Arica

O táxi nos deixou na estação rodoviária internacional de Arica e, assim que percebemos que ali não havia passagens para destinos nacionais, fomos para outro terminal, ao lado, onde estavam as companhias que vendem passagens para cidades mais próximas. Depois de muita pesquisa, acabamos comprando uma passagem para Calama, cidade próxima a San Pedro de Atacama, com saída às 21h30, pela empresa Pullman Bus (que se revelaria uma ótima escolha).

Deixamos as mochilas em um guarda-volumes e só levamos o que seria necessário para passar uma tarde na praia.

Da rodoviária até a orla é pouco mais de 1km, por isso fomos caminhando mesmo. Como já tinha passado do meio-dia, a primeira coisa que fizemos foi encontrar um lugar para almoçar. Acabamos escolhendo uma pizzaria.

Passamos aquela tarde na praia, caminhando para lá e para cá, mais descansando que qualquer outra coisa. Embora seja considerado o balneário com as águas mais quentes do Chile e mesmo sendo janeiro, a água era muito fria para permitir mais do que umas entradinhas rápidas na água, mais para molhar as pernas do que qualquer outra coisa. Não é todo dia que se toma banho no Pacífico, por isso a insistência em pelo menos tentar.

Arica é considerada uma das cidades mais secas do mundo. O deserto do Atacama, ao lado, tem um dos menores índices de precipitação do planeta, havendo pontos que passam até 400 anos sem chuva. A visão que se tem, no horizonte, é a de dunas gigantes de areia, completamente apagadas por uma espécie de névoa seca. Do lado do centro da cidade há uma rocha (Morro de Arica) que se ergue em direção ao mar, cartão postal de Arica. Ali perto, fica também um porto bastante movimentado, que inclusive serve o Peru.

Historicamente, Arica pertencia ao Peru, que perdeu o território para o Chile após a Guerra do Pacífico, mesma na qual a Bolívia perdeu sua saída para o mar, por Antofagasta, também para o Chile. Um sujeito com quem conversamos, dono das duchas nas quais tomamos banho no final da tarde, para nos preparar para a viagem, falava orgulhosamente que ninguém da cidade era louco de querer voltar a ser peruano - e eles que experimentassem tentar retomar a cidade, pois seriam corridos a bala!

A praia, como se vê nas fotos, é bem espalhada, por isso não chega a dar a impressão de que tenha bastante gente. O jeitão não é muito diferente do Brasil, com vendedores de sorvete, de churros e bugigangas passando de tanto em tanto.O espetáculo do dia foi o pôr-do-sol no mar, coisa rara no Brasil, que tem quase toda a costa voltada para o leste.

Estávamos tranqüilos com relação ao horário de nosso ônibus. No entanto, ao conversar com aquele homem que falava sobre o orgulho de ser chileno, ficamos sabendo que não tínhamos ajeitado nossos relógios da forma correta quando passamos na fronteira. Ao invés de apenas uma hora de diferença de fuso, como pensávamos, havia 2 horas de diferença em relação ao Peru, porque o Chile tinha implantado horário de verão. Aí bateu o pavor: tínhamos que estar em meia hora na rodoviária para não perderu o ônibus. Ajeitamos as coisas e pegamos um táxi, mas chegamos a tempo de ainda pegar alguma coisa para comer na própria estação.

LIÇÃO DO DIA: nunca negligencie em verificar qual o fuso horário quando cruza uma fronteira. No Sul e Sudeste, estamos no fuso GMT -3; no MT e MS em GMT -4. Quando é horário de verão no Brasil, soma-se uma hora (Brasília fica GMT -2 e no MS é GMT -3). Na Bolívia, o fuso é igual ao do Mato Grosso no inverno (GMT -4); não há horário de verão. No Peru o fuso é GMT -5, e também não há horário de verão. No Chile é GMT -4, mas tem horário de verão. A Argentina tem seguido o horário de Brasília.

DICA: se você pretende ficar mais algum tempo em Arica, não deixe de visitar o Parque Nacional de Lauca, que fica a pouco mais de 150km da cidade, com agências fazendo esse passeio. Só pelas fotos que aparecem nos sites a respeito, dá para imaginar que legal que deve ser, com todos aqueles vulcões e lagos de altiplano. É também uma das recomendações do Lonely Planet (que hoje eu tenho, mas naquela época não!).o