Preparativos para a Europa - passaporte e visto (ATUALIZADO ATÉ 08/2014)

PELA IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO, ATUALIZEI HOJE ESSE POST, ORIGINARIAMENTE PUBLICADO HÁ UNS 4 ANOS:

Quando falei dos preparativos para o mochilão a Machu Picchu, dei algumas dicas a respeito da documentação necessária para aquela viagem num tópico postado em 06/02/08. Se quiser dar uma olhada, clique aqui. Os preparativos para uma viagem para a Europa, no entanto, merecem um aprofundamento maior, já que são muitas as dúvidas a respeito e muitos os países que podem ser visitados. Mas vamos lá, então!
  • DOCUMENTO DE VIAGEM
Para viajar para a Europa, você precisa de um passaporte com validade mínima de 6 meses após a data de retorno e espaço suficiente nas folhas para alguns carimbos dos países por onde pretende passar. Se for ficar nos principais da Europa Ocidental, vai precisar apenas de um espacinho, pelas razões comentadas no post anterior (no Espaço Schengen não há controle interno de fronteiras). Tanto faz se for o passaporte novo (modelo azul) ou o antigo (modelo verde), o que importa é que esteja válido. Os endereços para fazer passaporte foram referidos nas dicas para Machu Picchu, relembradas acima.

Apenas cidadãos europeus podem viajar de um país europeu para o outro com documento de identidade nacional.
  • VISTOS
Em regra, a maioria dos países europeus não cobra vistos nem taxas de turistas com passaporte brasileiro para permanência de até 90 dias. Para não ficar nenhuma dúvida, vamos fazer uma lista dos que pedem e dos que não pedem visto para portadores de passaportes brasileiros:

PAÍSES QUE NÃO EXIGEM VISTO PARA TURISTAS (ATÉ 90 DIAS)

Chipre (está na Ásia mas faz parte da UE)
França (para territórios como Guiana Francesa e Polinésia, precisa)
Geórgia
Marrocos (fica na África, mas a um pulinho da Espanha)
Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte)
Romênia
Rússia (o acordo assinado para isenção de vistos entrou em vigor em 07/06/2010 e eu mesmo já viajei para lá sem visto depois disso)
Turquia (tanto a parte na Europa como a asiática)

PAÍSES QUE EXIGEM VISTO DE TURISTAS BRASILEIROS
Azerbaijão (pode ser tirado no aeroporto de Baku)
Belarus (Consulado no Rio de Janeiro emite)

Comentários

Unknown disse…
Olá André,
adorei o seu blog! Ele está clariando muitas ideias na minha cabeça!! hahaha

mas sobre esse post, tenho uma duvida: se vou fazer um mochilão e ainda estou definindo o roteiro, mas tenho-o em mente. A Imigração será em Portugal e ele NÃO pede visto, mas passarei por varios países, eu tenho que ter o visto dos países que passarei (se exigir) ou só do país de imigração ??

Agradeço desde já pela atençao!!
Bjoss
Ana Paula
A. A. Cella disse…
Ana, nenhum dos países do Espaço Schengen exige visto de brasileiros. Se vc for para um país fora desse Espaço, é que pode vir a precisar de um. Para entender melhor, sugiro outro post aqui do blog: http://demochilao.blogspot.com/2008/03/unio-europia-espao-schengen-e-zona-do.html
Abraços
Unknown disse…
Muito obrigada André!!

mas desculpa minha ignorancia: para fazer o mochilão eu so preciso do passaporte???
todos os paises que pretendo passar, estão dentro do Espaço Schengen.

bjoss
A. A. Cella disse…
Olá! Sim, vc precisa do passaporte, pois ele é a sua carteira de identidade no exterior. A sua carteira de identidade só vale no Brasil e em alguns países vizinhos. O fato de não ser necessário visto nos países do Espaço Schengen não significa que vc não precisa dele. No primeiro país que entrar, vão te pedir o passaporte e carimbar a data em que vc chegou à Europa. Durante a viagem, provavelmente vc não o usará mais nenhuma vez, mas na hora de ir embora para o Brasil te pedirão de novo e carimbarão sua saída.
Só podem viajar dentro da Europa sem passaporte os próprios europeus (ou que tem cidadania dupla de um país de lá).
A. A. Cella disse…
Em outras palavras, vc só precisa levar:
- passaporte;
- passagem de ida e volta;
- comprovante de hospedagem;
- seguro de saúde;
- dinheiro suficiente para a viagem.
A imigração pode pedir para ver se vc tem tudo isso!
Gustavo Restani disse…
Oi André, peço licença para fazer uma correção no seu post:

A Bósnia-Herzegovina não exige visto para brasileiros. Já tinha lido isso no site da embaixada da Bósnia e pude comprovar pessoalmente, pois acabei de visitar Sarajevo. Quando você passa pela fronteira eles só carimbam seu passaporte quando vc entra e novamente quando você sai do país.

Todavia, a Sérvia exije sim, fui barrado quando tentei entrar lá sem visto rs

Abraços!
A. A. Cella disse…
Pois é, sabe que ainda achava que isso era possível, mas final de semana passado, quando atualizei esse post, vi no site do Ministerio das Relações Exteriores da Bosnia que brasileiros precisavam de visto. Na página da embaixada do Brasil na Sérvia, li que não precisa. Na dúvida, preferi colocar o país naqueles que precisam, com o link do MRE deles... Obrigado pela experiência pessoal relatada! Sempre fiquei com essa dúvida (e receio) por causa dos planos de uma viagem à Croácia...
A. A. Cella disse…
Passei Bósnia e Montenegro p a lista dos países que não exigem visto, com link para a Embaixada Brasileira em Belgrado.
mari belfiori disse…
ola eu queria saber se eles tem um controle de quando voce entra na europa seu nome fica em algum computador,por exemplo se eu entrei em janeiro e agora quero voltar tem esse controle ou eles apenas carimbam o passaporte,obrigada
A. A. Cella disse…
Depende do país, Mari. Em alguns, como na Itália, nenhum documento é preenchido e eles só carimbam, sem nem olhar o computador. Noutros, como na França e Espanha, entrega-se um papelzinho de imigração preenchido, e acredito que isso seja passado para o computador. Em Portugal e na Holanda, não se preenche formulário, mas eles fazem algum registro no computador. Mesmo nos lugares que não fazem registro, no entanto, acredito que haja algum controle pela lista de passageiros que as cias. aéreas repassam às autoridades. Abc
yes i'm live! disse…
ola andre! bem bacana seu blog, varias dicas interessantes e esclarecedoreas tmb! parabens!
bom, estou fazendo um mocilhao pela europa agora e tenho uma duvida quanto a visto de turista. eu pretendo ficar dois meses e meio, mas estava pensando em estender um pouco para aproveitar o maximo que posso, uma vez que ja estou aqui. minha pergunta eh: posso eu turista que nao fico no maximo 10 dias em cada pais, ficar mais que 90 dias em toda a europa?
aguardo a resposta e desde ja obrigada! abraco
A. A. Cella disse…
Só se o tempo que exceder dos 90 dias for passado em país que não faça parte do Espaço Schengen (por exemplo Inglaterra e Irlanda), se não, não...
yes i'm live! disse…
ouvi dizer que havia a possibilidade de extensao do visto de turista dentro do terriotorio Shengen, vc sabe de algo sobre isso??? de qualquer forma agradeco a rapida resposta. abs!
Anônimo disse…
Ola Andre!
gostaria de uma ajuda sua.

voltei da europa no inicio de setembro.meu passaport foi carimbado saida na Alemanha.
no dia 02.9.10 e quero voltar agora em 21.11.10

voltando com hotel pago,dinheiro mas que de sobra para 10 dias,seguro saude,passagem ida/volta.

que vc opina,a problema?
pois terei 79 dias desde o retorno ao brasil.

desde ja muito obrigado!!
Mary:) disse…
Ola andre,
Moro em Lisboa, estou com meu visto de residencia vencido, e meu passaporte vence em abriu de 2011.
Pretendo ir pra Roma no carnaval, la pelo dia 6 de março. Você diz que alguns paises pedem passaporte valido de ate 6 meses. Será que corro o risco de ser barrada no aeroporto de Roma, sendo q o meu vence em abriu?
OBS: Obrigada pelas informaçoes q sao mto uteis.
Unknown disse…
Olá, André.
Parabéns pelo seu blog. Pelo que entendi, o únic país que exige visto da antiga Iugoslávia seria a Sérvia? Sabe de algo sobre Kosovo?

Obrigada!
Natália
A. A. Cella disse…
Kosovo ainda não é reconhecido pelo Brasil como país independente. Se você olhar o passaporte brasileiro, verá que ele diz "esse documento é válido em todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas". Como não é o caso de Kosovo, deve-se buscar junto às autoridades locais uma autorização para entrada (no Brasil um kosovar entraria com um 'laissez-passer').
Anônimo disse…
Boa noite André. Tirei muitas dúvidas em teu site. E gostaria de saber se vai ser aceito meu passaporte na Inglaterra (visto que vou ficar apenas 10 dias) sabendo que ele tem validade em dois meses do ultimo dia que estarei lá. E ai?
A. A. Cella disse…
Recomenda-se sempre pelo menos 6 meses de validade...
Anônimo disse…
obrigada por responder
Flor disse…
Oi Andre!!!Olha fiz meu passaporte no consulado do Brasil em Lisboa Portugal...dai vim embora para o Brasil entao passado 1 ano que estou aqui quero voltar para Portugal tenho que fazer outro passaporte para poder viajar ou posso usar o mesmo...
Obs Fiquei la em Portugal 5 anos mas meu visto venceu quando vim para Brasil sera que tem algum problema sera que me barram...Agradeco desde ja....Obrigado!!!
Unknown disse…
oi,eu tirei meu passaporte brasileiro na guiana francesa,eu posso viaja normalmente com ele?,eu vou pra republica tcheque pelo brasil,e vou fazer escalas em outros paises,tem algum problema ou eu tenho que fazer outro passaporte?????obrigado desde ja...beijaooo :-)
Unknown disse…
Oi!
Eu tenho uma dúvida: estou querendo fazer um mochilão pela Europa, mas queria passar pelo menos um ano viajando. Será que é possível? Se for possível, como devo proceder?
Agradeço desde já.
Um grande abraço.
E.S. disse…
Olá André!
Estive na Alemanha por 6 dias no mês de fevereiro (2011) até dia 1 de março, quando voltei para o Brasil. Tenho outra passagem para o dia 06 de março (2011) com duração mais longa (até dia 20 de março de 2011). Dessa vez a minha filha vai comigo (já está com a autorização). Gostaria de saber se há algum problema em relação a eu ter estado lá e, em tão curto espaço de tempo, retornar...
Desde já obrigada!
Kleyton disse…
Olá André, vi seu blog aqui e achei interessante a bordagem do assunto que sempre causa polêmica. Olha só. Entrei em Paris em 2009 e carimabaram meu passaporte de entrada, certo? Só que passou uns meses e fui pra Portugal e morei lá até agora 2011 e regressei ao Brasil sem visto algum de lá, ou seja, permaneci ilegal no país e quero voltar agora novamente em Abril/2011, só que, carimbaram meu passaporte saindo de Portugal. Tenho que fazer outro passaporte pra regressar a Europa? Mesmo porque ainda estou na duvida se vou pra Lisboa ou Londres, porém como tenho um carimbo e entrada com espaços 2 anos de permanencia no país não sei se posso entrar com o mesmo passaporte, o que me diz?
Anônimo disse…
Olá André! Pretendo fazer um intercâmbio para a Inglaterra, preciso de visto? E se precisar, se eu consegui-lo pelo período em que passarei estudando posso após o término das aulas, viajar para a França e passar uns dias lá com parentes?

Carol.
Anônimo disse…
Olá Andre. Vou para paris em novembro próximo, ficar 10 dias. Meu passaporte ainda é o antigo, verde, e tem data pra expirar em junho de 2012. É arriscado eu ir com esse passaporte ou posso viajar tranquilo com ele? como são só 10 dias, acho que não deve ter maiores problemas né?
Grato, Eduardo.
Marcio disse…
Olá André,
Me diz uma coisa, a passagem de volta é realmente muito importante? Estou planejando viajar para Europa mas ir até a Rússia para fazer a transiberiana e depois, se sobrar dinheiro passar um tempo na China, de modo que não tenho idéia de quando poderia voltar. Tem algo que eu possa fazer a esse respeito?

Abraço!
A. A. Cella disse…
Por "passagem de volta", entenda-se uma prova de que vc vai sair de lá. Se vai p China ou Rússia e de lá volta ao Brasil, mostre isso, apenas. O importante é provar que não vai ficar na Europa.
mi disse…
Oi André tudo bem?? Estou na Bósnia e Hezergovina fazendo um estágio .. segui várias das suas dicas nas minhas viagens por aqui. Cheguei aqui por Zagreb dia 13.09 e fico até 20.11, semana passada fiquei sabendo que fui aceita para fazer um estágio na Alemanha mais 2 meses e meio quando eu terminar esse, vc sabe me informar se eu preciso de visto para permanecer lá ? pois a Bósnia não está no Acordo de Schengen certo?? Acho q posso passar como turista os 90 dias, mas não tenho certeza. Outra coisa, como meu vôo parou em Zagreb dia 13.09.11 e eu tenho que tomar o vôo de volta dia 23.02.12, vc acha que vai ter algum problema pois vai fazer mais de três meses que eu cheguei? Importante falar que eu vou pegar um ônibus dia 20.11 para a Alemanha e este vai passar pela Croácia .
Obrigada
Anapaula Mendes disse…
Ola André, estamos pensando em passar alguns dias na Espanha e conhecer os países vizinhos no fim do ano. Você poderia nos dar dicas de hotéis, pousadas..em fim, lugares acessíveis financeiramente e bons? E outra...vamos ficar uns 7 dias. Poderia me dar uma dica de roteiro que seja fácil de ser cumprido para que possamos aproveitar ao máximo?Abraços, Anapaula
A. A. Cella disse…
Sugiro a leitura dos mais de 40 posts organizados por região da Espanha que interesse a vocês, conforme menu ao lado direito dos posts ("Espanha: Andaluzia", "Espanha: Catalunha", etc.) Todos têm dicas de hospedagem de baixo custo e os roteiros internos de cada cidade.
Abc
Unknown disse…
oi,preciso de uma ajuda.
Vim pra Alemanha + cheguei pela Suiça em março desse ano,meus 90 dias se passou ali,depois vim pra Espanha de carro por receio,e estou aqui ate hoje.pretendo ir pra Belgica + tenho duvidas se posso ter problemas ao desembarcar por ter excedido o prazo de 90 dias na Europa.apesar que alguns amigos dizem que posso viajar sem problemas tenho medo... pode me aclarar isso?obrigada
Anônimo disse…
André, quero ir para Europa para ficar, farei o que é correto de 90 dias e as outras coisas necessárias. Meus planos é trabalhar e tentar a cidadania. Quero começar por Portugal, e o que preciso fazer?
sofia disse…
Eu preciso de visto se ficar em certo país por mais de 90 dias, ou na Europa inteira?the
Anônimo disse…
Ola! Em 2012 fui a alemanha, mas por confusão de 3 meses e 90 dias acabei fazendo as contas erradas e contei 3 meses, acabei ficando 5 dias ilegal sem querer, agora quero voltar, vc acha q terei problemas? Como faço p saber se meu passaporte tem alguma restrição? Obrigada, Paula.
Anônimo disse…
Oi Andre.
Meu caso eh um tanto complicado. Eu estou morando em Londres ilegalmente (:S) a mais ou menos 2 anos. Estou voltando para o Brasil no inicio do ano que vem e quero fazer um mochilao pela europa antes e seguir direto para o Brasil. Vc acredita que conseguirei fazer esse mochilao sem ter problemas com imigracoes de outros paises devido a essa minha condicao?
Obrigado!
Anônimo disse…
Serviaa precisa de visto!!!!
Anônimo disse…
Olá tenho uma pergunta, estive na europa a 4 anos porem excedi o tempo de permanecia para turistas (90dias) acabei ficando por 5 meses , e pretendo voltar agora com o memso passaporte que te validade até 2017. serei barrado? devo tirar outro passaporte?
Unknown disse…
Olá, bom vim para Portugal no dia 20, c escala em Madri. Entretanto, só tenho carimbo na Espanha. E agora quero trabalhar aqui tirar doce e n tenho carimbo em Portugal? Terei de pagar multa? Como faço agora?
Juco & Juca disse…
Oi André!
Bem legal seu blog, bem completinho. Só fiquei com uma dúvida: é possível viajar da zona shengen para outro país que não faz parte, por alguns dias, e depois retornar para a zona schengen, continuando a mesma contagem dos 90 dias?
Pq eu entrei no espaço schengen no dia 21/5, então preciso sair até dia 19/8. Mas nesse meio tempo posso ir para a Croacia e voltar sem problemas?

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima