Madrid: o centro

Depois de tomar um banho e dar uma esticadinha nas pernas por alguns minutos, no albergue, passamos a mão na mochila de passeio e saímos para conhecer o centro de Madrid.

Pegamos o metrô até a estação da Porta do Sol, considerada o centro do país. O lugar estava meio em obras e não pudemos ver muita coisa por ali. Na pracinha que há no meio, fica o “marco zero” das rodovias espanholas. A foto abaixo peguei no Panoramio: mostra um urso tentando alcançar um madroño com a boca – é o símbolo da cidade e também fica nesse lugar.


A cerca de umas duas quadras dali fica a Plaza Mayor, um dos pontos mais conhecidos da cidade. É uma praça retangular totalmente cercada por prédios históricos, sem qualquer árvore ou área verde, realmente muito bonita.

O centro de Madrid mostra muito da influência árabe no país. A Espanha só conseguiu expulsar os muçulmanos no século XV, mas as centenas de anos que eles passaram por lá não ficaram em branco.


Da Plaza Mayor, fomos caminhando meio que em zigue-zague pelas quadras até o Palácio Real. No caminho, várias igrejas (não lembro o nome de todas) e prédios históricos, muitos com cafés na parte de baixo.


Em frente ao Palácio Real fica a Catedral de Nuestra Señora de la Almudena, que na sua origem foi uma mesquita, mas que acabou transformada em templo católico. Por dentro, é relativamente simples e aparenta ser mais moderna do que muitas outras.


Depois de algumas fotos nos portões do palácio, entramos para fazer o passeio pelas partes de dentro. Não precisa de guia e há fones com áudio para escutar sobre o significado de cada sala. Como foi o primeiro palácio que vi na vida de perto, fiquei bem impressionado. Leva cerca de uma hora para ver tudo, sem parar muito. O lugar, muito luxuoso, é usado pelo Rei Juan Carlos mais em ocasiões especiais do que no dia-a-dia.

Depois do palácio e da catedral, paramos num café ali perto para tomar um chopp e descansar um pouco. Fazia bastante calor e o sol ainda estava bem alto, mesmo sendo quase 20hs. Conversando com o dono do bar, descobrimos que aquela era a hora do rush na Espanha. O pessoal trabalha, normalmente, das 10hs às 14hs e das 16hs às 20hs, saindo para jantar lá pelas 23hs, indo para bares à meia-noite e só entrando em boates por volta das 3hs da manhã!!!

Depois do choppinho, descemos a avenida que há ao lado do Palácio para chegar até o Campo del Moro, um grande parque de jardins ao lado do mesmo palácio, numa parte bem mais baixa.

A visão de lá é muito legal (foto acima); subir de volta, pelo outro lado, é que foi o problema. Demos uma pernada para chegar até uma parte mais alta, de onde se vê a Catedral e o Palácio (foto abaixo), e onde fica o Templo de Debod, uma espécie de réplica de templos egípcios, que não vale muito a pena ver, na minha opinião.

A alguns metros dali, fica a Plaza España, onde está o famoso monumento a Cervantes, com as estátuas do Don Quijote e de Sancho Panza.


Já estava escurecendo (cerca de 22h) quando tomamos o metrô de volta para o albergue.


Catamos um lugar para comer, logo depois de tomar uma ducha e trocar de roupa. Já no primeiro dia, jantamos a coisa que mais comemos na Espanha: frutos do mar. Lulas, camarões, mexilhões e otras cositas más saem relativamente em conta se a intenção é comer algo que não seja fast food. Tudo com muito, muito azeite de oliva!


Naquela noite, já deu para sentir bem como era o clima dos barzinhos na região em que fica o albergue (Malasaña). É um estilo meio “Cidade Baixa”, para quem conhece Porto Alegre. Cheio de gente vestida bem informalmente na rua, muitas com trânsito interrompido, entrando e saindo de barzinhos pequenos que têm entrada grátis e que ficam chamando possíveis clientes com a oferta de “chupitos grátis” (não é nada do que está pensando; são só uns shots ou drinks pequenos!).

Comentários

ve disse…
Mt legais suas dicas sobre Madri, Andre! Me fala uma coisa: to indo pra Berlim e tenho uma escala de 10hs em Madri. Daí pensei em dar uma esticada de metrô até o Centro nesse intervalo. Vc sabe me dizer se consigo fazer esse roteirinho pelo Centro que vc indica nesse intervalo de tempo?
A. A. Cella disse…
Tem metrô no aeroporto, daí é só uma meia hora até o centro. Não tente fazer tudo o que falei, mas acho que dá bem para conhecer as praças centrais, o Palácio Real e talvez um pouco de algum parque, como o Retiro.
Vale a pena!
ve disse…
Oi!
Nossa, seu blog é ooooooooooooootimo, com certeza um dos melhores da web!!!
Sobre Madri, desço no metrô estação porta do sol, é isso? Pensei em ir até Plaza mayor, palácio real, catedral de almuneda, campo Del moro, templo de debod, plaza españa. vc acha que dá?

Mtttttttt obrigada!
ve disse…
Olá, André.
Será que vc poderia tirar essa minha dúvida que tá acima?

Obrigada!!!
A. A. Cella disse…
Oi, desculpa por não ter respondido antes, acabei me passando!
Acho que dá tempo sim! O que fiz no primeiro dia, que foi mais ou menos isso aí, levou cerca de umas 6hs...
Abc
ve disse…
Valeu!!! Brigadíssima mais uma vez!
Anônimo disse…
Oi André, tudo bem?
Estou indo para Madrid e gostaria de saber como vc foi a Toledo? Barcelona? Se foi a Barcelona, ficou em albergue tambem?

Elton
A. A. Cella disse…
Elton, siga nos posts que vc encontra. Há um em que conto a viagem de trem a Toledo e outro sobre o Barcelona Mar Hostel, no qual fiquei em Barça.

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima