29/07/2012

50 melhores praias do mundo


Listas dos “melhores” lugares, coisas, comidas ou pessoas são sempre objeto de interesse, mas também são sempre muito polêmicas, por serem feitas com critérios e pontos de vista nem sempre considerados os melhores por seus leitores.

Como mencionei no post anterior quando falei que Essaouira foi citada pelo portal CNN Go como uma das cidadezinhas mais bonitas do mundo, existem várias outras listas naquele site, sobre hotéis, aventuras, metrópoles, nacionalidades, etc. A mais acessada pelos leitores naquele portal, entretanto, é a lista das "50 melhores praias do mundo".

Falou em praia, mexeu com os brios de brasileiros, gregos, caribenhos, filipinos, croatas e outros tantos que se orgulham das suas maravilhas nacionais. Confira a lista dos gringos da CNN e veja se concorda com alguma coisa:

50ª Praia de Pidgeon Point, em Trinidad e Tobago (ilha caribenha ao nordeste da Venezuela)

49º Praia do Sancho, Fernando de Noronha: essa praia é frequentemente citada como a melhor do Brasil no Guia 4 Rodas e ficou com essa fama no imaginário nacional. Conheci pessoalmente o lugar em 2008 e achei muito exótica (o acesso é feito por uma escada vertical no meio das rochas), mas não necessariamente a “melhor do Brasil”, que na minha opinião poderia ser a Praia de Carneiros (PE) ou outras praias na própria ilha de Fernando de Noronha. De qualquer forma, colocar essa praia na 49ª posição certamente ofendeu os mais nacionalistas.


48º Praia da “Água Quente”, Península de Coromandel, ilha Norte da Nova Zelândia: essa eu já vi na TV. O pessoal leva baldinhos e pazinhas e fica cavando para conseguir ter acesso à água quente abaixo da areia. O mar e gelado, em compensação.

47º Praia de Bottom Bay, Barbados (Caribe)

46º Paradise Beach, ilha de Rab, norte da Croácia: é uma praia famosa pelo nudismo e fica um pouco fora da rota mais procurada por turistas brasileiros no país, que geralmente preferem o sul daquela região.

45º “Praia dos Amantes”, Baja California del Sur, México: fica na região dos “Cabos”, famosa entre o pessoal de Hollywood, e cenário do filme Sex and the City I.

44º Byron Bay, Australia

43º Praia de An Bang, Vietnã

42º Bandon, Oregon, EUA (deve ser gelada)

41º Praia de Puka, ilha de Boracay, Filipinas: está na modinha de uns anos para cá, basta ler alguma coisa sobre Ásia e verá a tal ilha entre os destinos top. O difícil é chegar lá: voo só para uma ilha vizinha, de onde se pega outro para Manila, e de lá para algum ugar civilizado.

40º Las Salinas, Ibiza, Espanha: essa eu também conheci, em 2006. Não é necessariamente a mais bonita da ilha, mas é uma das mais badaladas, naquele estilo “gente bonta, champagne, música eletrônica”. (a foto abaixo é de outro lugar na ilha)



39º Cabo Maclear, Malawi: praia de lago também vale?

38º Jeffreys Bay, África do Sul: essa o pessoal do surf certamente já ouviu falar

37º Praia de Vilanculo, Moçambique: estão tentando fazer de Moçambique um Taiti genérico de baixo custo, a exemplo do que se fez com Maldivas, Seychelles e outros, que logo viraram tão caros quanto o original.

36º Cabo Sant’Andrea, ilha de Elba, Itália

35º Venice Beach, Califórnia, EUA: é a praia daquele Romeu e Julieta do Leonardo di Caprio.

34º Praia de Piemanson, Bretanha, França: lugar frio e bucólico, certamente

33º Praia de Kaiteriteri, Nelson, Nova Zelândia

32º Praia Sudoeste de Koh Rong, no Camboja

31º Praia de Skagen, Dinamarca: deve ser uma maravilha (ou não)

30º Praia de Isshiki, Japão

29º Haad Rin, ilha de Ko Phan Ngam, Tailândia: é o lugar das famosas Full Moon Parties, de que já falei nos posts sobre aquele pais

28º Bedaihe, China

27º Baía de Na’ma, Sharm el Sheik, Egito: praia dos israelenses no mundo árabe

26º Akajima, ilha de Okinawa, Japão

25º Praia de Phra Nang, Tailândia

24º Praia de Cavendish, Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá: certamente mais uma das praias bucólicas geladas colocadas na lista para parecerem politicamente corretos

23º Praia de Panama City, Florida, EUA

22º Praia da Barra, Salvador, Brasil: tudo bem estar na lista, mas à frente de Noronha?

21º Tanjung Ru, ilha de Langkawi, Malásia: faz parte dessa que é a ilha “feita” para os turistas pelo governo local, mais ou menos como se fez com Cancun, no México

20º Praia de Patnem, Goa, Índia : praia estilo mochilão roots, meio hippie

19º Praias do Dia D, Normandia, França: só para aulas de história

18º Praia Dominical, Costa Rica

17º Praia de Canggu, Bali, Indonesia: está na minha lista para médio prazo

16º Praia de Kare Kare, oeste de Auckland, Nova Zelândia: o autor da lista deve amar aquele país

15º Baía Solano, Colômbia

14º Praia do Rio Marguerit, Austráia

13º Praia Paraíso, Cayo Largo, Cuba

12º Baía de Hanaley, Havaí, EUA

11º Praia de Sun Island, Maldivas: estilo bangalôs taitianos

10º Nungwi, ilha de Zanzibar, Tanzânia (África): é um lugar exótico que me atrai

9º Praia de Boulders, Cidade do Cabo, África do Sul

8º Praia de Grace Bay, ilha de Providenciales, Turks & Caicos (Caribe): virou sinônimo de Caribe luxuoso nos EUA

7º Maya Bay, Ko Phi Phi, Tailândia: orgulho-me de ter conhecido a famosa praia do Leonardo di Caprio no filme “A Praia”, na viagem que fiz em janeiro desse ano.


6º Pulau Perhentiam Kecil, Malásia

Praia de Tulum, Riviera Maia, Mexico: lugar muito bonito que conheci em março de 2011, com ruínas maias quase tocando o mar com uma das cores mais brilhantes que já vi.


4º Praia de Whotehaven, Austrália

3º Praia da Champagne, Vanuatu (Oceania)

2º Anse Source d’Argent, Seychelles: virou local badalado nas listas de praias por ter sido um dos lugares por onde provavelmente o Príncipe William passou em lua de mel com a Kate Middleton

1º Matira Beach, ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa (ou Taiti), Oceania: o quase inatingível, caríssimo e para poucos "paraíso na terra" que é o queridinho dos casais em lua de mel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Praia de Tulum, sou louca pra conhecer! E acho que deve ser bem mais fácil chegar do que as 3 primeiras... haha

Anônimo disse...

bonaire no caribe venezuelano , aguas quentes um paraiso . deveria constar