23/10/2011

Guias Lonely Planet em português

Começaram as campanhas publicitárias na internet, na TV e na mídia impressa para a divulgação de um produto que já era há muito esperado pela comunidade mochileira do Brasil: os primeiros guias da Lonely Planet em português. A responsabilidade pela edição é da Ed Globo.

A Lonely Planet é uma editora de livros de viagem de origem australiana, que começou publicando os relatos de viagem e as dicas de amigos australianos que percorreram o Sudeste Asiático nos anos 70 (até hoje o Southeast Asia on a Shoestring é um dos seus guias mais vendidos). Nos anos 90 eles deram seu grande salto e passaram a produzir programas para a TV e a cobrir praticamente todos os lugares visitáveis do mundo (inclusive com livros polêmicos sobre o Afeganistão e Myanmar). No final da década de 2000, a empresa foi comprada por uma subsidiária da BBC, da Inglaterra, e passou a agir dentro de uma estratégia mais comercial, ampliando a variedade de produtos.

Até então, os guias já tinham sido publicados em algumas línguas que não o inglês em situações pontuais. O espanhol, o alemão e o francês receberam versões de países mais procurados por cidadão falantes das respectivas línguas, mas algumas edições chegaram a ser inclusive descontinuadas, dando a impressão de que essa iniciativa não tinha dado certo.

Agora, aproveitando o bom momento que o Brasil vive na área do turismo internacional, e seguindo-se à publicação da revista Lonely Planet, que já circula em português há uns 2 anos, estão sendo lançados os guias em português para alguns países como Portugal e Argentina e para algumas cidades como Nova York, Praga, Istambul e Barcelona.

Ainda não tive a oportunidade de conhecer nenhum desses guias traduzidos, mas certamente comprarei algum para conferir. 

Não nego que sou fã desses guias (na sua versão original) e sempre que possível compro aquele que cobre o lugar por onde vou, ou ao menos o capítulo correspondente em PDF na página da empresa. Só quando a crítica a respeito de alguma edição é muito negativa e alternativas melhores se apresentam é que, com resistência, parto para outra opção.

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, gostei muito do seu blog. Fazem umas 2 horas que estou lendo ele. Estou programando uma viagem para portugal no inicio do ano que vem, alguma dica? Obrigada ;) Camila

André Augusto Cella disse...

Pelo menos 3 dias em Lisboa e 1 dia inteiro em Sintra!

Anônimo disse...

Olá Andre, boa noite gostaria de uma informação vou para europa ficarei lá por 64 dias vou retornar para o Brasil, gostaria de saber se depois de 1 mes poderei retornar para a Europa ou terei que esperar por 3 meses. Seu blog é muito interessante. por favor se poder me mande mais informaçoes sobre minha duvida via e-mail. kenya_stefhany@hotmail.com

Verônica disse...

Olá, tudo bem?

Gostei muito do conteúdo do seu blog, gostaria de enviar uma proposta de artigo, caso tenha interesse, por favor, entre em contato pelo meu email, (veronica.fassoni@gmail.com).

Abraços,
Verônica
www.falaturista.com.br

Stephanie disse...

Olá, tudo bem?

Estou realizando um trabalho de divulgação do novo serviço da Visa, o VISA PLATINUM e encontrei seu blog.
Acredito que o assunto será útil para você e seus leitores!


Se você é aquela pessoa que curte viajar e aproveitar seu tempo livre visitando diversos lugares, vai adorar a novidade que a Visa preparou para você!
Pensando em garantir o bem estar de seus clientes, o Visa Platinum proporciona uma viagem incrível aos seus usuários, repleta de particularidades e vantagens.
Para aproveitar sua viagem de maneira tranquila, no maior conforto possível, você pode utilizar esses, dentre outros benefícios que só o cartão Visa Platinum oferece:

- Seguro saúde para emergências médicas;
- Certificado de Schengen
- Seguro locação de veículos (cobre até o valor integral do reparo ou substituição
do veículo em caso de danos resultantes de colisão, furto do veículo ou atos de vandalismo
contra o carro);
- Seguro de acidentes em viagens.

Agora que você já sabe, use o seu Visa Platinum e boa viagem!
Para mais informações e outras dicas de viagem, acesse nossos canais:

http://www.visa-platinum.com/por/

http://www.youtube.com/user/visaplatinumbr