Respondendo à Luciana

Oi, Luciana!

Respondendo aos seus comentários nos posts anteriores, seguem algumas considerações!


Com relação a albergues, não posso te ajudar muito, porque tudo o que encontramos foi lá mesmo, ao chegar na cidade. Não fizemos pesquisas prévias.

Em Santa Cruz de la Sierra, ficamos na casa de conhecidos.

Em La Paz, ficamos no Continental, que é filiado à rede Hostelling International. Parece muito mais um hotel do que um hostel, pelo conforto e segurança. Fica na Calle Illampu, a uma quadra da Plaza Eguino.

Em Copacabana, embora não tenhamos passado nenhuma noite, sei que há um hostel bom filiado à HI. Acho que no site da HI (http://www.hihostels.com/) vc encontra...

Em Cusco, ficamos num hotelzinho chamado Carlos IV, que encontramos numa ruela a umas três quadras da Plaza de Armas. Fomos andando pela cidade até encontrá-lo; não sei nem se eles têm site.

Em Salta, na Argentina, ficamos no Backpacker's Hostel, também filiado à HI. Meio apertado, bem simples, mas tranqüilo e barato. Acho que existem opções melhores.

A melhor maneira de pesquisar albergues é entrar no site www.hostelworld.com (tem opção de idioma em português) e fazer a pesquisa com base no país, cidade e data que se quer. A lista de albergues em algumas cidades é bastante grande, por isso oriente-se pelas notas atribuídas a cada um deles pelo pessoal que já se hospedou lá.

Foram várias as noites em que dormimos nos ônibus, entre uma cidade e outra. Como as distâncias são grandes, geralmente os ônibus saem no final da tarde para chegar no destino pela manhã. Com isso, economiza-se uma noite de albergue e, se vc é das que conseguem dormir em viagem, consegue ainda descansar.

Já com relação a roteiro, a coisa se complica, porque isso depende muito de pessoa para pessoa. Fazer um roteiro pronto, ou preparado por outra pessoa, já tira boa parte da emoção de fazer uma viagem dessas, do jeito que vc gosta. Ter insegurança é normal, mas isso não significa que vc precise seguir à risca alguma idéia dada por outra pessoa.

Em primeiro lugar, acho que não há muito sentido (na minha opinião estritamente pessoal) em vc ir a Cusco e não conhecer Machu Picchu. É o ponto turístico mais visitado da América do Sul inteira e vai estar a 100km de vc. Por que não ir até lá, nem que seja de trem, como os turistas que não querem caminhar o fazem?

Se tivesse que te sugerir um roteiro de mais ou menos 30 dias, talvez seria mais ou menos assim (é bem corrido, mas já que vc quer ver bastante coisa...):

1 - Cidade de origem - La Paz
2 - La Paz (4 noites): Chacaltaya, Downhill biking, City tour, Tihuanaco
La Paz a Copacabana (3hs de ônibus)
3 - Copacabana (1 noite e 1 dia): passeio à Isla del Sol e Isla de la Luna
Copacabana para Puno (3hs de ônibus)
4 - Puno (1 noite e 1 dia): passeio às ilhas dos Uros
Puno para Cusco (7hs de ônibus)
5 - Cusco (4 noites): Machu Picchu, Saqsayhuamán, Valle Sagrado, City tour, festas
Cusco para Arequipa (10hs de ônibus)
6 - Arequipa (1 noite e 1 dia): city tour e vulcão Misti
Arequipa para Arica (3hs de ônibus + táxi na fronteira)
7 - Arica (2 noites): passeio ao Parque Nacional de Lauca e praia
Arica para San Pedro de Atacama (13hs de ônibus)
8 - San Pedro de Atacama (4 noites): salares, gêiseres, Valle de la Luna, lagunas altiplânicas
San Pedro para Salta (12hs de ônibus)
9 - Salta (2 noites): Tren a las Nubes, city tour, teleférico do Cerro San Bernardo
Salta para Resistencia ou Corrientes (12hs de ônibus)
10 - Resistencia ou Corrientes (1 noite): descanso e city tour
Resistencia ou Corrientes para Asunción ou Posadas (4hs de ônibus)
11 - Posadas ou Asunción (1 noite): descanso e city tour
Posadas ou Asunción para Foz do Iguaçu (4hs de ônibus)
12 - Foz do Iguaçu (2 noites): cataratas do Iguaçu, represa de Itaipu, Parque Nacional
13 - Foz do Iguaçu para cidade de Origem.

Comentários

Vc é um cara muito legal e agradeço muito a sua atenção. Me ajudou muinto!!! Eu vou seguir este seu roteiro como base e criarei mais alguns lugares na lista, pois ví q vc não colocou uns locais q eu ví pela internet e q gostei bastante. Vou agregar às suas idéias e vou mandar para q vc dê uma olhada. De repente vc tem mais opniões boas como estas q vc me mandou.

Gostei de ter quase uma carta como resposta...rsrs...isso facilitou muito, mas pode deixar q eu não sou de fazer corpo mole não, tá? Se o dindin der eu vou á MP...rsrs...e pode deixar tb q eu vou continuar pesquisando e vou montar um roteiro "the best" para estas férias (não vou ficar só "sugando" de pessoas legais como vc)...
Quando vier para Manaus e quiser umas dicas pode me "sugar"...afinal uma mão lava a outra e eu já tenho uma dívida com vc...rsrsrs...e com o pessoal do fórum dos mochileiros...rsrs

Se precisar de ótimas dicas para viajens pela Europa ou Ásia vá até o blog da Adriana...ela mora em Londres e costuma viajar o mundo todo...o ano inteiro...além de vez enquando responder às perguntas (ela é bastante atarefada, mas é maneira). Mesmo q ela não responda, vc terá um álbum de pesquisa sobre estes continentes.
o blog é drieverywhere (pesquisa no google e click no 1° q aparecer)...
Boa Sorte!!!
bj
Rodrigo/RJ disse…
Ola Luciana e Andre
So para aumentar seu leque de opçoes de albergues...
Melhor rede de hostels da america do sul http://www.lokihostel.com/, bem no estilo albergue europeu, com bar sempre cheio, cerveja mais barata que o normal , sonzinho , mesa de sinuca etc.. alem de ter um agencia de viagens la dentro que faz todos esses passeios em la paz a um preço bem acessivel ( em cusco, o loki estava lotado, fiquei em um hostel mais trankilo, mas ia pra la tomar uma cerva tb!)
em copacabana fiquei no hotel mais "chique" da cidade é bem na beira do lago, e paguei por volta de 50 soles(+-35 reais) um quarto duplo.
Não necessita reservas antes, pois sempre há vagas ou outras opçoes. ps: use taxi na bolivia e no peru (vc nunca vai gastar mais d 5 reais num viagem de taxi, e o bus sao muito velhos) e nunca deixe de pechinchar!

abçw

To sempre lendo esse blog aqui!
Anônimo disse…
To sempre lendo esse blog aqui tb!!!

E gostaria de deixar claro que o "tira-dúvidas" de vcs é muito importante não só para mim, mas para todo mundo que precisa.

Queria deixar aqui, tb como forma de consulta, o blog voudemochila (é só pesquisar no google). Assim como esse blog o voudemochila tb informa e tira dúvidas em todos os aspéctos...em viajens para o mundo todo. Conseguí fazer as reservas para o Hostel por lá e conseguí os preços de alguns ônibus...

Não deixem de ter mais esta fonte de conhecimento!!!

Queria saber se a minha mochila de 60L está legal? Tb nem tem como levar peso...são muitos dias caminhando (e como dizem aqui na Marinha vc carrega o preço do seu conforto...rsrs...se não quiser sofrer com o peso seja humilde...rsrs. / É bom levar um tênnis ou uma bota? Seria interessante comprar uma bota de Trekking na Bolivia (dizem que os preços são melhores...)./ É bom levar óculos escuros para andar na neve (Chile)ou é desnecessário...e isso é somente lenda?...afinal quero levar uma mochila dietética (magra...rsrs).

Estou trabalhando no meu roteiro (com ajuda de vcs...claro), mas pretendo terminar este mês...para sobrar tempo para sonhar um pouco com os lugares...rsrs.

Valeu!!!
Anônimo disse…
oiii...sou Letícia...amiga da Lú e estou adorando o blog!!!

O que é necessário para ir para o Vale Nevado ou alguma outra estação de esqui???

Os valores do passeio de bike que o André falou + as entradas para MP estão por volta de quanto?

Passeio q a lancha q o Rodrigo disse está por quanto e dá direito a que?

OBRIGADA PESSOAL!
Anônimo disse…
Sou Flávio e moro em Recife.

Estou com duvida em relação ao valor dos albergues, pois no site q vcs passaram o valor está em dólar e só tem para 1 pessoa (single)...é isso mesmo?

Para entrar nos parques da bolívia e peru tem q pagar? é caro? tem site para acessar e ver horários?

OK.
Anônimo disse…
Se alguém puder me aceitar no msn para trocarmos conhecimento sobre a viagem pela América do Sul vai ser bem legal.

meu msn é lucianacosta07@gmail.com

Já posso adiantar que sei bem pouco, mas para fazer amizade já está valendo, né?

BJ!!!
Rodrigo/RJ disse…
Respondendo a galera ae:
-essa mochila de 60 l é um bom tamanho, contudo eu viajei com mala de rodinha e nao tive problema algum ( pq vc pode deixar as malas nos hotsl enquanto faz os passeios, inclusive a trilha inca)
tenis eu fui com um timberland ( nao vi preços de roupos porla, as o país é muito mais barato q o brasil)
- oculos escuros, protetor labial e solar são indispensáveis para andar na altitude de la paz e ir no monte chacaltaya!

- vale nevado não conheço,pretendo ir no meio do ano
-passeio de bike foram 380 bolivianos ( cotaçao dolar bol x U$= 7,05)
- passeio para chacaltaya = 70 Bol + 15 bol d entrada
vale de la luna 15 bol

- machu picchu ( so ida e volta d cusco no msmo dia, eu tava sem tempo, sem ar, sem perna e tive d gastar , mas tem caminhos alternativos p quem quer economizar)
trem cusco x machu picchu pueblo gastei 60 u$ na ida e 48 U$
+ 14 dolares de bus ate o centro historico de machu picchu
+ 132 soles para entrada em machu pichu ( cotação 3,10 p/ 1 U$)estudante c/ qq carteira paga meia- a minha era d papel da facul e aceitaram..ps:não aceita dolar!nem cartão! me ferrei, peguei uma cotaão muito mais baixa com cambista la na frente
na volta

lancha em copacabana p/ visitar isla del sol:
25 bolivianos + 5 bol para entrada na ilha

se tiverem afim d me add no msn, rogulima@hotmail.com

tiro duvidas d vcs tb
pq viagem com mais problemas do q minha é acho q nao vai exisitr e eu consegui voltar vivo!uhauahua
Rodrigo/RJ disse…
Se estiver meio bagunçado ae, é os me perguntar q d novo
pq escrevi e nem li..rs

mas como disse o andre, vcs não deve se prender a roteiro td certinho, chegando nas cidades vcs irao ver um milhao de agencias de turismo oferecendo os msmos serviços, muita gente q vai fazer as mesmas coisas que vc ou q ja fez, e sempre troque ideia com mochileiros no meio do caminho, foi assim que eu fui sabendo das "boas" de cada lugar

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima