O melhor buscador de passagens aéreas

Não faz muito tempo, descobri no blog "Aquela Passagem!" o buscador de passagens aéreas que, na minha opinião, é o melhor e mais completo de todos os que já vi. O seu nome: ITA Software Trip Planner.

Ao contrário do que ocorre com o Decolar, o Rumbo, o Expedia, o Travelocity, o Panamericano, o Americanas, o Kayak e outros tantos, o ITA Software não vende as passagens que encontra; apenas informa.

O grande diferencial desse buscador são as múltiplas opções de busca que ele oferece, desde passagens simples de ida e volta, com datas específicas, até qual a melhor data para pegar o melhor preço ao longo de um período de 30 dias, com possibilidades que vão desde buscar em aeroportos próximos do destino ou origem até variar as datas escolhidas para mais ou para menos, tentando encontrar a melhor opção.

Além disso, ele conjuga companhias que, em princípio, não têm code shares ou parcerias, permitindo que se faça buscas a partir de qualquer aeroporto com destino a qualquer aeroporto, sem se limitar às opções que normalmente aparecem nos sites da cias. aéreas.

Para arrematar, os resultados são apresentados em Reais, com taxas incluídas e especificadas, mostrando ainda o código da tarifa, para repassar a um agente de turismo que poderá comprá-la exatamente como vc encontrar.

Entretanto, para poder usá-lo, é preciso ter uma certa familiaridade com algumas questões relacionadas a passagens aéreas e conhecer o básico do inglês. Vou tentar explicar os passos iniciais para uma busca:

  • 1º - Vá até o site http://matrix.itasoftware.com/cvg/dispatch/login;
  • 2º - Clique em "Log in as guest" ("entrar como convidado");
  • 3º - Tenha em mãos os códigos dos aeroportos que pretende utilizar como origem, destinos e local de venda, pois o buscador só trabalha bem utilizando esses códigos, ao invés dos nomes das cidades (por exemplo: Porto Alegre é POA, Florianópolis é FLN, a região metropolitana de São Paulo é SAO, sendo que Guarulhos é GRU e Congonhas é CGH, etc. Para saber os códigos, pesquise no site Airport Codes;
  • 4º - Escolha a modalidade de busca dentre as 3 opções oferecidas na parte superior do site, após ter feito o login como convidado: Specific Dates (datas específicas), Weekend search (busca de final de semana) ou Month-long search (busca de mês inteiro). A primeira permite fazer buscas com datas específicas, apenas com variações de um dia para mais ou um dia para menos; a segunda permite buscar, ao longo de um mês, qual o melhor final de semana para uma viagem curta, saindo 5ª, 6ª ou sábado e retornando no domingo, 2ª, 3ª ou 4ª subseqüente; a terceira te dá a melhor data (conforme o número de dias que pretende ficar) para uma viagem de ida e volta entre dois aeroportos.
  • 5º - Dentro de cada modalidade de busca, serão oferecidas opções diferentes, como viagens só de ida (One way), ida e volta (Round Trip) ou múltiplos segmentos (Multi-segment). Se a sua intenção é ir da sua cidade (A) para a cidade (B) e voltar por uma outra cidade (C) de volta para casa (A), utilize a opção "Multi-segment". Desmarque o terceiro segmento se não for utilizá-lo, apertando em "Remove last segment".
  • 6º - Em todas as modalidades de busca, em qualquer opção de passagem, você deverá preencher o aeroporto de saída e o de chegada (destino final, sem se importar com escalas ou conexões, a não ser que queira parar lá por mais de um dia), preenchendo os campos "From" e "To" com os códigos de 3 letras dos aeroportos;
  • 7º - Preencha a(s) data(s) dos vôos e o número de viajantes, marcando inclusive se são crianças, adultos ou idosos;
  • 8º - No item "Stops" (paradas), o melhor é deixar sempre em "No Limit", para buscar em todas as opções possíveis, não apenas vôos diretos;
  • 9º - No item "Sales City" (cidade de venda), preencha com o código do aeroporto mais próximo do lugar onde você vai comprar a passagem. Assim, você vai ter os preços com os impostos locais e na moeda local. Os preços variam muito conforme o local de venda. Aqui em Santa Maria, por exemplo, eu coloco o termo "RIA" nesse campo, que é o código de três letras do aeroporto daqui, embora sempre faça minhas pesquisas com vôos saindo de Porto Alegre (POA). Se não modificar esse campo, o sistema pensará que você está comprando passagem em Boston (BOS) e por isso dará preços em dólares.
Depois de algumas pesquisas, facilmente você pega o jeito.

Os resultados vêm sempre ordenados, em princípio, pelo menor preço, com o logo da companhia que faz o principal vôo. Os vôos também são classificados pelo número de escalas ou conexões. Pode-se ordená-los por ordem de menor tempo levado para a viagem inteira.

A seleção dos vôos pode ser feita pela viagem inteira (Whole trip) ou por vôo.

Clicando em "Book details", depois de selecionar um vôo específico, o sistema mostrará discriminadamente a classe da tarifa e cada taxa incluída no preço final, com a montagem codificada da tarifa, para ser repassada para agentes de turismo.

Como eu disse no início, o site não permite comprar a passagem, mas serve como indicador dos preços reais, inclusive com taxas. Pode-se, a partir daí, buscar a mesma tarifa num site que a venda (a própria companhia ou um daqueles citados acima) ou utilizar o resultado para comprar a passagem com um agente.



Comentários

Anônimo disse…
Ótimo blog!

Estou indo para os EUA no final desse ano, participar do Work Experience USA, mas com o objetivo de fazer grana pra um mochilão na Europa.

O Blog tem me ajudado bastante, legal ler textos detalhados e bem escritos sobre viagens deese tipo.
A. A. Cella disse…
Obrigado pelo incentivo! Cada vez que alguém diz algo desse tipo, em comentários ou e-mail particular, sinto mais vontade de continuar!
Unknown disse…
André, não posso deixar de registrar meu agradecimento por você ter criado esse blog, pelas informações que divide conosco! Farei meu primeiro mochilão, que será pra Europa, em junho/julho, e suas dicas tem (agora sem acento, rsrs.) sido como uma verdadeira bússola em meio a tantas dúvidas e incertezas!

MUITO obrigada por sua preciosa ajuda! :)
Abraço! :*
A. A. Cella disse…
Fico feliz que o blog esteja cumprindo com seus objetivos!!!
delonixsp@gmail disse…
Olá André, adorei a dica. Vou aconpanhar mais o blog.
Vc tem usado esse site? Os preços estão caríssimos e não corresponde ao real, não sei o que aconteceu.
Anônimo disse…
Em passagens nacionais realmente ele só aponta tarifas altas...
Tina disse…
Parabens pelo blog...maravilhoso!
Nao encontrei, onde se cadastrar p receber via email seus post?!
Kiss tina

PS: tb sou de smaria.
Anônimo disse…
Gostei do ITA, mas por algum motivo os preços não batem com os que estão nos sites das empresas aéreas.

Pelos testes que fiz ele é o ideal para procurar passagens baratas dentro de um período de tempo (1 mês, por exemplo). Até o momento não encontrei outro site que faça isso.

No geral, prefiro o Rumbo.com.br porque além de ser rápido quando as empresas mudam o valor das passagens promocionais ele também seleciona os melhores preços ida e volta usando empresas diferentes e a maioria dos sites combinam vôos ida e volta somente da mesma empresa.

Parabéns pelo Blog. É bastante útil!
Aqui no Brasil também temos um buscador e comparador de passagens: o Voopter
www.voopter.com.br
Experimente hoje mesmo e deixe os seus comentários!
Jonas disse…
O que você acha do skyscanner.com?
A. A. Cella disse…
Cara, esse meu post é de 2008, mas desde aquela época sigo usando muito o ITA. O Skyscanner gosto apenas quando quero procurar voos regionais em cias. low cost ou quando quero encontrar companhias que não aparecem nos grandes consolidadores como o Expedia, o Kayak, e por aí vai.
Joao Batista disse…
O Voopter é demais!!! dá para buscar voos em várias datas diferentes na mesma página. nenhum outro comparador faz isso. super recomendo!!!
Bruno disse…
Não conhecia o ITA. Achei fantástico, nunca encontrei um buscador que me deixasse buscar várias datas de ida e volta simultaneamente e vários aeroportos em um determinado raio.
Anônimo disse…
Obrigado pela dica... mas estou buscando em diversos sites SP - Londres - NYC - SP e o decolar.com foi o unico que acho uma passagem da iberia que está saindo quase metade do preço de todos os outros! vale buscar em todos né
Aline Cavalcanti disse…
Super legal a dica de buscador, é sempre bom ficar de olho em todas as opções disponíveis. Aqui neste link: https://www.buscavoo.com.br/passagens-aereas-informacoes tem dicas de como conseguir o melhor preço em passagens aéreas no BuscaVoo, uma opção bem bacana de buscador. Espero ter ajudado com a dica.

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima