Visto na Inglaterra? Talvez não!

De acordo com reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, autoridades britânicas e do Itamaraty chegaram a um acordo durante reunião realizada em Brasília, na última segunda-feira, em que a Grã-Bretanha teria desistido de exigir vistos de brasileiros e retiraria o nome do Brasil de uma lista de 11 países que não combatem a imigração ilegal.

Procurados pela BBC Brasil, a embaixada britânica em Brasília e o Ministério do Interior britânico não confirmaram a informação de que o governo não cogita mais introduzir o visto para turistas brasileiros.

Segundo o governo britânico, foi estabelecido um "programa de atividades recíprocas" em que ambos os países se dispõem a discutir temas relativos à imigração ilegal e "novos encontros devem ser realizados até o fim do ano para avaliar o desempenho das atividades".

"Ambos os países estão comprometidos em evitar que a introdução seja necessária, mas a fase ainda é de negociações", declarou a assessoria do Ministério do Interior.

Tumulto
Em julho, a Grã-Bretanha divulgou uma lista de 11 países de fora da União Européia considerados "de risco" para o país em termos de imigração ilegal e anunciou que poderia passar a exigir vistos para seus cidadãos. Além do Brasil, estavam na relação Bolívia, Botsuana, Lesoto, Malásia, Ilhas Maurício, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Se a nova lei for adotada, os cidadãos brasileiros que pretendem visitar a Grã-Bretanha a partir do ano que vem precisarão de um visto de seis meses que deverá ser expedido antes que deixem o Brasil. Atualmente, um acordo entre a Grã-Bretanha e o Brasil permite que brasileiros permaneçam no país europeu sem visto durante 90 dias. As exceções são para estudantes ou pessoas que viajam a trabalho, que precisam de visto para entrar no país.

Na avaliação de Barretto, o governo britânico se precipitou ao incluir o Brasil na relação de países considerados de risco. "A importância econômica que o Brasil tem hoje faria com que isso fosse um impeditivo para negócios e turismo e causaria um grande tumulto", afirmou Barretto.

"Um dos meus objetivos era mostrar a importância do comércio bilateral entre Grã-Bretanha e Brasil e mostrar os efeitos que o visto causaria", acrescentou.

BBC Brasil

Comentários

Anônimo disse…
Dr. Barry Wolfe, Advogado da Suprema Corte da Inglaterra e Pais de Gales,
experiente profissional especialista em direito de imigracao britânico,
único membro da Immigration Law Practitioners Association (ILPA) no Brasil.


Assessoria de vistos para o Reino Unido:

- Visto de Estudante
- Visto de Dependente
- Visto de Noivo(a)
- Visto de Noivo para Casamento do Mesmo Sexo (”Civil Partner”)
- Visto de Dependente de Cidadão Europeu
- Visto de Trabalho
- Visto de Empregada Domestica
- Apelação contra Recusa do Visto / "overstay"

Informações no bmwvisas@gmail.com e www.bmwvisas.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima