Dicas de voos entre o Brasil e a Europa - 2012
Planejar um mochilão, um intercâmbio ou uma viagem qualquer
à Europa, para um brasileiro, implica em escolher uma dentre as mais de 20
opções de voos entre o nosso país e aquele continente, sem falar de outras
possibilidades, como uma conexão na Argentina, no Chile ou na Colômbia.
Nesses meados de 2012, as melhores opções para ir direto de
nosso país à Europa são as seguintes, no meu “ranking pessoal” de custo-benefício:
1º - TAP – é a companhia que atende o maior número de
cidades brasileiras, fazendo ligações diretas com a Europa. Os voos saem de
Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília,
Salvador, Recife e Fortaleza, mas têm sempre como destino a cidade de Lisboa. Há
voos diretos com a cidade do Porto saindo de São Paulo e Rio, apenas. A
empresa, que é uma estatal de Portugal, tornou-se a maior transportadora de
brasileiros ao Velho Continente desde há alguns anos e é considerada como sendo
uma companhia de boa qualidade pela maioria dos que a conhecem. O serviço de bordo
é bom, o entretenimento é individual, os aviões são novos (com raras exceções em
que se usam alguns mais velhos, principalmente saindo de São Paulo), mas há mais
reclamações por conexões perdidas em Lisboa e por extravios de bagagens do que
na média das companhias. Os preços estão geralmente entre os mais baixos para conexões
além Lisboa. Continua pontuando no Fidelidade TAM enquanto a empresa permanecer
na Star Alliance. Gosto dela, principalmente por sair de POA, e é a que mais
usei nesses anos todos.
2º - Turkish Airlines – voa apenas de Guarulhos para
Istambul, na parte europeia da Turquia, mas é a companhia que tem os melhores aviões,
o melhor serviço de bordo e, se estiver sobrando um dinheiro, a melhor classe econômica
Premium entre Brasil e Europa. Tem boas conexões para o Leste Europeu (Grécia,
Rússia, países da ex-Iugoslávia, Finlândia) e se for necessário dormir uma
noite em Istambul, o hotel é pago pela companhia. Pontua no Fidelidade TAM,
enquanto essa companhia estiver na Star Alliance. Tem preços relativamente
estáveis o ano inteiro, por isso é considerada cara na baixa temporada, mas
muito boa na alta temporada. Experimente pesquisar um mês de julho e vai
entender o que estou falando.
3º - KLM – foi eleita a melhor companhia aérea da Europa num
famoso site desse ramo e tem dois voos saindo do Brasil com destino a
Amsterdam: um do Rio e outro de Guarulhos. A companhia tem aviões bons, serviço
de bordo muito atencioso e costuma ser pontual. Os preços estão entre os
melhores, geralmente, como se pode ver no site de blogs sobre promoções. É a
melhor opção para conexões com a Escandinávia e o norte da Europa em geral,
inclusive Escócia e Irlanda. É da Skyteam e faz parte do mesmo programa de fidelidade
da Air France, o Flying Blue; por convênio bilateral, pontua no Smiles da Gol,
aqui no Brasil.
4º - TAM – é a única companhia aérea “nacional” (agora é
controlada por uma empresa chilena) a fazer esse trajeto transatlântico. A TAM
voa a partir de Guarulhos e do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. De SP,
são voos diretos a Madrid, Paris, Londres, Frankfurt e Milão. Do Rio, são voos
apenas a Paris e a Londres. Os voos que a TAM vende a Lisboa e a Munique como
sendo diretos, na verdade, são feitos com aeronaves da TAP e da Lufthansa. Embora
tenha o atrativo de ser uma empresa nacional e de pontuar sem qualquer problema
no TAM Fidelidade, dificilmente se encontram tarifas mais baixas do que na concorrência
com essa empresa. O único voo que costuma ter tarifas realmente boas é o de Frankfurt
e, fora de temporada, os que vão a Madrid. Os aviões, também, não estão entre
os mais modernos e confortáveis, e o serviço de bordo não tem nada de
excepcional. O entretenimento é individual. Na média, entretanto, a sua classe econômica
está acima da qualidade de empresas como a Iberia.
5º - Singapore Airlines: é sempre uma das 3 melhores
companhias do mundo, segundo várias fontes, e tem um voo direto entre São Paulo
e Barcelona. O atendimento é considerado o melhor do mundo, as refeições são consideradas
muito boas e os aviões são impecáveis. Seria excelente, não fosse o fato de serem
apenas 3 dias por semana que ela faz isso e o horário bem bruxo que ela sai de
Guarulhos, na madrugada. Os preços às vezes são bons, mas geralmente são meio
salgados. Pontua no Fidelidade da TAM, enquanto estiverem ambas na Star
Alliance. Ainda quero conhecer, mas quem já voou, só tem a falar bem.
6º - Swiss – faz apenas voos entre Guarulhos e Zurique, e no
Brasil ganha muito mais vendendo passagens a executivos e ao público
corporativo do que a turistas comuns. Historicamente, fez algumas grandes
promoções, mas hoje em dia costuma ser bem salgada nos preços. Ainda quero voa
nessa companhia, pelo que já li e ouvi a respeito de sua qualidade, de seus aviões
e do entretenimento. Costuma ser bastante pontual e profissional também.
7º - Air France – parceira da KLM, tem voos do Rio e de São
Paulo para Paris (mais de um por dia). Acaba sendo a melhor opção para conexões
com o centro e o sul da Europa. Também pontua no Smiles da Gol. Tem um serviço
de bordo muito bom, mas às vezes coloca uns cacos velhos de avião para fazer o
trajeto, até mesmo sem entretenimento individual e com poltronas mais apertadas
que nos voos nacionais, especialmente saindo do Rio. As reclamações eram tantas
que a companhia prometeu rever isso de uns meses para cá e supostamente agora
está andando com Boeings renovados (o Airbus saindo do Rio foi aquele que caiu
em Noronha, por isso acho que eles evitam usar a mesma marca na rota). Os
preços costumam ser um pouquinho mais altos do que a KLM.
8º - Alitalia – pertence ao mesmo grupo empresaria da KLM e
da Air France, está no mesmo programa de fidelidade, mas não pontua no Smiles
da Gol. No Brasil, voa do Rio e de São Paulo a Roma (antigamente fazia esse
trajeto tendo Milão como destino, mas trocou há uns anos). Tem um tipo de
serviço de bordo e de avião parecido com a Air France e é uma boa opção para conexões
no Mediterrâneo europeu (Grécia, Malta, etc.). Os preços costumam ser meio
salgados, mas com o lançamento da rota pelo Rio algumas promoções apareceram.
9º - British Airways – voa do Rio e de Guarulhos para Londres
(Heathrow), com um atendimento e um tipo de avião considerados melhores do que
a média europeia. O grande problema costuma ser o preço, o mais salgado dentre
todas as companhias europeias, na maioria das vezes em que já pesquisei qualquer
passagem. Como é da Oneworld, não pontua em nenhum programa brasileiro de
fidelidade. Nunca voei, mas quem já foi disse que não tem nada de mais.
10º - Lufthansa – voa do Rio e de São Paulo a Frankfurt e de
São Paulo a Munique. É considerada uma companhia tradicional, eficiente, de boa
qualidade, mas castiga os brasileiros com aviões velhos, sem entretenimento
individual, e preços geralmente mais altos do que a média. Pontua no Fidelidade
da TAM. Só usei em voos internos na Europa, mas não pretendo usar tão cedo pelo
que já ouvi da companhia.
11º - Air China – faz o voo entre Guarulhos e Madrid,
geralmente com os preços mais imbatíveis de todos. Entretanto, só opera umas 4
vezes por semana. Quem já voou, disse que é bem tranquila, com entretenimento
individual, comida boa, atendentes que conseguem entender o passageiro e que não
teve do que se queixar. Já teve alguns problemas de simplesmente suspender a
rota no Brasil, mas nos últimos anos estabilizou-se. Pontua no Fidelidade.
12º - Iberia – a companhia espanhola é considerada sempre
como uma das piores do mundo, dentre as grandes. Seus preços geralmente são os
mais baixos, mas paga-se muito caro no quesito conforto pela economia. Os
aviões são velhos, não há entretenimento individual, o mau humor das aeromoças
é lendário, as greves são frequentes, é a que mais perde bagagens e tem como
destino final, tirando alguns voos para Barcelona, o temido aeroporto de
Barajas, em Madrid. Os pacotões vendidos pelas agências de turismo brasileiro
geralmente a usam como meio de transporte, justamente pelo preço inferior. Para
completar, como pertence à Oneworld, não pontua em nenhum programa de
fidelidade nacional. Em resumo: só vale a pena se 200 reais a menos forem um
critério muito importante para você.
13º - Aerolineas Argentinas – alguns corajosos fazem uma
conexão em Buenos Aires e seguem ao Velho Continente nos aviões velhos, sem
entretenimento individual, com aeromoças “de lua” e arriscando atrasos
gigantescos em troca de preços mais baixos do que as companhias que voam para o
Brasil. A estatal argentina às vezes oferece só uma banana de café da manhã,
literalmente, e não faz muita questão de agradar. Voa para Madrid, Barcelona, Roma e Paris.
Quem mora em Salvador ou no Nordeste deve considerar ainda
as empresas que se aventuram a fazer voos sazonais ou permanentes, algumas
vezes por semana, entre a Bahia e a Europa. Atualmente, a Condor voa para
Frankfurt e a Air Europa liga o Nordeste a Madrid. Às vezes, os preços são imbatíveis,
mas poucas são as opções de conexão.
Comentários
a info sobre as companhias aereas foi super util...
valeu brother!!!