Google - amigo nas viagens

Cada dia que passa, o Google se torna mais e mais útil na vida de qualquer internauta. De uns tempos para cá, o site mais acessado do mundo também tem se tornado "amigo" de quem está planejamento uma viagem.

Algumas dessas funcionalidades certamente já são conhecidas de muitos, mas certamente não todas:

1 - Possibilidade de conversão de moedas pela taxa de câmbio atual

Para saber quanto valem aqueles 100.000 bahts tailandeses que estão cobrando por uma passagem aérea ou aqueles 10.000 guaranis que estão pedindo por uma garrafa de cerveja, basta escrever o valor e o nome da moeda no Google, dar um "enter" e ele responde com a cotação atual em reais.

Para quem está habituado com os códigos de três letras das moedas, o mesmo usado em faturas de cartão de crédito, melhor ainda usar esse conhecimento para fazer as operações de câmbio. Assim, por exemplo, basta digitar "100 USD" e o site te dá quanto está valendo cem dólares em real.
Funciona com a grande maioria das moedas conhecidas. Nas menos conhecidas, a cotação sai em dólar e é preciso fazer outra pesquisa.

2 - Previsão do tempo para hoje e os próximos dias

Para saber como está o tempo e como ficará nos próximos dias em qualquer cidade relevante no mundo, basta digitar "tempo Nome da Cidade" no Google e dar um enter, para ter a informação numa fração de segundos.
Se digitar apenas "tempo", possivelmente o resultado será o da cidade onde você se encontra no momento da pesquisa (sim, o Google rastreia o seu IP).

3 - Descobrir onde fica um lugar que você viu numa foto

Imaigne que você encontrou uma foto de um lugar muito legal, que te deu vontade de conhecer, mas que não sabe onde fica. Ou então que tem uma foto e não lembra onde foi tirada.

Se a foto contiver alguma informação relevante, como um prédio típico, uma formação natural conhecida, basta arrastá-la para o espaço de pesquisa do Google Images que o sistema fará uma busca no banco de dados da Google e no Panoramio para encontrar imagens parecidas e, com base nessa informação, dizer onde fica o lugar.
O resultado aparece geralmente através de um link da Wikipedia sobre o lugar que aparece na foto.

4 - Descobrir quais voos diretos ligam duas cidades

Para saber todos os voos diretos entre dois aeroportos específicos, basta digitar "voos de CIDADE DE ORIGEM para CIDADE DE DESTINO" que o Google também vai indicar quais são as opções.

É claro que isso não substitui um site de pesquisa de voos e reservas de passagens, mas apenas serve como uma fonte de consulta rápida para bolar uma estratégia de viagem. Digamos, por exemplo, que você tem um voo internacional saindo de Guarulhos às 3h da madrugada e que os sites de passagens estão lhe dando como opção um voo da cidade onde você mora para Guarulho às 19h da tarde - isso significa uma espera de horas e horas no aeroporto. Pesquinsando quais os voos entre uma cidade e outra, você pode encontrar opções mais confortáveis, às vezes por outras companhias, que os sites de reservas não estão oferecendo como opção - e se for o caso, você poderá pedir a um agente de viagens que faça a emissão das passagens para você, reduzindo os tempos de conexão.
Isso, obviamente, não é só o que se pode fazer. Nem vou falar no Google Maps, no Google Earth, etc. O que só quero é lembrar que muita coisa é de graça nesse mundo e que correr atrás das melhores opções para a própria viagem é algo que está ao alcance de qualquer um com um pouquinho de tempo e disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima