Malá Strana

Malá Strana, que em tcheco significa algo como "Cidade Menor", é o bairro da parte histórica da cidade que fica do lado esquerdo do rio Vltava, do outro lado da ponte Carlos.

Essa parte da cidade é tão bonita quanto a Staré Město. Na parte baixa, fica o bairro propriamente dito; na parte mais alta já é a parte amuralhada que concentra o Castelo de Praga.

A principal atração do bairro é a catedral de São Nicolau (Chrám sv. Mikuláše), referida nos mapas geralmente como St. Nick's. O templo tem estilo barroco e também ficou famoso por ter sido um dos lugares onde Mozart tocou órgão.

O bairro ainda concentra outras várias atrações, como a igreja onde fica o Menino Jesus de Praga e outros vários mosteiros.

Na nossa passada pelo bairro, começamos pela igreja de São Nicolau e depois logo subimos para o castelo de Praga. Na saída do castelo, fizemos o roteiro recomendado pelo Guia da Folha para conhecer os mosteiros e demais igrejas do bairro e terminamos nos Jardins de Petřínské, o "Central Park" de Praga (para não fugir do lugar-comum da comparação).

Nesse parque, fica a Torre Petřínské, que oferece umas vistas bem legais da cidade, inclusive do castelo de Praga. Mas prepare-se para suar bastante na subida. É quase uma Torre Eiffel para subir por escadarias.

Existe um funicular ligando a parte mais alta do parque, onde fica a torre, e o nível da rua, lá embaixo. Na minha opinião, é meio inútil, especialmente se você vai percorrer o trecho descendo, como nós fizemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima