Visto australiano - agora pela internet

Há alguns dias, quando comentava sobre a isenção de visto para brasileiros que começou a vigorar na Ucrânia, mencionei que a Austrália é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que ainda exige visto, mesmo para visitas de menos de 90 dias.

Apesar da exigência continuar valendo, hoje tive a notícia, através do site "Melhores Destinos", de que o país facilitou bastante a obtenção do requisito para brasileiros e argentinos. O release oficial está no site http://www.newsroom.immi.gov.au/media_releases/1004Tudo agora pode ser feito através da internet, sem a necessidade de despachante, de deslocamento até a embaixada ou mesmo de remeter o passaporte pelo correio. 

O visto para viagens até 90 dias pode ser solicitado através de formulários eletrônicos preenchidos no site http://www.immi.gov.au/e_visa/e676.htm e o solicitante tem condição de acompanhar o andamento do processo. Depois de autorizado, o visto não precisa ser grudado ou carimbado no passaporte: as companhias aéreas e a imigração australiana podem verificá-lo eletronicamente através de consulta ao sistema do governo australiano. Se quiser, o turista pode levar uma cópia impressa do comprovante emitido no próprio site para mostrar na imigração. 

O site, os formulários e o sistema de acompanhamento são todos em inglês, por isso peça ajuda para quem manja bem a língua antes de fazer alguma besteira.

O sistema é um pouco parecido com aquele que já existe para as viagens ao México, que também podem ser preparadas com uma autorização eletrônica feita a poucos dias da viagem, mas no caso mexicano, a validade do procedimento depende da escolha de uma companhia aérea que esteja operando esse sistema (se bem que a maioria das empresas que voam entre o Brasil e o México já está...).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima