Dicas para um primeiro mochilão

Estava respondendo a um comentário em que me perguntavam sobre dicas para um primeiro mochilão e resolvi copiar aqui o teor de algumas coisas que escrevi (amanhã tento retomar as narrativas sobre Copenhague!):

- se vc fizer a viagem sozinho, talvez seja melhor escolher roteiros mais urbanos, como Buenos Aires, Montevideo, Santiago do Chile, etc. Além de mais seguro, tem mais chance de encontrar outras pessoas para fazer as coisas e inclusive dividir despesas.

- se tiver possibilidade de viajar em períodos de baixa temporada (meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro) certamente terá preços menores tanto em passagens como em hospedagem. Na América Latina não há necessidade de muita antecedência nas reservas, porque o movimento nem se compara ao da Europa, mas sempre é bom ter algo em vista do que se vai usar como hospedagem.

- se gosta de acampar, procure lugares mais afastados das trilhas "mais batidas". Não é possivel, por exemplo, acampar por conta na Trilha Inca, que leva a Machu Picchu (deve-se contratar excursões) ou dentro de Parques Nacionais;

- tente usar ao máximo o transporte público local. Sempre dá um jeitinho e não há necessidade de ter comprado antes, a não ser em vésperas de feriados, etc.

- tente fazer roteiros em que vc vai por um lugar e volta por outro, para aproveitar mais e conhecer mais;

- tente incluir nos roteiros experiências diferentes, para que eles não se tornem monótonos. Quero dizer: inclua cidade, mar, montanha, neve, deserto, floresta, tudo numa viagem só - de tudo um pouco;

- evite lugares onde a maioria dos turistas são famílias ou casais em lua-de-mel;

- pesquise bastante - para muitos a preparação é uma experiência tão boa quanto a viagem em si. Depois de viajar, se tudo der certo como vc planejou, ou mesmo se as surpresas de viagem forem positivas, vc volta com a auto-estima lá em cima.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pelo seu blog, simplesmente o mais completo que encontrei na web. Muitas dicas úteis!
A. A. Cella disse…
Que bom que está gostando. Se ainda não conhece, sugiro que leia os posts com os marcadores "Dicas Gerais", "Preparativos" e "Documentação".
Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima