La Paz - a altitude

A altitude de La Paz foi um problema sobre o qual tínhamos lido bastante antes da viagem. Como eu já tinha dito num post anterior, o centro fica a cerca de 3.600m acima do nível do mar, muito mais do que o ponto mais alto do Brasil, que tem 3.014m.

Logo que chegamos, embora tentássemos, não percebemos nenhuma diferença. Caminhamos por umas duas horas com as mochilas desde a rodoviária até a escolha definitiva do hotel, sem qualquer sensação estranha.

Depois de fazer o check in, tomar banho e arrumar as coisas, saímos para almoçar na Avenida Mariscal Santa Cruz, a principal do centro, andando mais de 10 quadras, com certeza.

Assim que terminamos de comer, entretanto, o Diego começou a sentir que estava baixando a pressão. A providência imediata foi colocar um pouco de sal na língua, o que momentaneamente pareceu resolver. Logo que saímos do restaurante, no entanto, ele se sentiu mal no canteiro do meio da avenida. Encontramos uma farmácia e pedimos algo para resolver o problema. Pelos sintomas, o pessoal da farmácia não teve dúvida de que era o "mal de puna", ou "soroche", como eles chamam esse mal da montanha.

Compramos um remedinho baratinho e em alguns minutos o Diego já estava um pouco melhor.

Eu só senti a diferença mais para o final do dia. O coração parece que bate mais acelerado o tempo todo, e a coisa piora mesmo quando se sobe alguma escada ou se aperta o passo.

Na hora de dormir, parece difícil pegar no sono, pois a pessoa sente que recém terminou uma corrida - o coração não pára de bater forte.

As causas são conhecidas de quem acompanha jogos de futebol de eliminatórias sul-americanas e Libertadores, pois a imprensa não se cansa de falar do assunto. Como a cidade é mais alta, o ar é mais rarefeito. Há menos oxigênio disponível, então o corpo precisa respirar mais para conseguir a mesma quantidade que teria à disposição no nível do mar. Quem fica mais tempo nessas condições, passa a produzir mais glóbulos vermelhos no sangue, o que otimiza o aproveitamento do oxigênio e acaba normalizando a situação. Quem chega com poucos glóbulos, sofre as conseqüências.

Antes de viajar, li também que essas condições podem determinar o aparecimento de dor de dente, se a pessoa já tinha alguma cárie ou algum problema latente.

Uns dois dias depois da nossa chegada, novamente alguns problemas aconteceram. O nariz de 2 do grupo começava a sangrar do nada - a causa era a mesma.

Aquela sensação de coração acelerado não dura tanto. Acredito que lá pelo terceiro dia não tenha mais sentido isso tão forte.

Ruim mesmo foi a sensação ao subir a 5.200m de altitude, na estação de esqui de Chacaltaya, a uns poucos quilômetros de La Paz. Cada passo se torna difícil, especialmente em subidas. A cada 5m, sentia-me obrigado a parar uns segundinhos para respirar mais forte. Depois de umas 2hs nessas condições, a dor de cabeça veio bem forte, junto com uma sensação de enjôo.

Contemplando o mundo a 5200m de altitude

Tudo que é guia de turismo e livro recomenda mascar folha de coca ou tomar chá feito dessa mesma folha. O produto é barato e se vende a granel nas ruas. Os locais estão sempre mascando. Até fizemos isso, tanto enquanto caminhávamos na cidade como na descida do Chacaltaya. Para falar a verdade, não senti diferença nenhuma. A folha, mascada, libera um gostinho parecido com pasta de dente, mas logo começa a ficar empapada e parece que se está mascando erva mate. Não se deve engolir, pois dizem que dá dor de barriga.

Na viagem de ônibus que fizemos entre San Pedro de Atacama (CHL) e Salta (ARG), na qual se cruzam altitudes de mais de 4000m, os motoristas passavam distribuindo doces para as pessoas, dizendo que o açúcar também ajudava a agüentar os efeitos da montanha.

Outro efeito curioso da altitude, especialmente quando se passa de um lugar alto para outro mais baixo em curtos períodos de tempo, é que os frascos de líquidos inflam ou se espremem. Isso acaba fazendo vazar shampoos, frascos de gel, perfumes e cantis. Portanto, embale-os bem, para não acabar sujando toda a roupa.

Comentários

Anônimo disse…
Valeu André pela inciativa de compartinhar todas essa informações! Tenho certeza que irá ajudar muito mochileiro a realizar o sonho de fazer a trilha Inca!!!
Parabéns!!!!
Um grande abraço
Cailo
vitor disse…
cara voces são muito corajosos, para enfrentar um perigo tão grande como esse!

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima