Roma - Centro Storico


Saí do Vaticano pela Via della Conciliazione, mas atravessei o Tibre pela Ponte Santangelo, onde há várias estátuas como esta da foto acima.

Dali, segui para o centro histórico de Roma. Nessa parte, é bastante fácil se perder na cidade, já que não há grandes avenidas nem muita sinalização. São várias ruazinhas irregulares que muitas vezes mudam de nome a cada quadra e que não deixam bem claro para que lado seguem nos cruzamentos.

Cuidando bem no mapa por onde andava, consegui chegar até a Piazza Navona, onde ficam a Fonte dei Quattro Fiumi e a Embaixada do Brasil (nunca imaginei que o endereço da nossa representação pudesse ser tão chique).
Dei umas voltas por ali e, com a fome batendo, vi uma placa do McDonald's. Fazia tempo que eu não recorria a uma fast food dessas, mas preferi resolver logo o "problema" do almoço e fui seguindo as indicações.

A lanchonete ficava a apenas algumas quadras do Pantheon, que foi para onde segui logo depois de comer. Esse prédio, embora não pareça nada demais perto de outros que se vê na cidade, tem a peculiaridade de ser o prédio mais antigo do mundo com a cúpula original ainda em pé. Imagine só cerca de 2000 anos de uma estrutura côncava como aquele teto, com um domo que cobre quase todo o prédio...
Pertinho fica também o Tempio di Adriano, que é esse das colunas enfileiradas na frente.
Depois desses dois lugares, decidi voltar ao Vaticano para conhecer a Basilica de São Pedro - e deixar os museus vaticanos para o dia seguinte.

No caminho até lá, acabei passando, sem querer, pelo Palazzo Chiggi, que é a Câmara dos Deputados da Itália. O prédio, esse cor-de-rosa que aparece abaixo, estava cheio de deputados entrando e saindo na hora em que passei por lá.
O engraçado (e tipicamente romano) é que por qualquer lugar em que eu passei daquela parte da cidade tinha sempre uma vespa correndo e tirando fininho dos pedestres e de outros carros. Não raro, o motoqueiro era um italiano vestido de terno, muitas vezes fumando ou falando ao celular ao mesmo tempo em que dirigia (ou voava) pelas ruazinhas do centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima