De Praga para Viena

Numa das idas e vindas de metrô em Praga, saltamos na estação central para ver como iríamos até Viena. São cerca de 300km e a freqüência dos trens é razoável, havendo cerca de uns 6 por dia.

Um pouco traumatizados com o desconforto da viagem entre Munique e Praga, decidimos comprar reservas de lugares, muito embora o vendedor afirmasse que não seria necessário. Compramos para as 10h30 da manhã.

Na última noite em Praga - um domingo - acabamos não saindo e fomos cedo para o albergue. Pensamos bem e decidimos que, talvez, seria melhor sair ainda mais cedo do que tínhamos planejado - ainda que isso significasse jogar fora a reserva (uns 2 ou 3 euros a mais).

Colocamos o despertador para as 4 da manhã e, com o céu ainda escuro, pegamos um dos primeiros metrôs da manhã até a estação, para pegar um trem que saía por volta das 5 e pouco. Nem o café da manhã chegamos a pegar (o ticket que sobrou é uma lembrança disso), mas fizemos a escolha mais acertada.

O trem era bem das antigas, mas era da companhia estatal austríaca (OBB). Havia bem pouca gente viajando naquela hora e, mesmo sem reserva para aquele horário, pudemos escolher à vontade onde sentar.

O trem era quase todo com as cabines de 6 lugares. Dividimos a nossa com um casal de americanos com o mesmo destino.

O trajeto é menos interessante do que aquele antes de Praga, com algumas florestas no início da viagem e, mais perto de Viena, planícies com alguns cata-ventos gigantes ao fundo.

De cidades para ver no caminho, só Brno, uma das 3 maiores da Rep Tcheca.

A reentrada no Espaço Schengen passou quase despercebida, mas carimbaram tanto a saída da Rep Tcheca como a entrada na Áustria, perto da fronteira.

Sem nenhum problema adicional no caminho, chegamos em Viena perto do meio-dia, pela Südbahnhof.

Comentários

Márcio Santoro disse…
Olah, Andre! Excelente seu blog! Gostei muito dos relatos que li, e que bom que vc encontrou o meu, pois tenho certeza de que a leitura do seu blog me ajudarah em futuras viagens! Que grande coincidencia vc conhecer meus amigos Pavan e Carlos! Vejo tb que somos colegas, estou na PU/ES. Infelizmente o Pavan se despediu da gente em Budapeste, e agora estamos continuando nosso mochilao - eu, Cachorro (tb da AGU) e Carlos - em Brasov, na Romenia. Seguirei acompanhando seu blog! Um grande Abraco e otima viagem!
Anônimo disse…
OLá, que estranho, carimbaram seu passaporte de Praga a Viena? Eu fiz o mesmo trajeto de onibus e nada ocorreu. Fui em ago/08 e a Rep Tcheca ja fazia parte do espaço schengen...qdo vc foi?
Abs!
A. A. Cella disse…
Era setembro de 2006, só começou a valer em dezembro de 2007!
Anônimo disse…
Ola, belo blog.
estou indo tanto para praga quanto para vienna no próximo mes, gostaria de saber se você pode me ajudar em termos de localização. meu Email é tais.matos@Hotmail.de se possível me mande um e-mail que lhe perguntarei o que preciso saber. obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

União Europeia, Espaço Schengen e Zona do Euro (ATUALIZADO até 07/2019)

Budas e Budas

De Kamakura a Enoshima