo pra lá com frequência.
Agradeço sua resposta.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Olá Andre!
Obrigada por ler mais este comentário, porque sei que são muitos.!
Gostaria de uma sugestão sua... Moro em Dublin atualmente como estudante.
Até então, meu visto aqui, me permite estudar 6 meses e aproveitar os outros 6 meses para holidays ou trabalho.
Tenho uma oportunidade de trabalho agora na Bélgica, o que seria interessante para mim.
Mas infeslimente não vejo muita possibilidade diante de visto de trabalho, somente como estudante, o que tbm não é fácil.

Até então, precisaria de ficar lá mais 1 ano, por este novo emprego.

Alguma sugestão? Além do visto de estudante?
Ou o jeito é permanecer ilegal mesmo?
Anônimo disse…
Olá André, bom dia! Estou com uma duvida em relação a minha conexão em Portugal, e gostaria mto de contar com sua ajuda, pois estou indo no fim do més a Suíça e tenho medo de não poder entrar.
Minha duvida é a seguinte....
Estarei embarcando dia 30 de maio as 23:30, E voltarei dia 28 de agosto. Acontece que somando do dia 30 maio ao dia 28 agosto, da o total de 91 dias.

Maio 30-31 2 dias
Junho Mês de 30 dias
Julho Mês de 31 dias
Agosto Mês de 28 dias
Total 91 dias

Por outro lado, se contar do dia 31 que chego a Portugal para conexão, da o total de exatos 90.

O que não sei exatamente é... o tempo pra eles começa a contar do dia que eu vou sair do brasil, ou dia que chego ao país e sou carimbada?
Obrigada, desde de já, e aguardo resposta.
Blondie Lady disse…
Olá, bom dia! Estou com uma duvida em relação a minha conexão em Portugal, e gostaria mto de contar com sua ajuda, pois estou indo no fim do més a Suíça e tenho medo de não poder entrar.
Minha duvida é a seguinte....
Estarei embarcando dia 30 de maio as 23:30, E voltarei dia 28 de agosto. Acontece que somando do dia 30 maio ao dia 28 agosto, da o total de 91 dias.

Maio 30-31 2 dias
Junho Mês de 30 dias
Julho Mês de 31 dias
Agosto Mês de 28 dias
Total 91 dias

Por outro lado, se contar do dia 31 que chego a Portugal para conexão, da o total de exatos 90.

O que não sei exatamente é... o tempo pra eles começa a contar do dia que eu vou sair do brasil, ou dia que chego ao país e sou carimbada?
Obrigada, desde de já, e aguardo resposta.
A. A. Cella disse…
Acredito que seja do dia do carimbo...
Anônimo disse…
olà André !! boa noite !! gostaria de tirar algumas duvidas !! recebi uma carta da policia da suissa interditando minha entrada no pais, até então não vejo porque isso aconteceu, acredito que talvez tenha sido por eu ter passado 6 meses, mais eu sempre passei muito mais tempo do que isso, e nunca tive problema, mais agora aconteceu isso, dai eles me mandaram uma carta falando que eu podeei entrar no pais em 2014, mais é muito tempo pra mim, então a pergunta é: Serà que tem algum jeito de ir para europa por outro pais, e depois ir para frança sem ter algum problema ? ou seja viajar tranquilo e seguro ??? por favor me responda !! desde jà agradeço pela resposta !! muito obrigada !
A. A. Cella disse…
Infelizmente não posso ajudar com qualquer dica sobre permanência ilegal na Europa. Além de não ter experiência no assunto e nem ser este o objetivo do blog, em minha atividade profissional, dentre outras coisas, defendo a legislação sobre concessão de vistos no Brasil e permanência de estrangeiros. Obrigado pela compreensão.
Daniella disse…
Olá André. Obrigada pelo espaço para tirar duvidas.
Meu nome é Daniella. Sou estudante de inglês na Irlanda e tenho visto de estudante para permanência no país por um ano. Muitos estudantes brasileiros de inglês na Irlanda usufruem do acordo de Shengen para viajar pelos países nele presentes.
Ano passado estive na Espanha por 90 dias exatos e retornei a Dublin no 90°dia, sendo 03/12/2011 à 04/03/2012. Desde então estou en Dublin que não faz parte do acordo.

Duvida: esse raciocinio está correto? Tenho que aguardar 90 dias contando apartir de 4/03/2012 num periodo de 180 para retornar ao território de Shengen?

Obrigada
Daniella disse…
André obrigada pela pronta resposta.
Estou considerando fazer novas viagens pela europa (território Shengen) a partir de 6 de junho/2012. Considerando o histórico acima, você acredita que terei problemas?
obrigada
Roberta disse…
André, estou com uma dúvida rondando a minha cabeça, ja mandei e-mail pra tudo que é consulado e ja fui na prefecture da cidade onde estou morando na França e ninguém me dá uma explicação clara. Veja se vc pode me ajudar:

eu estou na frança com um visto pra estudar por 5 meses. O visto expira dia 9 de junho, mas minha passagem pro Brasil está marcada para 26 de julho pq queria viajar. Fui na prefecture da cidade aqui e a mulher que me atendeu me disse q eu poderia sair da zona schengen antes q meu visto acabe e aí retornar como turista (o que me daria mais 90 dias). Voce acha que posso fazer isso tranquilamente? Ou é arriscado? Se eu quiser depois (depois de ter saido e voltado pra zona schengen) viajar pra croacia por exemplo, será que quando retornar a zona schenge vao implicar ou vao levar em conta que como eu saí e voltei estou agora como turista?

é meio confusa mas espero q vc entenda e possa me ajudar. muito obrigada!
Paulo Ricardo disse…
Olá André,em primeiro lugar parabéns pela sua iniciativa na criação desse blog,é de extrema utilidade.
Estou com uma grande dúvida,se possível gostaria de uma ajuda
Cheguei na Europa no dia 01 de setembro de 2011 para estudar em Portugal,peguei um visto de estudante,sendo que o mesmo terminou no dia 30/04/2012.Antes dele terminar eu vim para Dublin no dia 07 de março fazer um curso de inglês por um período de 90 dias,sendo que este visto de estudante em Dublin termina dia 07 de junho.Meu voo de volta para o Brasil é apenas em 19 de julho,ou seja pretendo ficar viajando pela Europa 1 mês e meio mais ou menos,gostaria de saber se vou ser barrado na volta ao espaço schengen?Sendo que em alguns fins de semana morando aqui em Dublin eu voltei para ele para visitar alguns países e não tive nenhum problema.
Saindo de Dublin eu irei para Alemanha para encontrar com minha irmã(apenas 3 dias lá) e sairei novamente do espaço para ir a londres passar 5 dias e depois retornarei definitivamente para turismo dentro do espaço,isso tudo é possível?
Será que pelo fato de eu estar aqui na europa desde setembro não será mais permitido fazer essas viagens?Eu teria que retornar ao Brasil?
Agradeço a atenção,estou desesperado sem saber onde conseguir essas informações e já liguei para alguns consulados e todos dizem que essa situação não é com eles.
Muito Obrigado!
Atenciosamente,
Paulo Ricardo Carvalho.
paulopoggio2@hotmail.com
Marcela Giordinno disse…
Oi Blogger! Teu post é muito esclarecedor para todos nós, jovens viajantes, mochileiros, aventureiros, e assim por diante. Tá valendo mais do que a Wikipedia.

Sei que tem muita gente perdida, em dúvida e alucinada por aqui, e eu sou mais uma, então deixo um questionamento, mas entendo que tempo é sempre curto e talvez não dê para responder.

Eu moro em Portugal há 3 meses, com visto de residência inicial (dura 4 meses). Em junho meu visto vence, e eu solicito um novo. O problema é que o visto pode demorar mais de um mês para chegar, e em julho estou indo viajar (por países do espaço schengen), provavelmente, de visto vencido. Tu sabes se rola, é possível?

Desculpa o incômodo, e novamente agradeço pelo post tão útil. Beijo.
Anônimo disse…
Hola tudo bem uma duvida .bem fui expulsa da euro ja a 3 anos,e agora estou indo p/ africa fiz meu pedido de visto e estou aguardando.vc acha que porque fui expulsa eles podem não querer da o visto ?? valeu bjx
Thereza Fontana disse…
Obrigada por várias duvidas tiradas, mas me tira mais uma. Pretendo ficar quatro meses em Paris, mas neste ínterim voltarei ao Brasil por uma semana Pergunta eu voltando e retornando a frança a contagem como fica?obrigada Thereza
Anônimo disse…
Olá,
gostaria de saber uma coisa, fui em março para a Europa e fiquei os 90 dias como turista, voltei em maio.
Mas queria muito voltar em julho novamente, não tem como? Eu tenho que esperar os 90 dias aqui no Brasil?E se eu entrasse por Portugal que é mais tranquilo.
obrigada
Laura

Postagens mais visitadas deste blog

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima