08/02/2013

Londres - Piccadilly Circus e o Soho

Logo no nosso primeiro fim de tarde na cidade, tratamos de seguir para a região no entorno de Piccadilly Circus, considerada o centro comercial de Londres.

Piccadily Circus não é um circo, como alguns podem pensar, mas sim uma grande rótula no cruzamento de importantes ruas, dentre as quais a Piccadilly, ao redor da qual ficam várias lojas com grandes anúncios em neon e em cristal líquido. É como se fosse a Times Square de Londres. No centro da rótula, há uma estátua bem alta de um cupido, com um arco e flecha na mão que certamente você já deve ter visto em alguma comédia romântica inglesa.



Além de inúmeras lojas de departamentos que fazem promoções que valem muito a pena, especialmente em roupas esportivas e tênis, a região concentra um grande número de teatros da grande região conhecida como West End ou Soho (que na verdade é uma área mais restrita), onde são apresentados os famosos musicais de Londres. Na época em que estivemos por lá, o espetáculo mais famoso e procurado pelos turistas era o Mamma Mia – o filme com o mesmo nome ainda nem havia sido lançado.


Retornamos várias noites àquela parte da cidade, que não ficava tão longe do albergue e que sempre oferecia alguma coisa para fazer. Dali, ademais, é possível ir caminhando até o Covent Garden e à região onde se concentram a maioria dos pubs da região central de Londres, para onde as pessoas que trabalham vão para fazer o happy hour.

O Soho propriamente dito foi uma área que, na primeira metade do século passada, chegou a ser considerada um lugar abandonado, cheio de puteiros e de pontos de venda de droga. Com muito dinheiro e disposição do poder público em "limpar" o lugar, tornou-se um dos mais vigiados e visitados à noite por gente de tudo quanto é idade. Mesmo assim, ainda existem algumas quadras em que a clientela e o clima são de Red Light District, mas bem mais discreto do que em Amsterdam.

Um dos lugares que descobrimos e que também visitamos mais de uma vez, bem numa das quadras da Piccadilly Circus, é o London Trocadero, uma espécie de shopping de quatro andares onde só tem jogos eletrônicos, maquininhas de aposta, cinemas e outros brinquedos típico de parques de diversões de feiras. Aquela máquina em que se joga uma moedinha para tentar fazer as demais caírem é viciante!


Não longe dali, no meio de uma quadra, fica o calçadão comercial chamado de Carnaby Street. Essa rua era o centro da moda hippie e Mod nos anos 60 e ficou muito famosa por ter sido frequentada pelos Beatles, Rolling Stones, The Who e por aí vai. Há uma cena do filme do Austin Powers em que todo mundo está dançando no meio da rua que foi feita ali. 


Curiosamente, vale a pena visitar o banheiro público que fica abaixo dela, porque há pinturas nas paredes com pessoas vestidas como nos anos 60, sendo considerado uma atração turística. 

Nenhum comentário: