23/07/2012

Dicas de voos entre o Brasil e a Europa - 2012


Planejar um mochilão, um intercâmbio ou uma viagem qualquer à Europa, para um brasileiro, implica em escolher uma dentre as mais de 20 opções de voos entre o nosso país e aquele continente, sem falar de outras possibilidades, como uma conexão na Argentina, no Chile ou na Colômbia.

Nesses meados de 2012, as melhores opções para ir direto de nosso país à Europa são as seguintes, no meu “ranking pessoal” de custo-benefício:

1º - TAP – é a companhia que atende o maior número de cidades brasileiras, fazendo ligações diretas com a Europa. Os voos saem de Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, mas têm sempre como destino a cidade de Lisboa. Há voos diretos com a cidade do Porto saindo de São Paulo e Rio, apenas. A empresa, que é uma estatal de Portugal, tornou-se a maior transportadora de brasileiros ao Velho Continente desde há alguns anos e é considerada como sendo uma companhia de boa qualidade pela maioria dos que a conhecem. O serviço de bordo é bom, o entretenimento é individual, os aviões são novos (com raras exceções em que se usam alguns mais velhos, principalmente saindo de São Paulo), mas há mais reclamações por conexões perdidas em Lisboa e por extravios de bagagens do que na média das companhias. Os preços estão geralmente entre os mais baixos para conexões além Lisboa. Continua pontuando no Fidelidade TAM enquanto a empresa permanecer na Star Alliance. Gosto dela, principalmente por sair de POA, e é a que mais usei nesses anos todos.

2º - Turkish Airlines – voa apenas de Guarulhos para Istambul, na parte europeia da Turquia, mas é a companhia que tem os melhores aviões, o melhor serviço de bordo e, se estiver sobrando um dinheiro, a melhor classe econômica Premium entre Brasil e Europa. Tem boas conexões para o Leste Europeu (Grécia, Rússia, países da ex-Iugoslávia, Finlândia) e se for necessário dormir uma noite em Istambul, o hotel é pago pela companhia. Pontua no Fidelidade TAM, enquanto essa companhia estiver na Star Alliance. Tem preços relativamente estáveis o ano inteiro, por isso é considerada cara na baixa temporada, mas muito boa na alta temporada. Experimente pesquisar um mês de julho e vai entender o que estou falando.

3º - KLM – foi eleita a melhor companhia aérea da Europa num famoso site desse ramo e tem dois voos saindo do Brasil com destino a Amsterdam: um do Rio e outro de Guarulhos. A companhia tem aviões bons, serviço de bordo muito atencioso e costuma ser pontual. Os preços estão entre os melhores, geralmente, como se pode ver no site de blogs sobre promoções. É a melhor opção para conexões com a Escandinávia e o norte da Europa em geral, inclusive Escócia e Irlanda. É da Skyteam e faz parte do mesmo programa de fidelidade da Air France, o Flying Blue; por convênio bilateral, pontua no Smiles da Gol, aqui no Brasil.

4º - TAM – é a única companhia aérea “nacional” (agora é controlada por uma empresa chilena) a fazer esse trajeto transatlântico. A TAM voa a partir de Guarulhos e do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. De SP, são voos diretos a Madrid, Paris, Londres, Frankfurt e Milão. Do Rio, são voos apenas a Paris e a Londres. Os voos que a TAM vende a Lisboa e a Munique como sendo diretos, na verdade, são feitos com aeronaves da TAP e da Lufthansa. Embora tenha o atrativo de ser uma empresa nacional e de pontuar sem qualquer problema no TAM Fidelidade, dificilmente se encontram tarifas mais baixas do que na concorrência com essa empresa. O único voo que costuma ter tarifas realmente boas é o de Frankfurt e, fora de temporada, os que vão a Madrid. Os aviões, também, não estão entre os mais modernos e confortáveis, e o serviço de bordo não tem nada de excepcional. O entretenimento é individual. Na média, entretanto, a sua classe econômica está acima da qualidade de empresas como a Iberia.

5º - Singapore Airlines: é sempre uma das 3 melhores companhias do mundo, segundo várias fontes, e tem um voo direto entre São Paulo e Barcelona. O atendimento é considerado o melhor do mundo, as refeições são consideradas muito boas e os aviões são impecáveis. Seria excelente, não fosse o fato de serem apenas 3 dias por semana que ela faz isso e o horário bem bruxo que ela sai de Guarulhos, na madrugada. Os preços às vezes são bons, mas geralmente são meio salgados. Pontua no Fidelidade da TAM, enquanto estiverem ambas na Star Alliance. Ainda quero conhecer, mas quem já voou, só tem a falar bem.

6º - Swiss – faz apenas voos entre Guarulhos e Zurique, e no Brasil ganha muito mais vendendo passagens a executivos e ao público corporativo do que a turistas comuns. Historicamente, fez algumas grandes promoções, mas hoje em dia costuma ser bem salgada nos preços. Ainda quero voa nessa companhia, pelo que já li e ouvi a respeito de sua qualidade, de seus aviões e do entretenimento. Costuma ser bastante pontual e profissional também.

7º - Air France – parceira da KLM, tem voos do Rio e de São Paulo para Paris (mais de um por dia). Acaba sendo a melhor opção para conexões com o centro e o sul da Europa. Também pontua no Smiles da Gol. Tem um serviço de bordo muito bom, mas às vezes coloca uns cacos velhos de avião para fazer o trajeto, até mesmo sem entretenimento individual e com poltronas mais apertadas que nos voos nacionais, especialmente saindo do Rio. As reclamações eram tantas que a companhia prometeu rever isso de uns meses para cá e supostamente agora está andando com Boeings renovados (o Airbus saindo do Rio foi aquele que caiu em Noronha, por isso acho que eles evitam usar a mesma marca na rota). Os preços costumam ser um pouquinho mais altos do que a KLM.

8º - Alitalia – pertence ao mesmo grupo empresaria da KLM e da Air France, está no mesmo programa de fidelidade, mas não pontua no Smiles da Gol. No Brasil, voa do Rio e de São Paulo a Roma (antigamente fazia esse trajeto tendo Milão como destino, mas trocou há uns anos). Tem um tipo de serviço de bordo e de avião parecido com a Air France e é uma boa opção para conexões no Mediterrâneo europeu (Grécia, Malta, etc.). Os preços costumam ser meio salgados, mas com o lançamento da rota pelo Rio algumas promoções apareceram.

9º - British Airways – voa do Rio e de Guarulhos para Londres (Heathrow), com um atendimento e um tipo de avião considerados melhores do que a média europeia. O grande problema costuma ser o preço, o mais salgado dentre todas as companhias europeias, na maioria das vezes em que já pesquisei qualquer passagem. Como é da Oneworld, não pontua em nenhum programa brasileiro de fidelidade. Nunca voei, mas quem já foi disse que não tem nada de mais.

10º - Lufthansa – voa do Rio e de São Paulo a Frankfurt e de São Paulo a Munique. É considerada uma companhia tradicional, eficiente, de boa qualidade, mas castiga os brasileiros com aviões velhos, sem entretenimento individual, e preços geralmente mais altos do que a média. Pontua no Fidelidade da TAM. Só usei em voos internos na Europa, mas não pretendo usar tão cedo pelo que já ouvi da companhia.

11º - Air China – faz o voo entre Guarulhos e Madrid, geralmente com os preços mais imbatíveis de todos. Entretanto, só opera umas 4 vezes por semana. Quem já voou, disse que é bem tranquila, com entretenimento individual, comida boa, atendentes que conseguem entender o passageiro e que não teve do que se queixar. Já teve alguns problemas de simplesmente suspender a rota no Brasil, mas nos últimos anos estabilizou-se. Pontua no Fidelidade.

12º - Iberia – a companhia espanhola é considerada sempre como uma das piores do mundo, dentre as grandes. Seus preços geralmente são os mais baixos, mas paga-se muito caro no quesito conforto pela economia. Os aviões são velhos, não há entretenimento individual, o mau humor das aeromoças é lendário, as greves são frequentes, é a que mais perde bagagens e tem como destino final, tirando alguns voos para Barcelona, o temido aeroporto de Barajas, em Madrid. Os pacotões vendidos pelas agências de turismo brasileiro geralmente a usam como meio de transporte, justamente pelo preço inferior. Para completar, como pertence à Oneworld, não pontua em nenhum programa de fidelidade nacional. Em resumo: só vale a pena se 200 reais a menos forem um critério muito importante para você.

13º - Aerolineas Argentinas – alguns corajosos fazem uma conexão em Buenos Aires e seguem ao Velho Continente nos aviões velhos, sem entretenimento individual, com aeromoças “de lua” e arriscando atrasos gigantescos em troca de preços mais baixos do que as companhias que voam para o Brasil. A estatal argentina às vezes oferece só uma banana de café da manhã, literalmente, e não faz muita questão de agradar. Voa para Madrid, Barcelona, Roma e Paris.

Quem mora em Salvador ou no Nordeste deve considerar ainda as empresas que se aventuram a fazer voos sazonais ou permanentes, algumas vezes por semana, entre a Bahia e a Europa. Atualmente, a Condor voa para Frankfurt e a Air Europa liga o Nordeste a Madrid. Às vezes, os preços são imbatíveis, mas poucas são as opções de conexão.

2 comentários:

scartezi disse...

andre, voce eh mil, cara...
a info sobre as companhias aereas foi super util...
valeu brother!!!

Anônimo disse...

Há võos diários de Fortaleza a Roma, Lisboa e frankfurt. De Recife e Salvador há para Madri, ainda.E isso há mais de dois anos. A Alitalia é a companhia líder aqui, não as que vc citou. Exatamente pelo fato de Fortaleza ser a cidade mais visitada no exterior por italianos.