Primeiro aniversário


Hoje, o blog De Mochilão completa um ano de existência.

No início, com a empolgação inicial, eram posts diários - hoje tento manter uma freqüência de um post a cada dois dias, às vezes mais.

Histórias sobre o meu primeiro mochilão (Machu Picchu), sobre o primeiro e o segundo mochilões na Europa e dicas gerais sobre viagens ocuparam a maior parte dos textos escritos. De uns tempos para cá, acrescentei também algumas enquetes para saber um pouco mais sobre os gostos e opiniões dos meus leitores.

De uma maneira geral, fiquei satisfeito com o resultado obtido até agora. Estou muito orgulhoso do grande número de elogios que recebi, muitos dos quais através de outros canais de comunicação, além dos comentários publicados. Fiquei surpreso, ainda, com o bom número de acessos que passei a ter em determinadas épocas. Embora o contador que instalei não seja o melhor para ver quantas pessoas diferentes o acessam, vez que registra apenas o número de visualizações de cada página, serviu para dar uma mostra de que o que tem sido postado não está passando em branco.

Até agora, pelo que lembro, os posts "Requisitos Migratórios para a Europa" e "União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro" foram os mais comentados e elogiados. Pretendo fazer algumas atualizações nele, para mantê-lo como um "serviço de utilidade pública" aqui do blog.

Um desejo que tenho é que esse blog funcione não apenas como uma leitura diária aleatória, mas como uma fonte de consulta. Fico um pouco curioso para saber se o pessoal tem realmente usado os "marcadores" para encontrar os assuntos de seu interesse, ou se acaba só lendo o que foi escrito mais recentemente. Uma hora dessas ainda vou fazer alguma espécie de banner ou post permanente alertando para a conveniência de se usar esse recurso para ter acesso a todos os posts de interesse em determinada questão.

De vez em quando, ainda, fico meio constrangido por ver que, da forma como escrevo, acabo levando leitores "de primeira viagem" a pensarem que ainda estou nos lugares sobre os quais estou escrevendo. Tendo deixar claro, nos primeiros posts sobre cada viagem, mais ou menos quando ela aconteceu, bem como o fato de eu não gostar de me ocupar em escrever no blog enquanto estou na viagem. Prefiro relembrá-las e remontá-las a partir das fotos que tirei, dos guias de viagem que usei e da minha memória...

Bom, por hoje era isso. Agradeço a quem me acompanha e me coloco sempre à disposição para ajudar no que for necessário. Basta deixar um comentário que eu procurarei sempre respondê-lo!

Comentários

André Lins disse…
André, parabéns pelo sucesso e pela qualidade do blog!

Desejo muitas e muitas outras viagens!!

www.viajesemgastarmuito.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima