O segundo mochilão à Europa

Meu segundo mochilão europeu aconteceu menos de 1 ano depois do primeiro, que relatei nos últimos meses aqui no blog.

Logo depois de ter voltado ao Brasil, em outubro de 2006, outros amigos meus e do Rafael começaram a se empolgar com a idéia de fazermos um mochilão com mais pessoas. Já no mês de novembro, combinamos, num primeiro momento, que o Rafael, o Diego e eu faríamos uma viagem "mais para o norte", sem definir exatamente por onde, mas incluindo Amsterdam e Estocolmo.

Com a idéia sendo divulgada nos círculos de amizades, mais gente acabou demonstrando interesse e, no final do ano, já era certo também que o "Bagé", meu colega de trabalho, iria junto conosco.

Depois de algumas idas e vindas de outros, o grupo mais ou menos se estabilizou e pudemos estipular, ainda no início de 2007, que viajaríamos numa quinta-feira, em 17 de maio (feriado municipal aqui em Santa Maria), para emendar com as férias marcadas para a segunda-feira subseqüente.

Nos reunimos várias vezes ao longo de janeiro e fevereiro com o objetivo de definir o roteiro a ser feito e no início de março compramos as passagens aéreas.

Uns 15 dias depois, o Marcelo, irmão mais velho do Rafael, aderiu aos nossos planos e se tornou o 5º membro do grupo. Por sorte, conseguiu comprar passagens nos mesmos vôos que já tínhamos reservado.

Ao contrário da outra viagem, esse mochilão seria integralmente feito em conjunto, com todos indo e voltando juntos.

O roteiro definido acabou sendo o seguinte:

Paris - 5 noites
Estocolmo - 3 noites
Copenhague - 2 noites
Berlim - 4 noites
Amsterdam - 4 noites
Bruges - 1 noite
Bruxelas - 1 noite
Luxemburgo - 1 noite.

Graficamente, ficou assim:
Alguns dias antes da viagem, o Diego acabou trocando a passagem de volta dele para ficar mais um dia na Europa, o qual aproveitaria para visitar um amigo em Toulouse, no sul da França. De resto, o roteiro se manteve na sua íntegra, e é a história e as dicas dessa viagem que vou começar a contar nos próximos posts.

OBSERVAÇÃO: Para ler sobre mais dicas de organização de roteiros, compras de passagens para a Europa, requisitos de imigração, etc, recomendo uma pesquisa no marcador "Europa" e "Preparativos", no menu do lado direito do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima