5 anos De Mochilão

Registro aqui, e brevemente, a passagem do 5º aniversário do blog neste dia 06/02/2013.

De lá para cá, já foram mais de 650 postagens, muitas delas com uma periodicidade de dia sim, dia não, sobre assuntos dos mais variados ligados a viagens independentes (burocracia, vistos, fotografias, check lists de viagem, comentários sobre custo-benefício, etc.) e relatos sobre minhas andanças por 4 dos 5 continentes do mundo (Marrocos, Tailândia, Turquia, Peru, Bolívia, Argentina, Chile, boa parte da Europa Ocidental e mais alguns tantos).

De tanto em tanto, acabo dando uma parada nas postagens, um pouco por falta de tempo - mas também por falta de inspiração em algumas fases, o que é natural. Dei uma olhada nas estatísticas e percebi que geralmente isso ocorre perto do final do ano, só não me perguntem por quê, já que também não sei...

Bom, já são mais de 435.000 visualizações de páginas desde maio de 2008, quando o Google começou a registrar as estatísticas do Blogger. O post mais visualizado, em primeiríssimo lugar e com mais do que o dobro de visualizações que o segundo, é o http://demochilao.blogspot.com.br/2008/03/unio-europia-espao-schengen-e-zona-do.html, sobre conceitos relacionados à imigração para Europa. Logo em seguida vêm posts sobre passagens para a Europa, dicas para organizar roteiros e como tirar o visto americano.

Em contrapartida, os posts menos populares de todos os tempos são os relativos aos países da Escandinávia (Dinamarca e Suécia), acredito que por falta de interesse dos mochileiros em relação a esses lugares. 

Apesar de ter alguns anúncios publicitários nas laterais e cabeçalhos do blog, jamais fiz o blog com intentos comerciais e inclusive recusei algumas propostas de me vincular com sites de viagens ou de buscas de passagens. A receita que esse blog gerou até hoje, do ponto de vista financeiro, não passou de uns 300 e poucos dólares, mas a recompensa de agradecimentos de pessoas que ajudei com dicas de viagem, essa sim, fez-me muito satisfeito. 

Espero poder continuar contribuindo e inspirando quem me procura para ler sobre viagens. Muito embora tenha me desviado um pouco dos objetivos iniciais de só falar sobre mochilões, tenho recebido um público ainda maior ávido por viagens de casal, para lugares diferenciados, fora da rota comum, e que de certa forma será o caminho que trilharei cada vez mais frequentemente. Mesmo assim, os mochilões continuam. Só para este ano, tenho previstos dois: um rapidinho para a Patagônia argentina, daqui uns dias, e outro para o leste Europeu, com mais 5 amigos, visitando países Bálticos, Finlândia e Rússia. Aguardemos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima