Mercado de fim de semana de Chatuchak

Confesso que não sou muito fã de “mercados de pulgas”, “briques”, “feiras” ou qualquer outra forma de mercadão de rua – até porque compro muito pouca coisa em viagem, tanto que quase não tenho souvenirs em casa. Mas, fato é que tudo quanto é guia de turismo sobre a Tailândia recomendava uma visita ao mercado de Chatuchak (ou Jatujak, segundo algumas transliterações), que só acontece nos finais de semana, como sendo um dos melhores passeios a fazer na capital, e como um dos melhores mercados de toda a Ásia.

Decidimos dar um crédito aos livros e, logo depois do nosso segundo café da manhã em Bangkok, num sábado, tomamos um SkyTrain até o final da linha Sukhumvit, na estação de Mo Chit. Em cerca de meia hora, estávamos descendo da estação e passando por um bonito parque que servia de atalho até o local do feirão.
O clima estava bem agradável e tivemos a grata surpresa de encontrar um mercado gigante, mas muito bem organizado, limpo, seguro, com bastante coisa interessante para se ver e para comprar – com tantos turistas europeus quanto tailandeses. Ao contrário do que eu imaginava, as barracas são montadas dentro de estruturas de alvenaria organizadas, cobertas e com banheiros públicos limpos a cada “quadra”.
 
 
 
 
Embora o lugar pareça muito grande, as lojas são mais ou menos organizadas por setores conforme o que vendem. De tanto em tanto, encontram-se até alguns bares bem aprazíveis para tomar uma cervejinha ou dar uma refrescada. Até trouxemos algumas coisas para a casa, já que estávamos decididos a deixar a mala com a haste quebrada num depósito de bagagem do aeroporto e só pegá-la na volta para a Turquia.

Devemos ter passado umas boas duas horas por ali e saímos com a certeza de que realmente era um lugar a ser recomendado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima