Dubrovnik - teleférico


Dubrovnik é uma cidade espremida entre o mar e a montanha. Basta olhar no mapa para ver que depois de uma estreita faixa de território croata, já se chega à Bósnia, que fica logo atrás dessas montanhas.

Essa localização interessante levou, ainda na década de 70, à construção de um teleférico para que se pudesse admirar a cidade e o mar lá de cima. Como não poderia deixar de ser, entretanto, esse ponto de observação tornou-se um ponto estretégico fundamental na guerra civil que ocorreu na cidade em 1991.

O Exército Federal Iugoslavo tomou a fortificação antiga que havia ao lado da estação do teleférico e o próprio teleférico para controlar a cidade e começar a bombardeá-la lá de cima. O bondinho foi destruído, em razão das batalhas e passou quase 20 anos desativado.
Tivemos a sorte de chegar na cidade poucos dias depois da reinauguração do equipamento, que estava funcionado ainda com pouca gente sabendo da sua existência.

Pegamos dicas com os locais e perguntamos qual seria o melhor horário para fazer esse passeio, e fortemente nos recomendaram que não fôssemos de manhã por causa do calor e do sol. Deixamos para fazer na hora do entardecer, e não nos arrependemos.

O preço do ingresso não saiu mais do que uns 15 reais para cada um. São apenas duas cabines, que vão e que voltam, o que mostra que quando a atração se tornar mais popular a coisa vai ser bem demorada. Não pegamos quase nada de fila e logo estávamos subindo.

Lá em cima, encontramos a Fiona, uma mulher que conhecemos no albergue dos dois primeiros dias e que fazia passeios com mochileiros pela região. Ela e os seus tinham subido a pé, como se fez nos quase 20 anos em que o teleférico esteve no chão.

Além de lojinhas de souvenir e lancherias, lá em cima há um santuário, com uma grande cruz quae na beira do morro, com vistas para o lado sul da cidade, um castelo em ruínas (muita coisa bombardeada e com tiros do tempo da guerra) e antenas de TV.
Não há muito o que fazer, senão admirar a paisagem lá embaixo. Para o lado de trás, o que se encerga são apenas alguns vales secos e as montanhas que seguem até o lado bósnio.



Aproveitamos para ver o pôr-do-sol e conseguimos ver algumas das imagens mais bonitas daquela viagem, com outras várias ilhas ao redor, o Adriático plácido como sempre e o amarelo tomando conta do céu.

A cidade velha, lá de cima, parece de brinquedo. Com as muralhas ao redor, parece uma caixinha cheia deles. Muito bonito mesmo. Vale conferir...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima