Pesquisando passagens nas companhias Star Alliance para emissão com milhas

Essa dica eu só fiquei conhecendo hoje e credito integralmente o "know how" ao site Falando de Viagem (www.falandodeviagem.com.br).

Se você tem milhas no programa TAM Fidelidade (ou Multiplus Fidelidade), sabe que pode pesquisar e emitir passagens pelo próprio site da TAM quando quiser utilizar voos operados pela própria companhia ou por suas parceiras regionais (NHT, Trip e Pantanal), pagando apenas as milhas e as taxas de embarque (se quiser emitir as passagens pelo telefone, pagará uma taxa extra de R$ 30,00). Até aí tudo bem.

Agora, se você quiser emitir passagens de alguma companhia da Star Alliance com milhas do TAM Fidelidade, a única forma possível de fazer a pesquisa e a emissão das passagens é através do telefone (ou indo até uma loja física da TAM). Para isso, obviamente, passará minutos esperando um operador de telemarketing te atender, depois de pelo menos uns 8 menus diferentes até ele.

De certa forma, o usuário fica um tanto restrito, pois tem que fazer a consulta através de um terceiro, que muitas vezes demorará um bom tempo para, afinal, lhe dizer quantas milhas esse trecho vai custar. Aí é que entra a dica que aprendi hoje.

O pessoal do site Falando de Viagem descobriu que é possível fazer essa pesquisa nas companhias parceiras da Star Alliance através do mecanismos de busca do programa da All Nippon Airways (ANA) - mas, aviso desde logo, é bem chatinho de chegar até lá.

Eis um resumo dos passos necessários:

1 - Fazer um cadastro no programa de fidelidade da ANA. Vá até o site da companhia japonesa (existe uma versão em inglês baseada nos EUA) e preencha seus dados para se registrar no programa. O número de registro será informado ao final do processo de cadastramento e a senha de quatro dígitos você mesmo escolhe durante o processo.

2 - Acessar o sistema de reservas de passagens prêmio da ANA. De posse do número de fidelidade na ANA e de sua senha, faça o login no site da companhia japonesa (há uma caixinha dizendo "Welcome to ANA Sky Web"). Depois de logado, procure a opção "ANA Mileage Club" na parte de cima do site e clique. Em seguida, clique em "Using miles > For details"; depois clique em "Request International Flight Awards", um pequeno link em azul abaixo do título "International Flight Awards".

3 - Desviando da restrição a buscas nas cias. Star Alliance. Aqui é que entra a grande dica. O sistema de buscas da ANA não permite que associados sem milhas acumuladas ou com poucas milhas no seu programa façam a pesquisa nas companhias parceiras da Star Alliance. Ela só deixa como opção a busca pelos próprios voos, em "ANA International Flight Awards". O link para a pesquisa em companhias parceiras ficha inacessível, em cinza. Mesmo assim, clique na única opção disponível (ANA International Flight Awards) e deixe carregar a página de pesquisa. Sem alterar qualquer data ou número de passageiros, simplesmente jogue nos campos de pesquisa de aeroporto de origem "JFK" e no destino "NRT" e clique em "NEXT". Pronto: no final da página, como penúltima opção, você terá acesso ao sistema de busca no link "Use Star Alliance Member Airlines".

4 - Pesquisando passagens prêmio nas cias. Star Alliance. Agora, você já pode fazer as pesquisas que quiser e, ao final do processo, saberá quais são os voos disponíveis entre duas cidades, quais as quantidades de milhas necessárias por pessoa e quais os horários que podem ser emitidos. Pesquise apenas com 1 (um) passageiro, porque senão o site exigirá que você cadastre como seus dependentes mais pessoas.

De posse das informações que você conseguir nesse sistema, poderá ter certeza do que quer e se existe ou não disponibilidade e, aí, terá de encarar o 0800 da TAM para efetivar a emissão.

Eu mesmo fiz, pela primeira vez, emissão em companhia da Star Alliance com milhas da TAM na semana passada e deu tudo certo!

Comentários

Excelente dica!!

Vou sem dúvida testar mais tarde!!

Valeu!
Anônimo disse…
Nossa, maravilhosas as dicas, estou tentando e espero conseguir.
Valeu pela dica.
abs
Thomas disse…
Sensacional a dica....agora vamos para a segunda parte da batalha, emitir via TAM.
Anônimo disse…
Valeu! Funcionou!!
Unknown disse…
Parabéns!!!!excelente dica, inclusive fiz o cartão e recebi uma corresnpondência diretamente do Japão da ANA MILEAGE CLUB....com o cartão personalizado, complemento que além das companhias membros e parceiras da STAR ALLIANCE, poderemos utilizar os nossos pontos em mais 09(nove) companhias que são:
AIR MACAU, ETHIAD, EVA AIR,HAWAIAN, JET AIRWAYS, JET AIRWAYS, MALAYSIA, QATAR, SHENZHEN AIRLINES, VIRGIN ATLANTIC.
Que só pode marcados os assentos fisicamente, de acordo informações no Guia do Ana Mileage Club.
E que venha a TAM, kkkkkkk.
Henrique Andrade disse…
Olá! Parabéns pela dica... só me enrolei para tentar pesquisar voos só de um trecho individualmente.
É possível?
A. A. Cella disse…
Nunca tentei. Mas verifique a ida e volta p o mesmo trecho, porque cada um é disponibilizado individualmente.
mariza disse…
Tentei pesquisar voos de Sao Paulo (GRU) a Shanghai (PVG) mas recebi a seguinte mensagem antes mesmo da visualização das milhas necessárias:


*Reservations for Trans-Pacific or Trans-Atlantic around the world itineraries cannot be made online.(A_RULES_5A_014A)


Alguma dica pra realizar minha pesquisa???
Obrigada
A. A. Cella disse…
Faça a pesquisa trecho a trecho, usando as rotas da Star Alliance, por exemplo:

GRU - MAD e depois MAD - PEK
GRU - FRA e depois FRA - PVG

Assim deve conseguir
Eu disse…
Olá. Usei a dica, realmentre consegui encontrar um vôo, mas a TAM diz que não há disponibilidade... o que faço =/?
A. A. Cella disse…
A TAM está deliberadamente boicotando a Star Alliance desde que foi feita a fusão com a Lan, que pertence à Oneworld. A respeito disso, veja o post http://www.melhoresdestinos.com.br/avianca-copa-tam-fidelidade.html
A solução que alguns clientes tem adotado é fazer uma reclamação no Reclame Aqui, no Fale com o Presidente e diretamente com a Star. Apenas verifique se o seu voo está dentro da janela de 6 meses de antecedência máxima que o TAM Fidelidade permite para emissões e mande ver na reclamação.
pxromero disse…
prezados, fiquei preso no cadastro do site da empresa japonesa. ele está pedindo um número de celular (com 11 dígitos). J[a tentei de tudo!!!! sempre vola a mesma mensagem:
"The cell phone number you enterd is not correct.".
Alguém pode me ajudar??????
Abraço a todos.
Bia disse…
Dica ótima!!!! Muito obrigada!!!
Unknown disse…
Muito boa dica! Funcionou beleza! Obrigado!!!
cliqueprojetos disse…
Massa! Que dica valiosa. Muito obrigada, já testei e realmente mostra as opções.Valeu!
Paulo Roberto disse…
fIZ ... mas não acho as opções .. :(
edze51 disse…
Caro Andre
Bela dica, muito útil, só que não estou conseguindo complementar o cadastro, por causa do número do celular. Já tentei de tudo,
Hugo disse…
Não precisa preencher o celular. É opcional
marcia disse…
Segui todos os passos,fiz o cadastro,escolhi as passagens mas na hora de finalizar não foi possível pois continuava com 0 milhas sendo que tenho mais de 100 mil milhas no multiplus.como devo transferir estas milhas para o star alliance?
Cris Rein disse…
EXCELENTE DICA! "Rateei" um pouco até entender, mas funcionou direitinho. Obrigada por compartilhar e parabéns pelo blog!

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima