Mercado Público de Santiago


O Mercado Público em Santiago é um dos mercados mais legais em que já estive.

Embora as opções de restaurantes sejam um pouco restritas, porque o tal de "Donde Augusto" tomou conta da maioria absoluta dos espaços disponíveis para locação, praticamente monopolizando o atendimento, há bastante bancas vendendo de tudo um pouco, especialmente frutos do mar.

No dia em que estive lá pela primeira vez, quando fui ao jogo do Grêmio, o pessoal sabiamente seduziu os turistas brasileiros colocando bandeiras do Grêmio e saudações aos torcedores em vários lugares.
Quando a pessoa senta numa mesinha daquelas, os garçons sempre tentam a todo custo convencer o cliente a pedir a tal de centolla, um crustáceo meio lagosta, meio caranguejo, que custa pelo menos R$ 100 para dois comerem. Apesar dessa forçação de barra, dá para escolher coisas bem mais baratas.

O prato mais típico do pobre chileno, como o próprio nome já diz, é o "lomo a lo pobre". O troço é para profissionais (famintos): trata-se de um bife de gado, coberto com quantidades até excessivas de batatas fritas, um ou dois ovos fritos e ainda um bom tanto de cebola picada.
Vi muito marmanjo remando para conseguir pôr fim ao prato, sem sucesso. A quantidade de comida é muito grande mesmo, mas a gordura também (hehehe).

O conceito do "a lo pobre" também se aplica a outros tipos de pratos, por extensão. Assim, por exemplo, ao invés de pedir apenas um filé de salmã na "plancha", ou seja, na chapa, pode-se pedir um "salmón a lo pobre", que o peixinho vai vir coberto de batata frita, cebola e ovos fritos.

Uma dia extremamente importante para quem não sabe muito de espanhol e não gosta de misturar fruta com comida salgada: muitos pratos no Chile são feitos com palta, que significa abacate. A primeira vez que pedi um hamburger por lá não me dei por conta, achei que era algum creme verdinho com alface e só depois percebi que era na verdade o malfadado abacate.

Na segunda vez em que fui lá, quando voltávamos da viagem do Atacama e basicamente só visitamos o Valle Nevado, comemos no Donde Augusto e a "gentileza" dos garçons era tanta que não demorou muito ele já estava nos perguntando se queríamos que ele arranjasse uma "marijuanacita" (!!!) Bah...

Comentários

Luiza D. Henz disse…
olá!!
tudo bem?

Estou preparando um mochilao com meus pais pela Europa, encontrei teu blog e gostei... estou seguindo ok?

Se quiser dar uma passadinha no meu... hehehe

bjo

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima