Passeios em Praga: Karlův most

A Ponte Carlos, ou Karlův most, é uma atração à parte em Praga. Ela, em si, não tem nada demais, mas a sua imagem em conjunto com o Castelo de Praga, ao fundo, são um dos melhores cartões postais do mundo.
O nome da ponte vem do rei Carlos, esse que aparece na estátua abaixo.
A ponte não é muito comprida, deve ter apenas uns 200m. No entanto, como liga as duas partes mais importantes do centro histórico, Staré Město e Malá Strana, está sempre apinhada de turistas.
Não tem como ficar parado na ponte por muito tempo, ainda mais num final de semana de verão, como foi o que passamos por lá (fizemos os passeios pela cidade no sábado e no domingo).
Além dos turistas, há inúmeros vendedores de bugigangas, pintores de quadros, gente desenhando caricaturas ou simplesmente imagens da cidade, músicos tocando violino por dinheiro, e por aí vai. É uma Disneylândia de tanta gente para lá e para cá.
Ao longo da ponte, há diversas estátuas cheias de detalhes e muito bem conservadas, para serem algo que fica exposto ao tempo. Algumas bem curiosas, como esse crucifixo com inscrições em hebraico. A maioria tem temática religiosa.

No lado da ponte que termina em Staré Město, é possível subir na torre para ter uma bela visão da parte velha da cidade e da própria ponte. Não lembro bem quanto custa, mas não dá mais do que 10 reais (como eu já disse num post anterior, as cotações entre coroa e real são bem fáceis - ou eram, na época - porque fica tudo no 10 por 1 real).
Existem uns passeios de barco pelo rio que saem de um lugar embaixo da ponte, no lado da Staré Město, mas é a maior furada. O barquinho, com um guia falando o tempo todo um inglês quase incompreensível de tão carregado pelo sotaque, só dá umas voltinhas ali por perto e não se vê nada do que não se veria andando pelas beiradas. Acho que jogamos o equivalente a uns 10 euros fora numa dessas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima