Santiago: quando ir


Santiago tem um clima predominantemente seco a maior parte do ano. Contudo, a variação da temperatura é bastante grande. No inverno, existe a possibilidade até mesmo de neve, mas isso é um pouco raro por causa do calor das indústrias e dos carros e pelo ar seco que parece sempre pairar por cima da cidade. No verão, o sol chega a arder e é bom sempre andar com protetor solar e tomar bastante água.

Não cheguei a ver chuva em nenhuma das três vezes em que estive por lá, mas um amigo meu pegou num mês de setembro.

Na primeira vez que fui, entre o natal e o ano-novo, as pessoas perguntavam, afinal de contas, o que é que eu ia fazer no Chile naquela época do ano. Eu mantenho a mesma opinião que tinha antes disso: sempre tem o que fazer, em qualquer época do ano.

É claro que não dá para fazer esportes na neve em janeiro (o que nunca foi minha pretensão), mas todo o resto está disponível, inclusive a possibilidade de um banho no oceano Pacífico a apenas uma hora da capital. Os parques estão cheios de gente, há até piscinas públicas abertas no Cerro San Cristóbal; as vinícolas seguem com a visitação; o sol fica lá em cima até mais tarde; há menos gente na cidade (já que muitos saem de férias), embora a noite seja mais agitada. Comer frutos do mar, sem dúvida, também é mais agradável no verão, e esse é um dos meus programas preferidos enquanto estou lá.

No inverno, em compensação, as pessoas aproveitam mais o vinho e, é claro, vão às estações de esqui (que tem custos incompatíveis com um orçamento de mochileiro, diga-se de passagem).

Um problema constante de Santiago é a nuvem de poluição que fica quase sempre no ar (eu não tenho problemas respiratórios, por isso nunca sofri com isso). Só dá uma limpada com uma boa chuva. Raramente dá para ver as montanhas que rodeiam a cidade nitidamente, por causa dessa nuvem. Quando se chega de avião, tem-se a impressão de que se está indo para um “nada” todo cinza. Das vezes que fui, senti isso mais na segunda, num mês de abril.

Comentários

monica disse…
Oi André, adorei o blog, e vou para o chile agora em abril o clima nesse época é bom? e vou ficar no Ibis fica em uma boa localização.Obrigada e sucesso.
A. A. Cella disse…
Oi, o clima eh bom sim. So nao espere neve, porque ela estara no nivel mais baixo do ano, mesmo nos pontos mais altos das montanhas.

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima