Madrid: o metrô

Madrid é um dos lugares mais fáceis de se deslocar usando o transporte público, na minha opinião. E, por transporte público, entenda-se metrô.

A rede de metrô é bem ampla, com 12 linhas, muitas estações, a maioria a poucas quadras uma da outra. Os túneis das conexões são bem menores que na maioria das cidades européias, o que significa menos tempo andando naqueles subterrâneos.

Como eu já disse antes, quase tudo é bem moderno e, sobretudo, limpo. O sistema utilizado é igual ao de Buenos Aires, com linhas simples (só um trem por linha), com catracas de acesso. Muito fácil.

As informações mais detalhadas e os mapas podem ser conseguidos direto no site do Metro de Madrid e, em quase todas as estações, nos pontos de informação.

Para mochileiros em Madrid, a dica é comprar um abono turístico. Trata-se de um bilhete de uso ilimitado em toda a rede de metrô da cidade, por um preço bem menor do que se você comprasse bilhetes simples para cada viagem que faz.

Há várias opções de abono turístico. Em primeiro lugar, você deve decidir se quer para a Zona A ou para a Zona T. Zona A é toda a cidade de Madrid, Zona T é toda a "Comunidad de Madrid", ou seja, a região metropolitana. Sinceramente, acho que não o que ver na região metropolitana. Basta pegar um de Zona A.

Em segundo lugar, os abonos variam conforme os dias. Há bilhetes de 1, 2, 3, 5 e 7 dias. Hoje, para a Zona A, os preços são respectivamente 4,00; 7,20; 9,60; 15,00 e 20,80 euros para adultos.

Nós compramos o abono de 3 dias para a Zona A e foi uma ótima escolha.
O ponto positivo de usar um abono desses, além da economia, é que você não pensa duas vezes em usar o metrô quando precisa. Além disso, acaba economizando tempo.

Como o aeroporto tem estação de metrô e fica na Zona A, não se paga nada a mais para chegar lá, ao contrário da maioria das cidades. Não importa onde você esteja hospedado, terá que pegar a linha 8 para sair do aeroporto. A maioria dos albergues mais conhecidos exigirão uma troca de trem na estação Nuevos Ministerios. Se você já andou pelo menos uma vez de metrô, não encontrará dificuldade alguma: basta ver o sentido do trem que você precisa pegar e saltar na estação certa.

Em Madrid, os trens metropolitanos de superfície se chamam cercanías. Em algumas estações, como a Nuevos Ministerios e a Atocha, há cercanías. O bilhete Zona A não vale nesse sistema, utilizado para quem mora nas cidades ao redor da capital.


Comentários

Anônimo disse…
Excelentes dicas! Objetivo e informativo

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima