Arrependimento

Olhando para trás, percebo hoje que, se tenho algo para me arrepender com relação àquele mochilão, foi o fato de não ter aproveitado para fazer uns passeios em San Pedro de Atacama.

No nosso roteiro original, o Diego havia incluído uns 4 dias em San Pedro. Ninguém entendia o que diabos ele queria fazer por tanto tempo naquele lugar no meio do deserto e isso virou até motivo de deboche. Ele só dizia que tinha vários passeios para fazer, mas como não vimos nada a respeito, achávamos que não deveria ser tão legal assim.

Depois que voltamos de Machu Picchu a Cusco, cansados e tudo mais, virou meio que consenso que não pararíamos mais em San Pedro. Nem o Giórgio, que ficaria um ou dois dias a mais em Cusco, nem o Diego e o Leonardo, que já estavam pensando em economizar dinheiro, nem eu, que nem sabia o que fazer por lá. Em Arica, a decisão foi ratificada quando decidimos comprar passagens para Calama, e de lá para Salta, na Argentina.

Na época, o Diego e eu estávamos um pouco preocupados com uma prova na faculdade, que perderíamos ou não conforme o dia que chegássemos de volta a Santa Maria. Calculamos que, se tudo desse certo, dava para chegar a tempo, sem parar mais em outras cidades a turismo. Outro fator foi que o Leonardo e o Diego começaram a querer economizar dinheiro para ir para a praia com as namoradas em fevereiro, por isso não tinham mais vontade de gastar com outras coisas.

Essas 2 circunstâncias, aliadas ao cansaço, à sensação de "dever cumprido" por ter feito a Trilha e chegado em Machu Picchu, e à nossa inexperiência acabaram por determinar essa simples passagem por San Pedro de Atacama.
Há muita coisa para se fazer por lá. Hoje eu percebo e estou engatilhando uma possível viagem só para fazer o que não fiz daquela vez.

A cidade, em si, não é muito atraente. Bem feinha, por sinal. Pequena, tem quase mais turistas do que gente do local. Umas pequenas quadras, com casas baixinhas, com a visão de algumas montanhas ao fundo.

O interessante é que dali saem passeios para várias atrações a alguns km de distância, algumas de dia inteiro, outras de mais de um dia.

Só para citar as mais conhecidas, tem o Valle de la Luna, os gêiseres de El Tatio, o Salar de Atacama, o vulcão Liancábur e as Termas de Puritana.

O lugar também serve de base para excursões até o Salar de Uyuni, na Bolívia, com a opção de ficar lá ou voltar a San Pedro (pelo que já vi, há 2 operadoras grandes que fazem isso, Colque Tours e Cordillera Tours) e para passeios pelas lagoas do altiplano boliviano (Laguna Verde, Laguna Colorada, etc.).

Bom, mas uma hora dessas eu volto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima