Mais sobre Mostar


Mostar não é só desgraça, como pode ter ficado parecendo depois dos posts anteriores. A cidade é realmente a mais interessante de toda a Bósnia Herzegovina, segundo a maioria dos guias, dos mochileiros e na nossa humilde opinião, e também uma das mais bonitas.

Como é um lugar pequeno, não espere muita coisa para ver e fazer na própria cidade. Entretanto, se a ideia é relaxar e curtir por dentro uma cidadezinha com cara de medieval, conhecer mesquitas e mesmo ouvir as histórias que os sobreviventes têm para contar – ou, ainda, quem sabe até se arriscar num banho gelado nas águas do Neretva – não há do que se queixar.
O centrinho está cheio de lojas, bancas e antiquários vendendo bastante bugigangas, souvenires e alguns itens legais do tempo do comunismo e das guerras. Como em todo o país, os preços são menores do que na maioria da Europa, mas por causa do turismo crescente essa barateza tende a cada vez mais diminuir.

Come-se muito bem em Mostar. Experimentamos coisas bem diferentes, como pernas de rã fritas, risotos de frutos do mar, pratos com carne de carneiro. Mesmo os restaurantes no lugares mais legais, na beira do rio e de frente para a Ponte Velha, têm preços acessíveis, por isso vale a pena pegar uma mesa num lugar bacana. As garçonetes atraem os transeuntes na rua principal, principalmente na margem ocidental do rio.
À noite, para nossa surpresa, a cidade tem opções bem legais de bares e até de lugares com cara de boate. Mesmo numa segunda-feira, como foi o nosso caso, havia vários bares cheios, principalmente de turistas. Um dos lugares em que estivemos mais cedo da noite e que pareceu o mais legal fica logo à direita da rua Gupca Onescukova, umas duas quadras antes da Ponte, do lado ocidental do rio. Há vários bares com mesas numa área comum a céu aberto, quase do tamanho de uma quadra. Não tem como errar. Outro, para ir mais tarde, é a caverna natural transformada em lounge de um bar no lado oriental do rio, a cerca de uma quadra da Ponte – também não tem como errar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima