Den Haag (Haia)
Chegando em Haia, depois de uma viagem de pouco mais de meira hora, do lado de fora da estação, demos de cara com uma cena tipicamente holandesa: centenas, talvez milhares, de bicicletas do lado de fora, estacionadas uma ao lado da outra, em locais nos quais podem ser cadeadas. O pessoal vem de casa com a bike, deixa na estação e segue de trem para o trabalho.
Embora Amsterdam seja a maior e mais importante cidade do país, muitas vezes tratada como se fosse a capital, Haia (ou Den Haag, em holandês) é que é a sede do Parlamento e o local onde mora a Família Real. Ali também estão quase todas as embaixadas dos outros países e quase todos os Ministérios.
A cidade é bem menor e mais tranqüila que Amsterdam, mas não tem tanto apelo turístico. O turismo, ali, acaba sendo mais "cívico", ou seja, de visitação a prédios oficiais.
Andando da estação em direção ao centro, passamos por uma curiosa placa que informa todas as "regras" e precauções a serem tomadas na cidade: cuidado com pickpockets, não urinar na calçada, não deixar cocô de cachorro no chão, não amararra bicicleta em poste de luz, etc.
Ao redor do Palácio, existe um monumento aos mortos da Segunda Guerra nascidos na Holanda e uma "Chama da Paz Mundial" (que realmente tem um foguinho queimando), rodeada por pedras oriundas de todos os países do mundo que fazem parte das Nações Unidas. A do Brasil era um basalto, desses de calçamento de rua, bem feinha!
Comentários
só fazendo uma observação, a Corte Internacional de Justiça (HAIA)não julga indivíduos, apenas conflitos entre Estados. Quem julga indivíduos é o Tribunal Penal Internacional (TPI), criado pelo Estatuto de Roma...
Luciana.
Estou planejando minha próxima viagem e encontrei seu blog. É muito bom! Parabéns!
Só uma observação: Moça com Brinco de Pérola é de Vermeer, não Rembrandt. De toda forma, são dois gênios holandeses, né?