Porto - Ribeira


O bairro da Ribeira é aquele que fica na margem do Rio Douro, na cidade do Porto. É praticamente o sinônimo da parte antiga do Porto e concentra a maior parte das atrações turísticas da cidade. 

A Ribeira é o tipo de bairro que, mesmo decadente, permanece charmoso. É o lugar mais típico do Porto e tem título de Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. 

A maior atração, por ali, é simplesmente caminhar pelo calçadão à beira do rio, admirando a vista de Vila Nova de Gaia e das pontes que atravessam o Douro, bem como o casario colorido, com sacadinhas de ferro, que dão a cara do bairro. 


Nos andares térreos da maioria desses prédios, há restaurantes de comida típica e bares, que começam a se encher de gente por volta do final da tarde e que só se esvaziam lá pela meia noite. 

O ponto de referência é a "praça do cubo", onde há várias mesinhas do lado de fora dos bares que cercam o lugar e, é claro, o cubo que dá o nome popular ao local. 


Um pouco mais longe da Ponte D Luís I, por onde entramos nessa parte da cidade, está o Palácio da Bolsa de Valores do Porto e a Igreja de São Francisco, grudadinha a ela. 


Por mais que você não goste de igrejas, a Igreja de São Francisco é uma atração que não pode deixar de conhecer. Do lado de fora, ela até parece uma igrejinha gótica como tantas outras, mas do lado de dentro o que se vê é a maior concentração de arte barroca por centímetro quadrado que eu já vi na vida. 

O lugar chegou até a ser desconsagrado, ou seja, deixou de ser uma igreja de verdade, para se tornar um local de visitação para turistas interessados em ver todas aquelas esculturas em madeira e todo aquele ouro recobrindo boa parte delas. 

Com relação ao Palácio da Bolsa, logo ao lado, demos o azar de encontrá-lo fechado, por isso não pudemos conhecer o seu interior. 

Próximo dali, também, fica a Casa do Infante Dom Henrique, o Navegador, local onde se imagina ter nascido o famoso personagem português, em 1394. 

Depois de termos conhecido a igreja e já cansados de um dia inteiro de passeios pela cidade, tratamos de escolher logo um restaurante típico para jantar, antes que eles ficassem lotados. 

Encontramos um com  a TV ligada e ainda pudemos curtir um jogo da seleção portuguesa, enquanto tomamos chopp e comemos bacalhau com batatas, num prato bem simples e barato, mais muito típico e gosto.

No final da janta (e do jogo), já era noite e demos mais umas caminhadas antes de ir embora. Ao invés de tomarmos o caminho mais curto até o albergue, decidimos subir pelo funicular dos Guindais e de lá seguir até a estação São Bento, onde compramos passagens para Lisboa, saindo no dia seguinte. 

Comentários

Bibiana disse…
Professor André! Achei teu blog por acaso, numa pesquisa do Google, procurando por "dicas mochilão". Adorei as informações e certamente vou utilizar várias! Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima