07/08/2014

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 08/2014)

ESTE POST JÁ TEM ANOS DE EXISTÊNCIA, E PELA IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, DECIDI ATUALIZÁ-LO CONTINUAMENTE:

Muitas das dúvidas relacionadas à Europa, no que se refere a assuntos como vistos, necessidade de passar ou não pela imigração, câmbio e outras questões burocráticas, são resolvidas se forem bem compreendidas as diferenças entre os conceitos de União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro.
  • UNIÃO EUROPEIA
União Europeia é o nome atual da Comunidade Econômica Europeia, ou simplesmente Comunidade Europeia. Abrange, atualmente, 27 países europeus e 1 país asiático (Chipre), bem como seus territórios e colônias espalhados pelo mundo (Guiana Francesa, Ilhas Canárias, etc.). Esses países estão representados no mapa abaixo em amarelo:


Com relação a viagens, entender quais são os países da União Europeia (UE) só tem relevância se você possui passaporte europeu. Ter passaporte europeu significa que você tem cidadania europeia e que seu passaporte vale como se fosse de uma pessoa nascida em qualquer um dos 28 países da UE.

Nem todos os países da UE usam o Euro como moeda ou tem fronteiras comuns, sem controle de imigração.
  • ESPAÇO SCHENGEN
Espaço Schengen é o nome que se dá ao conjunto de países que assinou o Tratado de Schengen, que prevê a abolição do controle de imigração entre um e outro país membro desse mesmo tratado, bem como a observação de regras comuns com relação às fronteiras externas e à imigração de pessoas de fora desse conjunto de países. 

No mapa abaixo, estão representados em azul os países que fazem parte do Espaço Schengen:

Perceba que nem todos os países da União Européia estão no Espaço Schengen, a exemplo da Irlanda, do Reino Unido, da Croácia e da Romênia; perceba também que há países de fora da UE que estão em Schengen (Noruega, Islândia, Suíça). Romênia e Bulgária devem ingressar dentro de alguns anos nesse acordo.

Os países do Espaço Schegen funcionam, para efeitos de imigração, como se fossem um país só. Se você entrar num deles, NÃO precisa mais fazer imigração para seguir para os demais, porque não haverá controle entre um e outro. Apenas um carimbo será colocado no seu passaporte se você ficar dentro do Espaço Schengen a sua viagem inteira. 

Assim como você não precisa fazer imigração para ir de São Paulo para o Rio de Janeiro, do Rio para Porto Alegre e de Porto Alegre para Manaus, porque todos estão dentro da mesma zona imigratória, na Europa você não precisa fazer imigração (carimbar passaporte) quando vai de Lisboa para Madri, de Madri para Paris, de Paris para Berlin e de Berlin para Oslo. Isso vale tanto para viagens de avião como de barco, trem ou automóvel.

Agora, se você estiver em Paris (dentro de Schengen) e quiser ir para Londres (fora de Schengen), vai fazer a saída migratória (carimbo de saída) e a entrada no Reino Unido (carimbo de entrada). Se quiser voltar para Paris, vai carimbar sua saída da Inglaterra e a nova entrada na França. Tudo isso mesmo que você não tenha saído da UE. 

Brasileiros que pretendam viajar para países do Espaço Schengen por até 90 dias como turistas não precisam de visto. Entretanto, se quiserem trabalhar em algum país do Espaço Schengen, terão que procurar o consulado do país onde querem trabalhar para tirar um visto e esse visto valerá para todos os países do Espaço Schengen. Da mesma forma ocorre com países que precisam de visto até mesmo para turismo na Europa, como por exemplo bolivianos (precisam tirar um visto que vale para todos).
  • ZONA DO EURO
O conceito de Zona do Euro serve para que se saiba quais são os países onde se usa o Euro como moeda. Nem todos da UE usam e alguns países de fora da UE usam extra-oficialmente. Veja no mapa, em azul, onde se usa o Euro como moeda:


Em verde, estão os países que devem adotar o Euro num futuro ainda incerto. Em marrom (Reino Unido), está um país que optou por não usar o Euro, mantendo a Libra. Em vermelho, a Dinamarca, que está fazendo um plebiscito para ver se adota o euro. Os dois roxos (Kosovo e Montenegro) usam o Euro como moeda extra-oficialmente. 

Resumindo...

França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Letônia, Malta e Grécia são países que fazem parte da UE, usam Euro como moeda e não têm controle de fronteiras entre si. 

Suécia, Dinamarca, Lituânia, Polônia, República Tcheca e Hungria fazem parte da UE, não têm controle de fronteiras entre si, mas usam cada um a sua moeda própria. 

A Irlanda e Chipre fazem parte da UE, usam o Euro como moeda, mas fazem controle de fronteiras.

O Reino Unido, a Croácia, a Romênia e a Bulgária fazem parte da UE, mas usam moedas próprias e fazem controle de fronteiras. 

A Suíça, a Noruega e a Islândia não fazem parte da UE, têm moedas próprias, mas não fazem controle de fronteiras dentro do Espaço Schengen.

Os micro-países seguem a política do país do qual dependem. O Vaticano e San Marino seguem a política italiana; Mônaco e Andorra seguem a política francesa (usam Euro e não fazem controle de fronteira). Liechtenstein segue a política suíça (usa o franco suíço e deixou de fazer controle de fronteiras com a entrada da Suíça no Espaço Schengen, em dezembro de 2008).
 
Todos os demais países da Europa (Rússia, Ucrânia, Sérvia, Albânia, Belarus, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, etc) seguem políticas próprias com relação a moeda, imigração e cidadania, alguns deles isentando turistas brasileiros de visto (exemplo: Croácia, Rússia, Ucrânia) outros exigindo visto de brasileiros (exemplo: Belarus).

253 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 253 de 253
Anônimo disse...

Pessoal, por favor quem puder me ajudar!!! Estou viajando pra europa semana que vem e PRECISO saber: Vou entrar no Espaço Schengen e ficar na Frnça por 10dias e depois sequirei para a Sérvia (fora do Espaço Schengen). Quanto tempo terei que esperar para voltar pra esse espaço, sendo que só passei 10dias nele????? Tenho que ir para a Polonia em seguida da Servia (mas nao ficarei na servia por 3 meses e sim por 1 mes e meio).

Obrigado a todos!!!

Amanda Cabral disse...

Andre, no caso se eu quiser ir para europa e for ficar, num periodo igual ou inferior a 90 dias, eu so preciso do visto do primeiro pais que eu entrar? a explo: se eu for para portugal, espanha, frança, belgica, alemanha, e italia. eu só preciso do visto para entrar na frança, ja que este sera o primeiro pais que irei entrar?

grata, Amanda Cabral

Mariana Deodato disse...

ola André, eu estou a 4 meses na suiça e encaminhei meu visto de estudante.. neste periodo fui para londres e voltei.. meu periodo de visto de turista foi renovado? por que estou planejando uma viagem a espanha e estou com medo, ja que meu visto de estudante ainda nao saiu! abraços

jose renato lobo disse...

Posso passar 100 dias viajando pela Europa (países Schengen e outros, como Londres), sendo destes 15 dias em Londres? O período que eu ficar em Londres NÃO conta para o prazo de 90 dias de permanência nos países do Schengen? Muito obrigado!!!!! joserenatolobo@gmail.com

Anônimo disse...

Olá André,

nao sei se voce vai saber explicar, mas estou com uma duvida enorme, e nao encontro nenhum caso semelhante no blog para poder me orientar...
Aí vai:

Entrei como turista na Italia no dia 18/06/2012 e retornei ao Brasil no dia 06/08/2012. Sendo assim, estive durante 50 dias corridos lá. Sobraram 40 dias livres do meu limite como turista. Eu estou no Brasil desde o dia 6/08 já, e pretendo retonar à Italia no dia 05/12/2012.

Acontece que o meu periodo 90 dias a cada 180 dias contados a partir da data de entrada no país terminaria no dia 18/12/2012. Sendo assim, ainda dentro desse periodo eu usufruiria de 13 dias dos meus 40 dias que sobraram livres do periodo. E entao, começaria uma nova contagem de 90 dias pelo periodo de 180. Porem, a questao é a seguinte, esse periodo começa a partir da contagem de minha entrada, entao eu teria que sair e entrar da area de shenguen, como ir até a Turquia e voltar para essa nova entrada valer? E isso é possível? E caso essa seja uma solucao, voce acha que eu ja devo comprar as passagens para a Turquia e mostrar na imigraçao?

Veja bem, na minha data de reguresso eu ja terei ficado mais de 90 dias fora, conforme é exigido.

Qual seria a melhor soluçao??

Tem oessoas que me dizem que na verdade como eu ja fiquei 90 dias fora de lá, eu já posso voltar, mas essa informacao nao me convenceu muito.

Por favor, preciso muito de um esclarecimento!!!!!!

Obrigada

Luna

rafael disse...

Olá, agradeço pelas informações, tenho uma dúvida: se eu estiver em um país do Espaço Schengen, por exemplo Húngria e sair para um país que não pertence ao espaço Espaço Schengen, como Romênia, depois eu posso em entrar normalmente em um país do Espaço Schengen?

André Augusto Cella disse...

Sim, desde que não tenha passado mais de 90 dias no Espaço Schengen nos últimos 180 dias.

Anônimo disse...

Olá, estou com planos de ir para Inglaterra e ficar 30 dias por lá e depois ir direto para Alemanha e ficar os 90dia no espaço shengen. Isso é permitido?

Obrigado
Renato
rgveiga@hotmail.com

Anônimo disse...

olà andré ! boa noite !!! queria tirar uma duvida, e talvez vc possa me ajudar ... como devo fazer para entrar em contato com o consulado francês ?????? e tbm queria saber se dublin faz parte do espaço schengen ???? por favor me responda ! desde jà agradeço pela resposta !! muito obrigada !

Anônimo disse...

Ola Andre
Meu nome e Lorena e atualmente estou na Romenia com meu noivo onde pretendemos nos casar
Mas a burocracia esta dificultando um pouco desde ja garanto que e um relacionamento serio e um casamento por amor
Estamos resolvendo problemas com papeis no Brasil e Romenia mas acho que meu visa vai expirar antes do casamento
Gostaria de saber se e possivel aumentar minha estadia aqui na Romenia ate o casamento
Me disseram aqui que posso viajar para bulgaria e aumentar um pouco minha estadia na Romenia por causa do carimbo no passaporte
Isso e possivel?
Se voce puder me ajudar agradeco desde ja! : ))

Anônimo disse...

Por gentileza pode informar se um brasileiro com cidadania espanhola, pode entrar com passaporte espanhol na Italia?. No aguardo das orientações e informações.

Grata

Anônimo disse...

ola andre eutenho uma duvida, eu fui para europa no inicio de janeiro dia 04 deste ano 2013, e voltei dia 01 março, bem minha duvida e a seguinte gostaria de saber, se posso voltar a europa porem eu passei 57 dias na suiça e e contando com o dia que eu for embarcar ja vai estar 72 dias que estou no brasil. porem pretendo viajar dia 17 de maio de 2013 para alemanha posso ficar 3 meses lá?? ou nao?.

kacau disse...

Depois de 180 dias na europa , sendo 90 dias com visto , depois de 3 semanas no Brasil posso viaja para Romenia?

Paullo Sullivan disse...

Gostaria muito de saber quais os procedimentos que preciso fazer para ir morar definitivo num país europeu dentro do Espaço Schegen. Bem, entretanto, chegando eu irei primeiramente arrumar um emprego. outra pergunta, eu tenho que ir no Consulado do país, certo, mas chegando lá eles procuram saber a respeito da condição financeira da pessoa ou não? Tenho várias dúvidas sobre isso... se puder add me: Skype paulohenrie; gmail paulohenriquebouvier@gmail.com ou senao hotmail paulohenrie@hotmail.com
Agradeço desde já.

Anônimo disse...

BOA TARDE
SOU BOLIVIANA E MORA MUITOS ANOS NO BRASIL, PRESCISO CONSEGUIR UM VISTO SCHENGEN POIS VOU PRA ITALIA E GRECIA, MAIS PRESCISO COM URGENCIA, POIS VOU NA PROXIMA SABADO, ME AJUDE

Anônimo disse...

ola eu gostaria de saber o seguinte tenho 2 cartas de expulsao de portugal a primeira vez eu vim pro brasil e fiz outro passaporte e consegui entrar pela frança ... sera que agora eu fazendo outro passaporte eu passo pela frontera de outro pais que estao incluidos na lei dos paises sem fronteras e sera que consigo entrando por outro pais entrar em portugal....meu pc nao da pra fz interrogaçao desculpa sera que consigo entrar na europa com outro numero de passaporte sem ser portugal que seje outro pais... desde ja gradeço a resposta....

Anônimo disse...

Olá! Boa noite... Obrigado por este post, tirou muitas duvidas minhas.
Porém tenho uma..
Passei 5 dias na Italia, depois voltei para o Brasil e em julho fiquei mais 30 dias agora queria voltar e ficar do dia 01/10 até 20/12 sabe me informar se tenho este direito com visto de turismo?

Obrigado a todos :)

leo jaresom disse...

oi, bom dia, estou com uma grande dúvida, em 2012 eu viajei para a Noruega, o marido da minha prima enviou minha documentação para embaixada para visto de trabalho e por alguns critérios, não foi aprovado, então tive de voltar ao brasil, só que eu passar em Portugal eu expliquei a situação e eles não colocaram um carimbo com um x, e sim só com a data de saída como o carimbo de entrada, sendo que passei 8 meses, eu ainda posso voltar a europa com esse passaport ? e esse ano tbem quero conhecer Florida, será que posso usar ssa passaport para o visto americano ?

thayna disse...

olá, gostaria de saber quando posso voltar para Suecia, fiquei la por 3meses e depois prorroguei por mais 3 meses o que equivale a seis meses no total, quando posso voltar?

Anônimo disse...

Ola, boa tarde! Achei seu blog por acaso aqui na NET e gostei bastante. E preciso que você por favor me tire uma grande duvida antes de eu viajar. Eu entrei na Alemanha dia 06/08/2013 e estou voltando para o Brasil dia 05/11/2013. Gostaria de saber se tem algum problema ao passar pela alfandega, já que náo estou completando os 90 dias certinho. Me ajudem antes de viajar

Anônimo disse...

Andre,

Estou como Turista na Europa há 3 meses e 5 dias, porém fui aos EUA por 11 dias em Dezembro. Queria saber se como minha estada não foi contínua se tenho o direito de passar esses 11 dias aqui?

Vou pegar um avião amanhã de Frankfurt para Roma (onde tenho um processo de cidadania quase pronto) e estou morrendo de medo do controle do aeroporto.

Fico aguardando sua resposta e agradeço muito pela ajuda.

Abs,

Maria

Tentando me entender disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Amaral disse...

Tenho uma dúvida gostaria muito uma ajuda.
Estou fazendo um estágio na Alemanha de 3 meses. I Entrei por Portugal para o território Schengen dia 02/05. Dia 02/08 que é o dia que preciso sair do território Schengen e eu vou para o Reino Unido. Vou viajar por lá com uma amiga até o dia 19/08 apenas como turistas. No dia 19/08 tenho uma passagem comprada para voltar para o Brasil mas o voo eh por Lisboa. Então a duvida é a seguinte: Posso voltar para o Território Schengen apenas para fazer essa conexão? Vou comprar uma passagem pela mesma companhia aérea de Londres - Lisboa para dia 19/08 ás 6:00 e chego em Lisboa as 8:35. Meu voo para o Brasil é para ás 9:35. Teria algum problema retornar para Portugal para apenas fazer essa conexão? Eu teria algum problema com a polícia de Londres ou de Portugal apenas para fazer essa conexão?

Cesar Vieira disse...

Olá, Bom dia!
Gostaria de tirar uma dúvida a respeito de vistos; Brasileiros não precisam de visto para a Alemanha ou qualquer país schengen, sendo que podem ficar até "3 meses num período de cada 6 meses".
Eu não entendi, realmente quantos dias devo ficar fora da Europa após a estadia de 90 dias?
Devo ficar 3 meses ou 6 meses para depois poder voltar para Europa?
Estive na Alemanha de 21/01/14 até 17/0414 total 87 dias, e voltei parabo Brasil , quantos dias devo esperar para voltar para a Europa novamente?

Obrigado, Bom final de Semana!

Mariana disse...

Comprei passagem ida e volta para espanha, porém quero ir para Portugal de trem. Posso voltar para a Espanha sem problema.
Se puder me responder agradeço

Isabela disse...

olá andré. Parabéns pelo blog.

Bem, minha dúvida é a seguinte: eu e meu esposo estamos indo para suíça, ele irá fazer um curso de 3 meses lá. Depois do curso pensamos em passear pela europa por 10 dias e voltar por paris. Estou tentando visto pela suíça, mas talvez nao de tempo. Outra opção poderia ser ficar 90 dias no espaço schengen e irmos para turquia conhecer lá e voltarmos de lá (turquia) para o Brasil?? Grata. =)

RODOLFO AUGUSTO disse...

Vou para Paris e Londres em dezembro. Terei que fazer dois seguros viagem, ou o seguro de Paris é coberto em Londres também?

Anônimo disse...

Ola td bem

Estou com um problema moro na Noruega e meu visto ta vencido desde mes 02 pois estou esperando meu permanent mas eu comprei um passeio para Amsterdan para este mes e meu visto nao chegou sera que vou ter problemas ... fico grata se puder me ajudar ..

Anônimo disse...

boa noite andré td bem....bom a principio tenho que parabeniza-lo tb pela riqueza d informações e a facilidade que vc tem em ajudar sos interessados sobre o assunto. Tb tenho uma duvida e gostaria da sua ajuda. Estou como turista na italia e meu prazo de 90 dias acabará em janeiro. a pergunta é se posso me dirigir a outro pais e voltar e recarimbar meu passaporte na italia para ficar mais 3 meses...obrigada

itsnotforreal disse...

Que post sensacional! MUITO obrigada! Mas estou desesperada com uma dúvida que ninguém consegue tirar:

Vou estudar durante um semestre em uma universidade na Inglaterra. O curso em si dura menos de 6 meses, então para isso eu não precisaria olhar o visto antes de sair do Brasil, de acordo com as regras da Inglaterra. Porém, pretendo passar mais tempo viajando por outros países, o que totalizaria 7 meses na Europa. Eu previso tirar um visto?? Tenho "direito" a 3 meses nos países de Schengen sem visto, certo? Como esses 3 meses são contados? Se, durante meus 6 meses na Inglaterra, eu fizer pequenas viagens à França ou Espanha esses dias já debitam dos meus 90 dias? Ao sair da Inglaterra, no final dos 6 meses, posso ficar mais tempo tranquilamente na Europa ou eles implicariam, pq eu já teria passado 6 meses lá? O consulado não me atende de jeito nenhum =/ Por favor, me ajude!

Natan Oliveiraa disse...

Fiquei 2 meses e 20 dias na Itália quando posso retornar novamente sem ter problemas????

Anônimo disse...

ola. gostei mt o post.
so tenho uma duvida, se puder me ajudar agradeço imensamente.
saio do brasil para portugal sem visto em viagem de ferias, mas gostaria de conhecer a frança tbm.
Consigo entrar no outro pais sem nenhum visto?

Anônimo disse...

ola… estou na irlanda desde setembro de 2014… tive alguns problemas e nao consegui tirar meu gnib,pois fecha hoje. Estou a um pouco mais de 3 meses aqui. O problema e que comprei passagens pra ir com uns amigos pra bruxelas,e de la pegar um onibus ate amsterdam… quais os problemas que posso ter? ha alguma solucao pra isso? obrigado

Carlos Pinto disse...

Quais os países ,fora da Eurozona,que nas lojas comerciais aceitam dos turistas moeda euro

Felipe Tartarotti disse...

Oi André, Tenho uma duvida.
Eu e minha mulher estamos na irlanda já faz 2 anos. O visto dela vai acabar no dia 20 de maio e nós estamos indo para o Brasil dia 14 de junho.
Você acha que existe qualquer problema de nós viajarmos pra Alemanha no dia 2 de junho e voltar pra irlanda para pegar nosso voo ? Vc acha que ela pode ser barrada ?
(Nós somos casados e eu tenho passaporte italiano) Não sei se ajuda.
Obrigado

Alisson Vieira disse...

Felipe, vc sendo Italiano, e casado, eles não podem separar ela de ti. Então não terás problema, mas just in case, leve a passagem junto, caso eles perguntem...

abs

Mariano Benincasa disse...

Olá André,

Estou planejando uma trip de 10 meses pela europa, e no meu roteiro a grande maioria dos países fazem parte do tratado schengen. Destes 300 dias que pretendo ficar lá no período de 10 meses, devo ficar 260 em países do tratado. Como posso fazer para não ficar ilegal, tem algum visto de turismo que eu possa adquirir para ficar durante mais tempo ou somente indo e vindo do tratado durante os 90 dias dentro e 90 fora nos 180 dias seria uma solução? Meu roteiro inicia por portugal, saindo da europa pela Turquia, sendo os dois últimos países anteriores itália e grécia respectivamente.

Muito obrigado, espero que consigas me ajudar.

Abraço, Mariano.

Cris disse...

André adorei o blog e li todas as perguntas pra ver se tirava minha dúvida, mas não consegui, espero que possa me ajudar.
Estou há 60 dias Espanha como turista, vou para Marrocos por 7 dias, quando voltar posso permanecer só mais 30? Ou começa valer outros 90? Muito obrigada

André Augusto Cella disse...

Só mais 30!

Anônimo disse...

Ola estou na.europa a 2.meio e vo fazer uma viagem a tanger se eu quiser continuar aki na europa depos dessaa viagen a tanger q eles vao bater carimbo eu vo.continuar legal??

Anônimo disse...

Ola moro em portugal a mais de 2 anos quero ir para Inglaterra mas n tenho nenhum documento aki em portugal apenas meu passaporte brasileiro tem como eu entrar sem nenhum problema? Apenas com o passaporte brasileiro?

Anônimo disse...

Meu e mail é Elbomartins@hotmail.com

Unknown disse...

Olá,
Eu cheguei na frança dia 15 Julho e vou para outro país, vou sair com 89 dias! Depois retorno dia 8 de janeiro, serão 89 dias fora da zona, isso gera algum problema?

Anônimo disse...

Bom dia, preciso muito de tirar uma dúvida
Se eu entrar de CARRO na Croácia
Consigo o carimbo do passaporte pois moro na Itália

Anônimo disse...

Bom dia, preciso muito de tirar uma dúvida
Se eu entrar de CARRO na Croácia
Consigo o carimbo do passaporte pois moro na Itália

Meu e-mail
danielmarasca@icloud.com
Muito obrigado

Jorge Hilton disse...

Olá, meu nome é Jorge.
Em janeiro de 2015 fui para a Europa como turista. Fiquei quinze dias fazendo o roteiro Portugal, Espanha, França e Inglaterra. A minha duvida é a seguinte: meu passaporte foi carimbado na entrada em Portugal e na entrada na Inglaterra, mas não foi carimbado nem na saída de Londres para Portugal, nem de Portugal para o Brasil. estou pensando em ir para a Itália no Próximo ano. Será que tem algum problema?

Jorge Hilton disse...

Olá, meu nome é Jorge.
Em janeiro de 2015 fui para a Europa como turista. Fiquei quinze dias fazendo o roteiro Portugal, Espanha, França e Inglaterra. A minha duvida é a seguinte: meu passaporte foi carimbado na entrada em Portugal e na entrada na Inglaterra, mas não foi carimbado nem na saída de Londres para Portugal, nem de Portugal para o Brasil. estou pensando em ir para a Itália no Próximo ano. Será que tem algum problema?

Anônimo disse...

olá tenho um perguntaestou na suecia e estou indo para França mas meu visto tera vencido quando eu voltar da frança , mas eu estou me casando na prefeitura com um Frances quero saber se quando voltar para Brasil para esperar minha permisão de visto vou ser deportada e não vou ter direito a voltar para frança?

Anônimo disse...

Oi André, td bem? Gostaria de saber se alguém que vive na Suíça pode fazer uma denúncia minha que não procede, ou seja, mentirosa, na imigração suiça, com o intuito de me impedir de entrar no País. Apenas para me prejudicar.

Serge Elie Barbier disse...

Bom dia. Tenho cidadania européia. Pelo que entendi eu posso morar e trabalhar irrestritamente na Noruegs, Finlândia, Suécia e Dinamarca. É isso mesmo?
Muito obrigado pelas suas informações.

André Augusto Cella disse...

Serge, sobre sua pergunta sobre morar na Escandinávia: podes morar e trabalhar em qualquer desses países, menos na Noruega, que não é da UE.

Anônimo disse...

Oi Andre, tudo bem?
Espero que com seus conhecimentos possa nos ajudar!
Somos 3 e estamos mochilando na Espanha a 8 meses, e agora decidimos ir como turistas para Irlanda e fazer direto la a contratação do curso e visto (caso seja melhor assim, por concluirmos la com trabalho o dinheiro para as matriculas dos 3, caso contrario faríamos daqui mesmo e chegaríamos com o dinheiro bem curto rs) 2 de nos já estiveram em Dublin e temos contatos de moradia, trabalho e curso a fazer, a situação e que não estamos mais de maneira legal aqui e gostaríamos de saber se tem alguma opinião, dica ou simples achar, se podemos fazer uma conexão em algum pais fora da UE e Shengen para constar a saída, e depois entrar na Irlanda, sabemos que ha risco nisso, mas o intuito da pergunta e saber se soube ou conhece alguém que o tenha feito?

Muito obrigado pela atenção, adoramos a maneira que escreve e espero ter boa noticias posteriormente para ti e todos aqui.

Jose Tavares disse...

Muito bom o seu blog . . .
Estou confuso quanto a tempo de estadia na UE por mais de 90 dias. Emiti uma passagem com 120 dias, tenho uma filha que é cidadã francesa e ficarei alguns dias por lá tambem. Meu plano é consumir os 90 dias com múltiplas entradas na zona do Tratado e os 30 restantes no reino Unido, Russia, Marrocos, etc . . . Reforçando que a passagem de ida/volta é por Paris . . .

É possível ?

Grato . . .

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 253 de 253   Recentes› Mais recentes»