Passeando por Bruges

Bruges é uma cidadezinha com pouco mais de 110 mil habitantes, com aspecto de vila medieval, que, no entanto, é a principal cidade turística da Bélgica. O centro histórico tem um formato quase redondo e é limitado por um riacho ou canal, que acredito ser artificial. A cada tanto, uma ponte a liga com o lado "de fora", passando por um lugar onde antigamente havia uma porta de acesso à cidade.

É possível caminhar a pé por toda a extensão da parte de interesse turístico. Tudo é muito bonito por lá. Como se não bastasse, há vários canais de água menores cortando a cidade, fazendo com que também seja conhecida como mais uma das "Venezas do Norte" de que a Europa está cheia.

Não há grandes atrações turísticas em si, isoladamente consideradas. A cidade inteira, no seu conjunto, é que é interessante. Perguntem a qualquer um dos que viajaram comigo naquele mochilão e todos dirão, no entanto, que é muito mais interessante que Bruxelas e que mereceria mais alguns dias lá, só para ficar curtindo.

A cidade é conhecida também por ter um clima "romântico", principalmente em razão dos canais e dos parques que possui em vários pontos. Para outros, também tem fama de ser um bom lugar para experimentar mais de 300 marcas da cerveja que talvez seja uma das melhores do mundo - a belga (ou será a alemã? ou será a tcheca?)

Como não somos adeptos de city tour, traçamos no mapa mais ou menos os lugares por onde pretenderíamos passar. Como as ruas são estreitas e um pouco confusas, alguns desvios foram inevitáveis.
Passamos por uma das igrejas mais famosas do lugar, que a Igreja de Nossa Senhora. Lá dentro, está uma das obras primas de Michelangelo: a Madonna e a Criança (não, não é a cantora pop e sua filha Lourdes Maria!!).
Outra das igrejas famosas é a Basílica do Sangue Sagrado. Antes de ir a Bruges, eu nem sabia da existência dessa relíquia católica. Diz-se que o sangue guardado num relicário mantido dentro desse templo transforma-se em uma substância sólida para depois, sem causa aparente, voltar a ser líquido.
Embora a igreja esteja aberta a visitação a maior parte do tempo, a visão da relíquia em si, com as "portinhas" do relicário abertas, só ocorre uma ou duas vezes por dia - ocasião disputada por dezenas de turistas, já que o local é pequeno. Eventualmente, procissões são feitas com o dito sangue sagrado.
Um amigo meu, o Guilherme, morou em Bruges durante um ano de intercâmbio, ainda no segundo grau. Como naquela época não existia a prática de mandar e-mail, a gente se comunicava mesmo era por carta. Muitas vezes postei envelopes com o endereço "Gentpoortstraat" e por isso fiz questão de ir até a dita rua, para conhecê-la e mandar uma foto do lugar ao meu amigo, depois de 10 anos que ele morara lá.

Esse desvio sem grande apelo turístico acabou servindo para que encontrássemos uma lojinha com vários tipos de queijo, que foram o nosso lanche da tarde. No finalzinho da rua, também, demos de cara com um dos antigos portões da cidade velha e com o canal que a cerca.

Seguindo pelos parques ao redor do canal externo da cidade, encontramos também alguns moinhos de vento, em estilo meio holandês, que são um dos cartões postais menos conhecidos de Bruges.
Já no final do passeio, vindo em direção ao albergue, passamos também pelo pub mais antigo e tradicional de Bruges e por uns jardins de um convento jesuíta, bem interessantes.

Nada, como eu disse antes, surpreende tanto quanto a beleza da cidade em si. Por isso mesmo, a dica é andar sem preocupação com itinerários pela cidade, para curtir o que ela tem de melhor (e não querer mais sair de lá...)


Comentários

Anônimo disse…
Oi, tenho um filho que está em Oslo/noruega e o seu visto expira em 10/04 porém ele gostaria de ir a Italia passar pelo menos uma semana antes de voltar para o RJ. Existe problema?
Anônimo disse…
Ola! Andre primeiro Parabens pelas suas informaçoes esta ajudando bastante. Minha pergunta e o seguinte: eu estive na suiça mas tempo do que o normal dos 90 dias e na saida a policia federal me pararao e me dizerao que eu ia receber uma multa em casa, pegarao copias do meu pass endereço no Brasil e tudo , ja fazem 6 meses e nunca chegou sendo assim tentei entra novamente quando passei por portugal eles me barrarao e me mandarao de volta porque esta no sistema o meu poblema de antes , a pergunta e vc sabe me dizer por onde eu devo começar a praucurar alguma forma para regularizar esse poblema? obrigada e agradeço se pode responder
Anônimo disse…
a comteceu o mesmo comigo e praucurei o consulado suiço geral do rio de janeiro e eles me derao um site da fedpol da suiça como eu deveria fazer , assim mandei um sedex pra eles e eles me mandarao a resposta depois de 2 meses , dizendo que eu tinha cometido um delito e que eu me derao uma expulsao ate 2014 se vc sabe de alguma forma que eu possa regularizar isso agradeço, ou se quando eu entra na albania vai costa o msmo poblema ? obrigado
Marcelo disse…
Andre ,Parabens pelo Blog,me nome e Marcelo tive um problema de espulsao na Italia ,tentei voltar e nao consegui . a espulsao foi em 2010 voce sabe me dizer quanto tempo nao posso entrar no territorio italiano .
E com isso nao posso entar em mais nehum Pais no Espaço Schengen , hoje estou na Romenia , vim Trabalhar aqui e nao posso voltar . se vc saber me dizer alguma informacao ficou muito agradescido Andre muito obrigado e um Forte abraco.
Anônimo disse…
André, primeiramente parabéns, seu blog é perfeito e super explicativo. Bom, tenho uma questão que não sei se já foi respondida antes: a data que está no carimbo coincide com a data em que eu recebi o carimbo ?
Obrigada e sucesso!
A. A. Cella disse…
Em tese sim, mas nada impede que o funcionário se equivoque e tenha esquecido de mudar a data do carimbo. Reclame na hora, se isso acontecer.
Anônimo disse…
Bom, outra pergunta: Para ir para Finlândia recebo dois carimbos ? Um de ida e um de volta ?
Anônimo disse…
olà !! boa noite !!!!!!!!!!! gostaria que vc tirasse uma duvida muito importante. o consulado da suissa no rio de janeiro me mandou uma carta me interditando a minha entrada no pais, e que poderei voltar a partir de 03 de fevereiro de 2014, mais preciso voltar com urgência, qual pais eu poderia entrar sem correr riscos de voltar para tràz ??? desde jà agradeço a resposta !!!

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima