Estocolmo - Skeppsholmen e Kastellholmen

Skeppsholmen e Kastellholmen são duas pequenas ilhas que, geograficamente, ficam bem no centro de Estocolmo, mas que parecem ficar a quilômetros de distância de qualquer centro urbano.

Para chegar à primeira delas há uma única ponte (Skeppsholmenbron), que começa na parte mais ao sul de Norrmalm. A ponte, em si, já é uma atração, por causa das diversas coroas douradas que decoram a sua guarda de proteção.
Skeppsholmen é quase toda rodeada de ancoradouros de barcos e, no passado, era utilizada principalmente para finalidades militares, devido à sua localização. Hoje em dia, porém existe uma igreja (Skeppsholmenkyrkan), um museu de arte moderna (Moderna Museet), vários jardins e o principal albergue da juventude da cidade, o af Chapman's Skeppsholmen Vandrarhem, famoso por ter a maior parte de seus quartos num navio com o mesmo nome, que fica permanentemente ancorado, próximo a um prédio com cara de internato, onde estão os outros quartos.
A partir do lado oeste e sul da ilha, que conhecemos primeiro, tem-se as melhores vistas do centro da cidade.
Para chegar a Kastellholmen, tem-se que atravessar toda a primeira ilha, em direção ao leste. Há uma pontezinha ligando as duas, bem menor do que a primeira, com avisos de trânsito restrito. São proibidos carros e motos de passeio nessa ilhota e apenas caminhões de entrega podem entrar e sair.

No centro de Kastellholmen, como o nome sugere, há um castelinho circular (Kastellet), com uma torre não muito alta.
Quase a totalidade da ilha é parte de um parque ecológico municipal (Ekoparken). Pode-se caminhar por entre os gramados e mais à beira da água.

Bem do extremo leste da ilha, dá para ter uma vista bem legal do maior parque de diversões da cidade, o Tivoli Gröna Lund, que fica na ilha de Djugarden.
No caminho de volta, tirei algumas das fotos que considero as melhores de Estocolmo, com barquinhos de pesca ancorados ao lado de Skeppsholmen, tendo o Nordyska museet ao fundo... Dá saudade só de olhar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima