Roma - Piazza Venezia


A uns poucos metros do Forum Romano fica outros dos mais importantes pontos turísticos da cidade: a região ao redor da Piazza venezia, onde, entre outros, fica o Monumento a Vittorio Emanuele II.

Esse monumento funciona mais ou menos como um "altar da pátria". Há avisos por toda parte solicitando aos visitantes que mantenham o respeito enquanto conhecem o lugar. Policiais vigiam tudo e a qualquer sinal de alguém pisando onde não pode ou gritando muito alto, dão uma dura na pessoa.

Já li muito que os romanos não gostam do tal monumento e que até teriam colocado o apelido de "bolo de noiva" nele, mas vale a pena dar mais do que uma simples olhada.
Nos horários em que as grades estão abertas, pode-se subir até o topo, de onde se tem uma bela visão da cidade e a oportunidade de olhar de perto os seus detalhes. Há representações de todas as regiões da Itália em relevo no alto das colunas, um túmulo daqueles de "soldado desconhecido" e uma grande estátua de Vitorio Emanuele II num cavalo.Logo ao lado desse monumento, fica o Monte Capitolino, onde está a Prefeitura de Roma. Na frente dela, a praça do Campidoglio, desenhada por Michelangelo (atente para os desenhos no chão).Depois de mais essas voltas naquela região da cidade, meu primeiro dia em Roma já estava acabando. Com o céu escurecendo, caminhei de volta em direção à estação Colosseo e voltei ao albergue, de onde só saí para comer alguma coisa na estação Termini, que tem tipo um shoppingzinho entre a parte dos trens e o metrô.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima