Estocolmo - Gamla Stan II
Esse castelo é o maior do mundo ainda efetivamente utilizado como sede de governo de um país, segundo nos disseram. O passeio pela parte de dentro, no entanto, deixou bastante a desejar, porque muitas das principais salaas que normalmente estariam abertas para visitação, naquele dia estava com acesso vedado, porque estavam sendo preparadas para uma recepção oficial.
Na parte debaixo do castelo, há representações históricas e explicações acerca das versões antigas que existiram do castelo no mesmo local, no início da Idade Média. Ali existiu, entre outros, o Castelo das Três Coroas, que é o símbolo da monarquia no país.
Dali, seguimos por uma ruazinha bem movimentada, paralela à do castelo, cheia de lojinhas e restaurantes, onde acabamos fazendo nosso almoço e comprando umas camisetas e lembrancinhas.
Depois dessas lojas, aproveitamos um pouco as vistas a partir do cais. Há vários iates e navios de cruzeiro ancorados na região. Além disso, é o melhor ponto para ver a costa do lado sul da cidade, com uns penhascos próximos à água e cheios de casas de luxo na parte de cima.
Seguindo pela orla, paramos para descansar um tempo bem em frente ao Museu Nacional (National Museet) e ao Grande Hotel, mas do lado de cá do canal, na própria Gamla Stan. Deu até para tirar uma soneca com o solzinho e o clima agradável do lugar...
Comentários