Mosteiro de Montserrat



Segundo as informações do Wikipedia, Montserrat é o nome da montanha (ou maciço montanhoso) onde fica o mosteiro conhecido pelo mesmo nome. Essa montanha é a mais importante de toda a Catalunha e se atribui a criação do mosteiro naquele exato lugar à descoberta da estátua da Virgem de Montserrat na Santa Cova, uma caverna no meio das rochas.

O nome oficial do lugar é Monasterio de Santa Maria de Montserrat. Foi criado pelos beneditinos por volta do ano 1.000DC. Depois de diversas trocas no grupo religioso que administrava o local e inclusive uma destruição quase completa por Napoleão, em 1811, o lugar foi reformado em boa parte no século XX, por arquitetos catalães. Até hoje é lugar de peregrinação de fiéis que buscam milagres através da adoração da Virgem de Montserrat, conhecida como "La Moreneta".

Além dos prédios ocupados pelos religiosos e da igreja onde fica a santa, existe uma infra-estrutura para receber os turistas, incluindo lojinhas, lanchonetes, museu e os transportes (teleférico, funiculares, acesso para ônibus).
Eu não sou muito ligado em religião, no sentido de seguir a fé católica, mas mesmo assim gostei muito do lugar, pela importância histórica para a região e principalmente pelas vistas que se tem lá de cima, pelas formas inusitadas das montanhas ao redor e pela própria localização do complexo monástico no meio daquelas rochas. Acho que vale muito a pena para quem está passando por Barcelona.

Logo depois de termos feito algumas caminhadas nas partes mais altas, acima da cidade, descemos e tratamos de conhecer os prédios mais importantes. A essa altura, a neblina já tinha ido embora há umas boas horas e a visibilidade estava perfeita.


Conhecemos o interior da igreja e chegamos bem pertinho da Virgem. Há uma fila para passar pela frente da estátua e não se pode parar por muito tempo.




Demos mais umas voltas pela cidadezinha, para conhecer as lojas e os museus e, depois de uma descansada no terraço da praça de alimentação, tomamos o teleférico de volta à estação de trem, lá embaixo. Como já tínhamos pego um folheto com os horários de trem de volta para Barcelona, descemos bem na hora certa para não ficar muito tempo esperando nem para correr o risco de perdê-lo (já que se formam filas bem grandes para descer de teleférico minutos antes das saídas dos trens).


A volta não foi tranqüila como a vinda, por causa do grande número de pessoas no trem. Passamos a maior parte do trecho até Barcelona sem conseguir um lugar para sentar. Com o cansaço nas pernas pelas caminhadas em Montserrat, o tempo parecia passar ainda mais devagar.

Comentários

Anônimo disse…
Olá! Estou a ler seu blog novamente! :)
E queria saber se pode me tirar uma dúvida, não acho em lugar nenhum, mas, vc lembra qual o horário de visitação do Montserrat? Achei maravilhoso o lugar e com certeza quero visitá-lo.

Obrigada.
Abs, Natália.
Liliana disse…
Oi Natália! Visitei Montserrat esta semana. Lindo demais! Vale o dia todo e ainda querer mais. Peguei o trem na estação Plaza de Espanya 10h36, que me fez chegar antes do meio dia. Voltei até umas 17hs, pq o ultimo trem na volta chegaria em meia hora. bjs!
Liliana

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima