Madrid: de Barajas ao centro

Quando o avião começou a sobrevoar a Espanha, tivemos a impressão de que estávamos chegando num deserto. Não se vê um só rio, uma floresta verdejante, nada. Só rochas escuras, solo arenoso e alguns arbustos. Mais perto de Madrid, começam a aparecer modernas e movimentadas auto-estradas, mas a paisagem não muda muito.

O friozinho na barriga foi aumentanto. Começaríamos de vez nosso mochilão. Aterrissamos por volta das 14h no aeroporto de Barajas (sigla MAD), famoso aqui no Brasil pelos recentes problemas com brasileiros na imigração. A saída do vôo foi muito tranqüila, parecia que o aeroporto, muito mais moderno que o de Malpensa, estava quase vazio.

Pegamos nossas mochilas (dá um alívio ver que elas chegaram inteirinhas de São Paulo até ali!) e começamos a procurar com os olhos onde teríamos que passar para colocar algum carimbo no passaporte.

Todas aquelas dicas a respeito de Espaço Schengen eu só aprendi depois dessa viagem. Até então eu sabia que não havia controle de fronteiras entre um país e outro, mas não imaginava que isso se aplicava a aeroportos e não acreditava que aquele carimbinho dado em Milão já era o suficiente.

Pois bem. Com as mochilas nas costas, passamos pela Aduana que, ao estilo brasileiro, só tinha duas portas, uma de "nada a declarar" e outra para bagagem vinda de fora da UE. Passamos e demos de cara com a porta de saída, inclusive com táxis esperando passageiros.

Chegamos perto da porta e, por medo, voltamos. Perguntamos para um funcionário onde era o controle policial. Ele nos indicou um segundo andar, onde se chegava por uma escada quase escondida. Lá, havia uma funcionária da segurança que disse que não precisávamos fazer nada ali. Voltamos para o saguão e encontramos um policial. Mostramos a ele nossos passaportes e perguntamos se havia algo a fazer ainda. Ele só deu uma olhada e disse "Ahora tienen que aprovechar España!". Explicou que já estávamos dentro e que era só isso mesmo.

Em seguida, começamos um ritual que aprendi com o Rafael e que acabaria sempre repetindo nas próximas viagens: procuramos um centro de informações turísticas e pegamos todo o material gratuito disponível (guias, propagandas de passeios, mapas da cidade e do país).

Já tínhamos lido no Lonely Planet e nos vouchers da reserva do albergue que, para ir de forma econômica de Barajas ao centro, bastava tomar um metrô. Começamos a seguir as placas que indicavam onde estava a estação de metrô dentro do aeroporto.

Depois de quase 10 minutos andando por corredores intermináveis, chegamos na estação do metrô e paramos, antes, no centro de informações do transporte público.

Uma moça muito simpática nos atendeu e explicou as possibilidades mais em conta para turistas. Acabamos comprando um abono turístico de 3 dias livres no metrô por cerca de 9 euros é logo seguimos para a estação propriamente dita.

O lugar é muito bonito, todo moderno, limpo. Já havia um trem parado esperando para sair. No nosso caso, bastava tomar a linha 8 do início ao fim (Aeropuerto - Nuevos Ministerios) e lá, na estação Nuevos Ministerios, pegar a linha 10, sentido Puerta del Sur, até a estação Tribunal.

O trajeto levou cerca de meia hora. Os trens são também bem modernos, limpos, com avisos sonoros e visuais fáceis de compreender. Não tem como se perder. O que estranhamos foi ver mais gente falando árabe (uns caras com jeito de marroquinos) do que espanhol...

DICA: quando chegar num lugar, sempre é bom procurar as informações turísticas. Entretanto, cuide para não se confundir e acabar numa fila esperando para ser atendido pelo centro de informações do transporte público. Uma coisa são informações turísticas (mapas, guias, folhetos); outra são as informações de transportes (explicações sobre os metrôs, sobre trens, venda de passagens, reservar de trens de longa distância). Os funcionários geralmente ficam p... da cara com quem confunde e geralmente só se perde tempo, pois normalmente há filas apenas nas informações de transporte. Ambos são indicados por símbolo tipo "i" ou "info", mas tente descobrir antes qual é qual.

Comentários

Unknown disse…
Tens ideia de quanto sai mais ou menos passar um mês na europa por uns cinco países??? Em real. (Albergue - alta temporada).
O blog é muito legal, pra mim que já queria viajar só aumenta a vontade.
Parabéns pelo blog!!
A. A. Cella disse…
Algo entre R$ 9.500 e R$ 13.000. Com isso dá p comer fora uma vez ao dia e fazer lanches noutra, tomar o café da manhã no albergue, sair à noite e fazer os passeios, além de pagar a passagem de avião e os deslocamentos entre os países... Abc
Anônimo disse…
Cara eu me vi em sua experiência de chegada na europa...só que eu na primeira vez fui por Paris, fiz escala em Madrid e fui para as ilhas canárias...A sensação de "é so isso no controle de imigração assusta...será que são sempre assim...Vlw e seu blog é muito interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima