AMSTERDAM - De barquinho
Com essa idéia na cabeça, caminhamos da região onde passamos a manhã (Vondelpark e Museumplein) até o centro, de onde saem os barquinhos. Se a ideia é ir de bonde, basta salta na parada Dam, ao lado do castelo real.
Uma das coisas mais interessantes que se vê são as famosas casas-barco. Na época em que estávamos em Amsterdam, estava passando uma novela das oito aqui no Brasil em que uma das personagens morava numa dessas casas. Quando falava ao telefone com a minha mãe, era só o que ela perguntava: se eu tinha visto as tais casinhas-barco.
Assim como as favelas, a famosa atração das casas-barco surgiu, na verdade, de um problema social. A falta de moradias no período do pós-guerra levou o governo a autorizar que pessoas morassem em barcos parados permanentemente, legalizando assim a possibilidade de puxar a fiação elétrica e água tratada até o interior dessas habitações.
Fones de ouvido com audio em vários idiomas geralmente estão à disposição nesse tipo de barquinho e, se não te der sono ficar escutando, bastante coisa curiosa e útil sobre a cidade se aprende...
Deixo vocês com algumas fotos do passeio...
Comentários
Parabéns!