O melhor albergue do mundo

A visão das pontes sobre o rio Douro foi nossa última imagem do Porto, que estava vibrante naquele sábado, por causa da competição RedBull Air Race. Nossa viagem de trem até Lisboa foi bem tranquila, mas bem mais demorada do que se poderia imaginar para um país europeu relativamente pequeno: mais de 3 horas de viagem, num Intercity.


Nossa chegada a Lisboa foi pela estação Santa Apolônia, de onde pegamos um trem local para desembarcar na Praça do Comércio, o lugar onde o centro histórico da Capital Portuguesa se encontra com as águas do Rio Tejo e onde fica um dos pontos turísticos que são a marca da cidade: o Arco da Rua Augusta. 

Pois era exatamente nesta rua, a uns poucos metros do Arco, que ficaríamos hospedados. O albergue escolhido era considerado, na época e por muito tempo, o "melhor albergue do mundo".

O Hostelworld, site de reservas em albergues mais utilizado por mochileiros mundo afora, fazia e continua fazendo avaliações entre seus usuários para formar rankings mensais de albergues. Curiosamente, entre os 10 melhores do mundo sempre estão pelo menos uns 3 albergues situados em Lisboa. 

O Travellers House, nosso escolhido, chegou a ser matéria de uma Viagem e Turismo, juntamente com o Lisbon Lounge Hostel, que sempre o seguia de perto na classificação. Hoje em dia, se for olhar o ranking, vai ver que os nomes mudaram, mas que Lisboa continua lá, no topo, como uma das cidades com os melhores albergues do mundo. 

Estávamos com muita expectativa para conhecer o tal albergue, especialmente depois da decepção com a escolha do Porto. Não tivemos quase nenhuma dificuldade para encontrar a sua entrada, no térreo de um dos prédios históricos quase todos iguais que formam as quadras ao longo da Rua Augusta. 

Tocamos no interfone e subimos alguns lances de escada (o albergue ocupa o 3º, 4º e 5º andar do prédio, se bem me lembro), sofrendo um pouco com os mochilões nas costas. 

Logo na recepção, recebemos as boas vindas do João, que acredito ser um dos donos do lugar, dada sua empolgação em nos explicar como tudo funciona por ali e o zelo com que trata do negócio. 

 Acima, um dormitório. Abaixo, área comum

O "melhor albergue do mundo" não tinha jardins, cobertura com churrasqueira, quartos super amplos ou camas modernas ou banheiros privativos, como se poderia imaginar e como frequentemente se vê em outros albergues bem avaliados, a exemplo de Luxemburgo, de Iquique (Chile) ou de alguns na Holanda. O que o faz merecedor de tantos elogios de mochileiros internautas é a recepção calorosa, o café da manhã (há mulheres fazendo torradas e omeletes na hora para você), o grande número de atividades pensadas para os hóspedes todas as noites e a área de convivência, que já em 2008 contava com PCs da Apple com telas de mais de 30 polegadas e de última geração. 

O João começou a nos explicar todas as regras de funcionamento do lugar antes de nos levar para os quartos, e aí entendemos boa parte do segredo: ele é um perfeccionista, mas consegue fazer transmitir as regras rígidas do lugar de uma forma simpática e às quais o hóspede adere de muito bom grado, mesmo sem perceber, porque vê o proveito que se tira da sua observância. 

Há muitas regras relacionadas à ocupação dos quartos, como a de deixar tudo dentro dos gavetões abaixo das camas quando for hora da limpeza, não deixar nada pessoal nos banheiros, respeitar horários de silêncios nas escadarias, etc. De outro lado, principalmente quem viaja sozinho encontra no lugar um ambiente bem favorável para conhecer gente e para ter companhia nos passeios pela cidade. 

 Vistas do nosso quarto

As atividades propostas vão desde assistir filmes nos sofazões da área comum, jantas coletivas a passeios no estilo pub crawl, que foi o que aproveitamos logo na primeira noite, por termos chegado num sábado. 

Pelo que li, os concorrentes do albergue na capital têm estilos bem semelhantes: localização bem central, ambiente moderninho dentro de prédios históricos e atenção especial com o cliente. Acho que aí não tem erro!

Comentários

Olá André! Achei seu blog procurando gente que faz mochilão! Vou acompanhar direto!

Meu primeiro Mochilão foi pertinho, pro Chile mas foi divertido :) Se quiser conhecer, eu criei um canal no youtube, será muito bem vinda! www.youtube.com/ViagemPerfeita

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima